Navegando por Palavras-chave "Voluntarism"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de atendimento voluntário na área da saúde para população brasileira de baixa renda(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Ribeiro, Joao Paulo Nogueira [UNIFESP]; Riera, Rachel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0591884301805680; http://lattes.cnpq.br/2546511870436635; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Contudo, 87% dos usuários qualificam os serviços negativamente. Por outro lado, as Organizações não- governamentais (ONGs) desempenham um papel importante na promoção da saúde, suprindo as carências do sistema. Do ponto de vista dos profissionais de saúde, há uma percepção positiva dos serviços voluntários e muitos profissionais realizam atendimentos gratuitos por conta própria. Porém, muitas vezes eles encontram dificuldades para conciliar o trabalho voluntário com sua rotina. Objetivos: apresentar o processo de criação e desenvolvimento de um programa de atendimento voluntário na área da saúde, disponibilizado por meio de plataforma digital. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, transversal utilizando a base de dados do Instituto Horas da Vida. O presente trabalho foi dividido em três etapas: (1) descrição do processo de desenvolvimento do programa de atendimento voluntário na área da saúde desde sua idealização e a evolução ao longo dos anos; (2) descrição dos resultados obtidos com o programa e (3) descrição simples dos resultados gerais do programa na opinião dos usuários. Os dados foram compilados entre 2012 e 2016. Quanto às características dos usuários do programa, os dados apresentados se referem ao período de outubro de 2015 a dezembro de 2016. Resultados: o Instituto demonstrou ser um projeto viável, por meio de uma plataforma digital. O Instituto possibilita que médicos, empresas e profissionais da saúde levem Saúde e Educação à população de baixa renda. Inicialmente, o Instituto assistia três instituições na cidade de São Paulo. Atualmente, o Instituto pode atender mais de 40.000 pessoas em 14 Instituições localizadas em cinco cidades brasileiras. O instituto conta com mais de 1.500 profissionais de saúde, entre médicos, dentistas entre outros profissionais da saúde. Para organizar a estrutura de atendimentos, foi desenvolvida uma plataforma virtual possibilitando a padronização das informações coletadas no momento do cadastro do voluntário. Desde seu início até 2016 foram realizados 14.024 atendimentos, com envolvimento de 1.748 profissionais da área da saúde em 14 ONGs assistidas pelo instituto. Quanto ao perfil dos usuários, de maneira geral são do sexo feminino (63%), em sua maioria crianças de até nove anos de idade (38%) (representados por seus responsáveis legais), usuários da rede do SUS (55%), de famílias com renda de até R$1.448 (90%), ensino médio incompleto (31%) e desempregados (62%). De importância, o valor financeiro gerado pela atuação do Instituto em 2016 chegou ao total de R$ 985.979,21. Conclusão: os resultados apresentados no presente trabalho demonstram que o Instituto cresceu ao longo dos anos e tem apresentado resultados positivos. Apesar de algumas limitações e dificuldades, é possível levar saúde e educação em saúde, de forma gratuita e em escala, para a população de baixa renda por meio de um trabalho voluntário estruturado.