Navegando por Palavras-chave "University education"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe(Universidade de Sorocaba, 2011-03-01) Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique [UNIFESP]; Scapin, Luciana Teixeira; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0596352211730927; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Faculdade de Medicina de Marília; Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de ForaThere is a belief that interprofessional education will enhance attitudes toward teamwork and collaboration, leading to improved patient care upon graduation. In other words, the key objective of interprofessional education is to create undergraduate health science students who are prepared for interprofessional practice. This study sought to establish what the attitudes of undergraduates toward interprofessional education for aspects of collaboration and teamwork in the Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz Fora (FCMS/JF). Data were collected using the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) questionnaire survey and focus group interviews. The findings of this research indicate that undergraduate health science students are open to the notion of shared learning.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do processo de gestão na implantação de processos inovadores na Faculdade de Medicina de Marília: aspectos da resiliência docente e discente(Universidade de Sorocaba, 2009-07-01) Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0596352211730927; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Faculdade de Medicina de MaríliaThis essay presents and discusses the results of a qualitative evaluation of the management process during the implementation of active teaching-learning methods. The following issue was checked: the behavior of management, teachers and students and its relation to the effectiveness of the process. The analysis pointed out the following themes relative to shared management: understanding of the concept, the expected results and institutional learning in relation to its implementation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ingresso de estudantes refugiados (as), apátridas e portadores (as) de visto humanitário nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Flores, Jesús Enrique Quijada [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/5750352905564365; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como propósito reunir informações para poder compreender como se dá o ingresso de estudantes refugiados(as), apátridas e portadores(as) de visto humanitário nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2003, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e, ao longo dos anos, a Cátedra tem se revelado um ator fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local. Dentro da UNIFESP, foi implementada a Cátedra a partir de 2014, apenas em 2019 realizaram o primeiro lançamento do edital para o processo seletivo diferenciado de estudantes refugiados(as), apátridas e portadores(as) de visto humanitário. Trata-se de estudo exploratório (GIL, 2008) realizado através de levantamento bibliográfico e de documentos. Fizemos o levantamento de editais de processo seletivo para estudantes internacionais dos anos 2019, 2020, 2021, 2022. Após a reunião dos documentos, foi feita a leitura e identificação de questões que se referem ao procedimento de ingresso desses estudantes na UNIFESP. A análise foi elaborada a partir dos seguintes temas que emergiram na leitura e experiências acadêmicas: 1. Acesso à informação; 2. Acessibilidade linguística; 3. Divulgação dos editais; 4. Via de inscrição; 5. Processo seletivo; 6. Sigilo. Discutimos as dimensões do ingresso diferenciado à luz de documentos da ACNUR e de bibliografia sobre o tema. O estudo nos mostra que nem todos os campi disponibilizaram vagas exclusivas entre os anos 2019 e 2022, mas, ainda assim, as vagas não foram todas ocupadas, e que muitas vezes não foram respeitadas as cláusulas de sigilo dos editais. A documentação exigida pode ser uma barreira de acesso importante, quando se trata de refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário, sobretudo a comprovação de conclusão do ensino médio, que entre 2019 e 2022 obstaculiza a homologação de mais de 500 estudantes. Apesar de se tratar de um processo seletivo diferenciado e com mudanças no edital ao longo dos anos, ainda há barreiras importantes para o acesso ao ensino superior, bem como dificuldades de permanência estudantil, que não foram abordadas neste estudo. Deste modo, propomos criar consciência sobre o tema, apontamos a necessidade de orientar novas ações para a capacitação por parte dos servidores em direitos humanos e migrações, que seja visto como um plano a implementar, para que as universidades apliquem de forma conjunta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Política científica e tecnológica no Brasil e em Cuba: a quem serve a produção de conhecimento?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Oliveira, Tamires França Nunes de [UNIFESP]; Cordeiro, Denilson Soares [UNIFESP]; Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; http://lattes.cnpq.br/2387005760080859No intuito de apresentar reflexões acerca da produção de Ciência e Tecnologia, este trabalho aborda a Política Científica e Tecnológica no Brasil e em Cuba criadas, respectivamente, pelas instituições do Estado burguês e do Estado socialista. Expõe também a relevância do ensino superior para garantir o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, bem como a importância de políticas que garantam a sua infraestrutura e recursos humanos. No entanto, as mesmas não são suficientes para garantir de fato que a Ciência e Tecnologia e a produção de conhecimento sejam direcionadas às demandas do conjunto da população, revelando que a produção de conhecimento no Brasil serve, majoritariamente, aos interesses das classes dominantes e em Cuba serve aos interesses do povo. Como exemplo que evidencia essas diferenças, temos as respostas de ambos países em relação à pandemia de Covid - 19, as quais se destacam a capacidade de Cuba em direcionar, através de um plano nacional, as universidades e centros de pesquisa para o estudo e combate ao novo coronavírus, enquanto no Brasil há iniciativas isoladas e estranguladas pela falta de investimentos, infraestrutura e principalmente, pela ausência de um plano nacional. Apesar disso, a sociedade é passível de mudanças, sendo assim, as contradições da realidade devem servir de questionamentos para impulsionar uma atuação coletiva do povo através de seus instrumentos de organização a fim de estabelecer a produção de conhecimento para os seus interesses e transformar a sociedade. Nesse sentido, as reflexões sobre a produção de conhecimento são fundamentais para os professores que desejam transformar a realidade em busca de melhores condições para o povo. Além disso, no âmbito do ensino superior, as reflexões devem promover, sobretudo, o interesse em pesquisas ligadas às necessidades do povo e a construção da extensão popular como uma via de mão dupla entre a universidade, sociedade e um ensino crítico, sendo assim, impulsionando mudanças dentro e fora das universidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os principais impactos da pandemia de Covid-19 na trajetória acadêmica dos graduandos da área da saúde Unifesp - Campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-15) Dantas, Zilmara de Souza [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/7048619262997141Em 2020, em razão da pandemia do Covid-19, os estudantes passaram a vivenciar o distanciamento social como protocolo de segurança, e as instituições de ensino, a desenvolver suas atividades acadêmicas por meio do ensino remoto emergencial. Partindo desse contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar os principais impactos da Pandemia de Covid-19 e suas influências na trajetória acadêmica dos graduandos da área da saúde Unifesp- campus Baixada Santista entre os anos de 2016 a 2021. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo também dados quantitativos, com base interpretativo-descritiva. Como instrumento para a coleta de dados, foi aplicado questionário online. Na primeira parte do estudo foi analisado o perfil do estudante do campus Baixada Santista e, na segunda parte, buscou-se conhecer o impacto da pandemia na vida pessoal e acadêmica dos estudantes e a efetividade da aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação no ambiente remoto de aprendizagem. A análise dos dados revelou as dificuldades envolvendo a aprendizagem no contexto pandêmico com o sofrimento psíquico decorrentes da pandemia e isolamento social, a sobrecarga de tarefas domésticas e acadêmicas e piora na condição financeira familiar. A necessidade de aprimoramento docente quanto à didática para ensino remoto, as dificuldades de adaptação ao modelo remoto como excesso de tempo de tela, local inadequado de estudos e sensação de despreparo na formação foram apontadas como desafiadores aos estudantes. A maior integração professor-aluno, aulas gravadas, flexibilidade de horário e o desenvolvimento da autonomia para os estudos foram reconhecidos como pontos positivos do ensino remoto, tornando a aprendizagem mais efetiva. Como contribuição, por meio dos relatos dos participantes, o estudo traz reflexões para melhorias no que se refere ao retorno presencial e as adaptações necessárias quanto às lacunas e potencialidades do ensino remoto vivenciadas pelos estudantes no período pandêmico da Covid-19.