Navegando por Palavras-chave "Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Hypophosphatemia in critically ill children(Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo - FM/USP, 2004-01-01) Menezes, Fernanda Souza de [UNIFESP]; Leite, Heitor Pons [UNIFESP]; Fernandez, Juliana [UNIFESP]; Benzecry, Silvana Gomes [UNIFESP]; Carvalho, Werther Brunow de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this paper is to review clinical studies on hypophosphatemia in pediatric intensive care unit patients with a view to verifying prevalence and risk factors associated with this disorder. We searched the computerized bibliographic databases Medline, Embase, Cochrane Library, and LILACS to identify eligible studies. Search terms included critically ill, pediatric intensive care, trauma, sepsis, infectious diseases, malnutrition, inflammatory response, surgery, starvation, respiratory failure, diuretic, steroid, antiacid therapy, mechanical ventilation. The search period covered those clinical trials published from January 1990 to January 2004. Studies concerning endocrinological disorders, genetic syndromes, rickets, renal diseases, anorexia nervosa, alcohol abuse, and prematurity were not included in this review. Out of 27 studies retrieved, only 8 involved pediatric patients, and most of these were case reports. One clinical trial and one retrospective study were identified. The prevalence of hypophosphatemia exceeded 50%. The commonly associated factors in most patients with hypophosphatemia were refeeding syndrome, malnutrition, sepsis, trauma, and diuretic and steroid therapy. Given the high prevalence, clinical manifestations, and multiple risk factors, the early identification of this disorder in critically ill children is crucial for adequate replacement therapy and also to avoid complications.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Interações da equipe de enfermagem com a criança hospitalizada em Terapia Intensiva Pediátrica(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Duarte, Barbara Marinho [UNIFESP]; Guareschi, Ana Paula Dias França [UNIFESP]; Maia, Edmara Bazoni Soares [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5862714117697608; http://lattes.cnpq.br/4209449928426580; http://lattes.cnpq.br/8316970743183428Objetivo: Compreender como ocorrem as interações entre a equipe de enfermagem e a criança hospitalizada em terapia intensiva pediátrica, com identificação das estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais nos momentos de cuidado. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado por meio de observação não participante e entrevistas on-line, entre janeiro e março de 2022, com cinco membros da equipe de enfermagem de um hospital universitário da cidade de São Paulo. Utilizou-se os preceitos da Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: evidenciaram a interação da equipe de enfermagem com a criança, que buscava atender às suas necessidades biopsicossociais, com reconhecimento da necessidade de compartilhar de forma verdadeira, lúdico, com envolvimento da família e seu potencial para auxiliar a criança na vivência da hospitalização. Contudo, foram identificadas ambiguidades na observação das interações da equipe no ambiente de cuidado com as crianças e suas famílias. Conclusão: compreendeu-se que a comunicação efetiva, a abordagem lúdica, a amorosidade, o conforto e integração da família no contexto do cuidado são estratégias facilitadoras do processo de hospitalização da criança em terapia intensiva, porém observado ausência desta prática por alguns profissionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção de conhecimento sobre o cuidado centrado na família em pediatria e neonatologia: contribuição da enfermagem brasileira, uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Silva, Priscila Ferreira [UNIFESP]; Balbino, Flávia Simphronio [UNIFESP]; Cruz, Andreia Cascaes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5216058641905813; http://lattes.cnpq.br/8815718989140425Resumo: Identificar as produções de conhecimento nacionais, sobre o cuidado centrado na família em contexto pediátrico e neonatal a partir de pesquisas produzidas no período de 2011 a 2021. Método: revisão de escopo fundamentada na metodologia do Instituto Joanna Briggs. Utilizou-se as bases de dados Scientific Electronic Library Online, (Scielo), e PubMed Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MedLine); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) para identificação dos estudos a pergunta norteadora:“ Quais produções de conhecimento vêm sendo realizadas no Brasil sobre o CCPF no contexto pediátrico/ neonatal pela enfermagem brasileira?”. Resultados: a busca identificou 22 estudos que atenderam o critério de inclusão e constataram a contribuição brasileira com a produção de acervos de pesquisa sobre o Cuidado Centrado na Família. Evidenciou-se quatro categorias temáticas representativas relacionadas ao cuidado centrado na família: na experiência da equipe; na experiência da família, na construção e validação de instrumentos para a sua aplicabilidade e reflexões acerca deste modelo de cuidado. Conclusão: o mapeamento dos estudos evidenciaram que os profissionais de saúde percebem o impacto benéfico do cuidado centrado na família para uma assistência qualificada, no entanto ainda existe uma inanidade entre o conhecimento e o exercício dos pressupostos abordados neste modelo de cuidado, ressaltam a importância do aprendizado deste conteúdo na formação acadêmica. Para usufruir dos benefícios da efetivação desse ideal de cuidado, ainda é preciso a instauração de projetos que proporcionem o aprendizado por parte da equipe de saúde e dos familiares que serão alvo do cuidado e assistência juntamente com a criança.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução e adaptação cultural das escalas Pediatric Cerebral Performance Category (PCPC) e Pediatric Overall Performance Category (POPC) para o português brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-24) Chiarastelli, Talita de Castro [UNIFESP]; Carvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9259523998158401; http://lattes.cnpq.br/7980384093582831; http://lattes.cnpq.br/9099484336191286; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente para a população brasileira as escalas Pediatric Cerebral Performance Category (PCPC) e Pediatric Overall Performance Category (POPC). Métodos: Duas pessoas bilingues, com perfis distintos, traduziram as escalas originais para o português do Brasil, sendo as duas versões fundidas em um documento. Esse documento foi retrotraduzido para o inglês, por duas pessoas nativas da língua inglesa, gerando duas versões, as quais foram fundidas em um documento único que foi confrontado com a versão original. Em seguida, um comitê de especialistas verificou a validade do conteúdo gerando a versão final das escalas, que foi testada em 25 crianças por 25 profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva, a fim de verificar a tradução e adaptação cultural para o português do Brasil. Um processo de auditoria foi realizado para verificar a consistência do processo metodológico. Resultados: Não foi necessária a realização de mudanças importantes no conteúdo do instrumento, entretanto foi observada a necessidade da criação de um guia com instruções sobre a aplicação das escalas. Conclusão: As fases de tradução e adaptação cultural das escalas foram concluídas, resultando nas versões PCPC-BR e POPC-BR. Futuros estudos são necessários para os testes de validade e confiabilidade das escalas para garantir a acurácia da aplicação na população brasileira.