Navegando por Palavras-chave "Visual effects"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenciando os efeitos físicos e visuais na geometrização da Teoria da Relatividade Especial: uso do diagrama Minkowski no ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Rodrigues, Marina Chacon [UNIFESP]; Magalhães, Nadja Simão [UNIFESP]; Senise Junior, Carlos Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7710810700275382; http://lattes.cnpq.br/9152932863563017; http://lattes.cnpq.br/1213902967756107A presente monografia sobre a cinemática da teoria da relatividade especial se vale pela importância de compreender um dos pilares da física contemporânea em estudos de altas velocidades sem gravidade, que explica fenômenos como movimentos de partículas elementares e de jatos de buracos negros. A problemática tratada, de acordo com Fernanda Ostermann, é a importância de enfatizar a diferença entre as palavras "ver" e "medir" na teoria, e suas consequências fenomenológicas, pois tal confusão ocorre em livros didáticos de física e pode gerar consequências interpretativas educacionais. Neste sentido, é introduzido o diagrama de Minkowski como metodologia e ferramenta matemática para geometrizar o estudo, e demonstrar as diferenças entre os efeitos físicos (medidos utilizando-se a simultaneidade) e efeitos visuais, particularmente o de deformação aparente. Em especial, apresenta-se uma aplicação com jatos de buracos negros. Conclui-se que a utilização de geometria da abordagem de Minkowski é um recurso viável para facilitar a compreensão da teoria e dos fenômenos relativísticos. Espera-se que essa abordagem geométrica favoreça o entendimento do assunto por futuros interessados, discentes e docentes, podendo vir a agregar no ensino formal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A mudança das cores em relatividade e a percepção do referencial inercial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-24) Navarro, Admilson Luiz [UNIFESP]; Frajuca, Carlos; http://lattes.cnpq.br/0923886564574568; http://lattes.cnpq.br/2448183123215534Esse TCC apresenta uma abordagem prática sobre a possibilidade de aplicação de uma UEPS jogo educacional chamado de Slower Speed of Light desenvolvido e elaborado pelo M.I.T. que ajuda na construção do ensino e na aprendizagem para que os alunos do ensino médio consigam superar certos obstáculos epistemológicos e pedagógicos presentes na Física da Teoria da Relatividade Especial. Com o desenvolvimento tecnológico humano, inúmeras ferramentas foram desenvolvidas para auxiliarem a aprendizagem e a área de ciências físicas se apresenta na Teoria da Relatividade Especial através do jogo. Devemos salientar que os professores serão os principais interlocutores para a aplicação de uma aula temática e didática para a adequação da aprendizagem com a realidade do cotidiano dos alunos. Essa ferramenta é de grande importância para que os alunos entendam o comportamento das cores em velocidades perto da luz, os seus fenômenos e efeitos relativísticos.