Navegando por Palavras-chave "Thomas Kuhn"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de ciências na obra a estrutura das revoluções científicas, de Thomas Kuhn(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-20) Silva, John Lucas Alves Fernandes da [UNIFESP]; Soares, Denilson Cordeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2387005760080859; http://lattes.cnpq.br/5734552752511419Estre trabalho tem como objetivo central estudar, compreender e expor sistematicamente a obra A estrutura das revoluções científicas, de Thomas Samuel Kuhn (1962), visando identificar as contribuições epistemológicas que o livro apresenta para refletir e exercer o ensino de Ciências no Brasil. Além disso, temos como objetivos subsidiários: analisar a obra em pauta procurando compreender a novidade historiográfica na história ciência e a perspectiva de participação no debate da filosofia da ciência no século 20; entrelaçar a dimensão histórica-filosófica-científica desta obra com os demais livros de Thomas Kuhn; discernir um campo de estudos propriamente filosófico dentro das ciências a partir do campo dos estudos científicos de que a obra de Thomas Kuhn participa, destacando as oposições, as complementações e os continuadores. Acreditamos que a pesquisa possa trazer contribuições ao processo de ensino de Ciências no Brasil, pois ao compreender que a ciência evoluiu através de revoluções científicas e que estas geram a adoção de um novo paradigma para a comunidade científica, os docentes estarão conscientes de que a tradução de um paradigma no decorrer de uma aula não poderá se descaracterizar de seus atributos históricos, isto é, em qual período aquele paradigma estava inserido, em quais ideais os estudiosos estavam pautados e o quão impactante foi para a comunidade dar credibilidade aos novos modelos impostos pela revolução cientifica.