Navegando por Palavras-chave "University student"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudantes universitários: competências genéricas e condições psicológicas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-30) Carvalho, Priscila Larangeira [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Freire Seoane, María Jesus; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/6385568854704494; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: esta pesquisa investigou competências genéricas e condições psicológicas de estudantes universitários de ensino particular noturno na região da Baixada Santista, São Paulo, Brasil. O país ainda tem pouca presença de graduados em sua população, mas existe vínculo entre maior formação e melhores empregos. Um dos caminhos para o incremento da empregabilidade é o desenvolvimento das competências. Numa chave mais geral, de saúde mental, as condições psicológicas dos estudantes também devem ser levadas em conta, ao lado das competências genéricas, no planejamento dos cursos superiores. Métodos: a amostra contou com 1001 participantes, definidos por critério de conveniência e acessibilidade, constituindo um estudo não probabilístico. Foram utilizados a Escala de Competências Genéricas (ECG) e o Adult Self Report (ASR), além do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). A coleta de dados ocorreu de forma coletiva, em duas universidades, e as análises estatísticas foram realizadas de forma descritiva e inferencial. Resultados: quanto às competências, resultados apontam para a maior valoração pela amostra da competência Responsabilidade no trabalho, com destaque de maiores médias entre as mulheres da amostra em relação às apresentadas pelos homens. Quanto às condições psicológicas, estudantes homens e mulheres apresentaram problemas sendo que estas apresentaram maior índice. Discussão: os achados convergem com a literatura, tanto sobre competências, quanto sobre condições psicológicas, apesar de alguns contrastes nos estudos em termos internacionais e das dificuldades de comparação devido à diversidade de métodos/escalas. Conclusões: mais pesquisas são requeridas dada a relevância de se aproximar formação e empregabilidade, com destaque para o papel dos jovens no futuro das sociedades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os principais impactos da pandemia de Covid-19 na trajetória acadêmica dos graduandos da área da saúde Unifesp - Campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-15) Dantas, Zilmara de Souza [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/7048619262997141Em 2020, em razão da pandemia do Covid-19, os estudantes passaram a vivenciar o distanciamento social como protocolo de segurança, e as instituições de ensino, a desenvolver suas atividades acadêmicas por meio do ensino remoto emergencial. Partindo desse contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar os principais impactos da Pandemia de Covid-19 e suas influências na trajetória acadêmica dos graduandos da área da saúde Unifesp- campus Baixada Santista entre os anos de 2016 a 2021. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo também dados quantitativos, com base interpretativo-descritiva. Como instrumento para a coleta de dados, foi aplicado questionário online. Na primeira parte do estudo foi analisado o perfil do estudante do campus Baixada Santista e, na segunda parte, buscou-se conhecer o impacto da pandemia na vida pessoal e acadêmica dos estudantes e a efetividade da aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação no ambiente remoto de aprendizagem. A análise dos dados revelou as dificuldades envolvendo a aprendizagem no contexto pandêmico com o sofrimento psíquico decorrentes da pandemia e isolamento social, a sobrecarga de tarefas domésticas e acadêmicas e piora na condição financeira familiar. A necessidade de aprimoramento docente quanto à didática para ensino remoto, as dificuldades de adaptação ao modelo remoto como excesso de tempo de tela, local inadequado de estudos e sensação de despreparo na formação foram apontadas como desafiadores aos estudantes. A maior integração professor-aluno, aulas gravadas, flexibilidade de horário e o desenvolvimento da autonomia para os estudos foram reconhecidos como pontos positivos do ensino remoto, tornando a aprendizagem mais efetiva. Como contribuição, por meio dos relatos dos participantes, o estudo traz reflexões para melhorias no que se refere ao retorno presencial e as adaptações necessárias quanto às lacunas e potencialidades do ensino remoto vivenciadas pelos estudantes no período pandêmico da Covid-19.