Navegando por Palavras-chave "Theory of mind"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da narrativa oral de pré-escolares antes e após estimulação de linguagem(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-01-01) Verzolla, Beatriz Lopes Porto; Isotani, Selma Mie [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To verify the oral narrative abilities in preschoolers, before and after language stimulation. METHODS: Participants were 58 preschoolers. The study was developed in three stages: 1. Pre-stimulation stage (Moment 1) - preschoolers produced the first autonomous narrative based on a sequence of pictures, and the second under adult scaffolding; 2. Stimulation stage - it was conducted a weekly reading of children's stories in group, for ten weeks; 3. Post-stimulation stage (Moment 2): the same procedure of the first stage was repeated. The results analysis considered: the occurrence of central and secondary events; the accountable/explicable conduct, classified according to physical causes, moral/social rules and internal state; the attribution and rectification of false beliefs, analyzed by the internal state's accountable/explicable conduct. RESULTS: There was an increase in the occurrence of central events in Moment 2 as well as after the adult scaffolding, with decrease of secondary events comparing both moments and after the scaffolding. Regarding the accountable/explicable conduct, no differences were found between physical, social/moral rules, and internal state conducts. The internal state accountable/explicable conduct was predominantly found in all the autonomous narratives. CONCLUSION: Both the reading of children's stories and the adult scaffolding contribute to the increase in the occurrence of events in autonomous narratives. There is no variation on the type of accountable/explicable conduct in the narratives. The internal state accountable/explicable conduct is predominantly used by preschoolers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento sociocognitivo: investigando a teoria da mente e a empatia de escritores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Silva, Paulo Henrique Dias [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/6899350666707118; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Teoria da mente e empatia são habilidades sociocognitivas implicadas nos processos de compreensão do mundo social e na elaboração de respostas em contextos sociais. Pesquisas com adultos, entretanto, têm muitas vezes abordado esses conceitos de maneira difusa, sendo ainda um desafio na área precisar seus contornos e as relações assumidas entre eles. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de escopo a respeito das relações conceituais apontadas entre teoria da mente e empatia em pesquisas que investigam diferenças socioindividuais em adultos típicos, bem como organizar essas produções em função de categorias temáticas. Foram identificados e analisados 62 artigos, sendo observado cinco diferentes modelos de relações entre teoria da mente e empatia e três núcleos de produção temática, ligados ao comportamento social, à variações fisiológicas na vida cotidiana, e, à variações cognitivas, afetivas e sociais. Ao final, são discutidos os avanços e limitações da produção científica nessa área, apontandose, por um lado, para uma produção numerosa e profícua e, por outro, para a necessidade de se avançar na construção de parâmetros mais precisos em pesquisas nessa área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sociocognição em adultos: Análise das relações entre Ruminação e Teoria da Mente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20) Hirata, Rodrigo Akira [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Teoria da mente (ToM) refere-se à habilidade sociocognitiva de atribuir estados mentais como emoções, desejos, intenções e crenças a si e para os outros, o que permite às pessoas darem sentido ao mundo social, e tem sido um constructo importante para se compreender a natureza dos transtornos mentais. A ruminação consiste no foco repetitivo e passivo nos sintomas de angústia e nas possíveis causas e consequências desses sintomas. Apesar de parecer plausível que ToM e ruminação tenham pontos de convergência, não foi identificada na literatura nenhum estudo empírico nessa temática. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de, a partir da análise da literatura, apontar para bases conceituais que suportem a possibilidade de relação entre ruminação e ToM e que possam fundamentar a realização de futuras pesquisas empíricas nessa área. As principais análises indicaram que: um espaço de convergência entre essas áreas, neste momento, tem sido o cenário de pesquisas a respeito do quadro depressivo; as relações entre ToM e ruminação podem assumir diversas configurações em diferentes circunstâncias ou contextos; a relação entre esses constructos nem sempre produziria consequências negativas; e, na importância de se examinar ambos os constructos como multifacetados. Desta forma, este trabalho aponta para a necessidade de mais investigações envolvendo ToM e ruminação e busca abrir caminhos e instigar futuras pesquisas nessa área.