Navegando por Palavras-chave "Visual literacy"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise semiótica peirceana da literacia visual de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2019-08-28) Beserra, Bárbara de Freitas [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/3385074951148370Investigamos em nossa pesquisa a existência de uma interface entre Literacia Visual e Alfabetização Científica, que chamamos de Literacia Visual Científica ou Literacia Visual Bioquímica, em função dos signos que averiguamos. A pesquisa buscou evidenciar, analisar e classificar esta interface. Foi realizada com a participação de estudantes da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, curso de Ciências - Licenciatura. Para a averiguação do nível de Literacia Visual Bioquímica, os estudantes responderam a um questionário de múltipla escolha sobre catalisadores/enzimas e perguntas dissertativas relacionadas a vídeos que apresentam diferentes modelos para o processo de reação enzimática. No primeiro vídeo há o uso de massa de modelar para representar a enzima e o substrato, no segundo vídeo um gráfico da diferença de energia livre de uma reação sem e com o uso de uma enzima, e no terceiro vídeo animações 3D para o modelo do ajuste induzido com o exemplo da enzima citrato sintase. Foi elaborada uma metodologia de diagnóstico baseada nas categorias propostas por Peirce (1999): Primeiridade; Secundidade e Terceiridade, de acordo com os níveis de reconhecimento, diferenciação e interpretação dos signos, respectivamente. Os dados foram organizados a partir da sistemática da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Realizamos duas coletas de dados piloto, a primeira durante a unidade curricular Química I (2017), na qual, os estudantes responderam a uma versão do questionário de múltipla escolha e foi proposto que respondessem a uma pergunta vinculada a um vídeo, postado na rede social Facebook, em um grupo fechado. O tema do vídeo foi a origem da vida, e os termos mais recorrentes entre as respostas foram os signos “átomos” e “moléculas”. A segunda coleta de dados piloto foi realizada durante a unidade curricular eletiva Bioquímica (2017), nesta optouse por apresentar e discutir diferentes usos de vídeos em sala de aula e a aplicação de uma segunda versão do questionário de múltipla escolha. Destas intervenções foi elaborado um terceiro sistema de coleta de dados utilizando como ferramenta um questionário de múltipla escolha, com tema específico (catalisadores/enzimas) e vídeos. Foram apresentados três trechos de vídeos com diferentes modelos para o mecanismo de reações enzimáticas. A terceira coleta de dados foi realizada com a participação de 112 estudantes, das turmas A, B, C e D da unidade curricular Átomos e Moléculas (2019), do curso de CiênciasLicenciatura da Unifesp, Campus Diadema. Na pergunta dissertativa número 3, sobre o tema “modelo do ajuste induzido”, 48% dos participantes não elaboraram uma resposta à pergunta. No questionário de múltipla escolha, a questão (4), de mesmo tema, gerou o maior índice de erros da aplicação, aproximadamente 36% da amostra, o que indica uma dificuldade por parte dos estudantes para interpretar as reações enzimáticas a partir do “modelo do ajuste induzido". O objetivo da classificação triádica peirceana foi comparar o desempenho dos estudantes no questionário de múltipla escolha e respostas às perguntas dissertativas. A partir do método de insvestigação proposto, 19% dos estudantes obtiveram mesma classificação periceana nas duas variedades de questões.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações socioculturais imagéticas nos livros didáticos de Língua Portuguesa da Educação do Campo: por um letramento visual em diálogo com as epistemologias do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-29) Marques, Wellington Rildo da Silva [UNIFESP]; Mizan, Souzana; http://lattes.cnpq.br/7741811878078430; https://lattes.cnpq.br/2725834482315941Esta dissertação reflete sobre as Epistemologias do Sul como “problemas linguísticos socialmente relevantes” (MOITA Lopes, 2016) a partir da análise das representações socioculturais imagéticas nos livros didáticos da Educação do Campo. Trata-se de pesquisa circunscrita no campo da Linguística Aplicada, cujo objetivo é contribuir para a produção de estudos relacionados à Linguística Aplicada crítica decolonial, mediante análises socioculturais imagéticas de sujeitos, saberes, objetos e práticas posicionados na periferia, “à margem do eixo-norte-americano de produção de conhecimento” (KLEIMAN, 2013). O intuito de mobilizar um debate crítico-reflexivo relacionado à temática desta pesquisa surge como possibilidade de construir conhecimentos “outros” decorrente da necessidade de “abrir espaço para visões alternativas ou para ouvir outras vozes que possam revigorar nossa vida social ou vê-la compreendida por outras histórias” (MOITA LOPES, 2006). Para tanto, elegeu-se como corpus de pesquisa a coleção Girassol: saberes e fazeres do Campo, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-Campo), na edição de 2013, em atendimento ao edital 05/2011 desse Programa e publicada pela Editora FTD; e também a coleção Campo Aberto, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-Campo), na edição de 2016, em atendimento ao edital 04/2014 pela Editora Global. Ambas as coleções são destinadas para uso em escolas do Campo, na modalidade do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), em todo território nacional. As coleções foram analisadas sob à perspectiva dos Letramentos Visuais (MIZAN, 2011; 2017; 2019), (FERRAZ, 2014; 2017), considerando o uso das imagens, sua relevância e finalidades para a compreensão da realidade e ressignificação de sentidos orquestrados pelo universo da cultura visual, consubstanciadas à perspectiva das Epistemologias do Sul, lastreada em diferentes modos, de maneira que se complementam concomitantemente, “aprender que existe o Sul, aprender a ir para o Sul, aprender a partir do Sul e com o Sul” (SOUSA SANTOS, 2009, p. 7). A pesquisa se desenvolveu por meio de uma metodologia qualitativa, empreendida por um estudo descritivo-interpretativo por meio da combinação aglutinada de pesquisa bibliográfica e documental. O problema de pesquisa centra-se na pergunta sobre as maneiras como os sujeitos e comunidades tradicionais do campo, no âmbito, epistêmico, sociocultural, político, econômico e educacional são idelogicamente representados nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tanto na coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, quanto na coleção Campo Aberto, estabelecendo assim, análises comparativas.