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- ItemAcesso aberto (Open Access)Círculos de Leitura e a produção de uma microrrevolução do desejo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-29) Gonçalves, Danilo [UNIFESP]; Carvalho, Alexandre; http://lattes.cnpq.br/5589093016557658; http://lattes.cnpq.br/9947535521905459O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre o aparelho estatal escolar e uma nova modalidade de produção de subjetividades no campo educacional. A hipótese consiste em sustentar que, ao gerar experimentações por meio da máquina de expressão literária, a semiotização dominante escapa ao controle e possibilita a produção de uma microrrevolução do desejo. A intenção é despertar a atenção para as alterações provocadas na Educação pelas novas redes políticas, aqui compreendidas como parte de um acirramento da influência da governamentalidade neoliberal sobre o aparelho de Estado educativo. Para tanto será investigada a relação entre o sistema de ensino e a produção do desejo levando em consideração a atual influência neoliberal na educação, segundo autores como Christian Laval e Stephen Ball, assim como, ao mobilizar alguns conceitos da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, será investigada a possibilidade de a própria máquina abstrata do capital produzir fissuras que podem ser úteis à criação de linhas de fuga. De acordo com esse referencial teórico, notadamente a partir dos conceitos deleuzo-guattarianos de máquina de guerra e de microrrevolução do desejo, apontar-se-ão distinções entre a utilização da literatura no aparelho estatal e em um think tank responsável pelo projeto Círculos de Leitura, bem como os efeitos que a literatura, enquanto máquina abstrata de mutação, pode suscitar. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da literatura como um monumento de perceptos, de afectos e blocos de sensações que não devem ser interpretados, mas, sim, experimentados. Dessa forma será possível suspeitar que a função encontrada pelo aparelho estatal educativo para a literatura não está de acordo com as possibilidades que ela engendra. Assim, a partir da filosofia do acontecimento de Deleuze e Guattari, a contribuição desta investigação para o campo da Filosofia da Educação dá-se com a análise das potencialidades da literatura como um importante agenciamento para que a área da Educação não se torne apenas mais um mercado do Capitalismo Mundial Integrado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Negacionismo no YouTube: um “Brasil Paralelo” a serviço das novas direitas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Andrade, Rafael Herculano de; Franzini, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/3965015334809761Este trabalho tem como finalidade compreender o negacionismo produzido por grupos de direita na internet tendo em vista os interesses políticos e ideológicos por trás dessas produções. Para tal, foi feito um recorte, onde a análise se concentrou em torno da empresa Brasil Paralelo e no seu produto audiovisual 1964 – O Brasil entre armas e livros, publicado em seu respectivo canal do YouTube. A despeito de seu caráter empresarial, esta produtora de filmesdocumentários negacionistas foi aqui concebida como um think tank neoliberal-olavista, a julgar por sua conexão com uma rede de outras organizações desta mesma natureza, bem como com Olavo de Carvalho, notório autor de teorias da conspiração. Deste modo, a reconstituição do processo histórico que condicionou a formação dessa rede foi aqui contemplado. Também se objetiva aprofundar o debate acerca do conceito de negacionismo histórico, dando luz às suas especificidades teóricas e históricas.