Navegando por Palavras-chave "Volunteers"
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- ItemSomente MetadadadosMinimum effective concentration of bupivacaine in ultrasound-guided femoral nerve block after arthroscopic knee meniscectomy: a randomized, double-blind, controlled trial(Am soc interventional pain physicians, 2016) Rey Moura, Ed Carlos [UNIFESP]; de Oliveira Honda, Claudio Alex [UNIFESP]; Teixeira Bringel, Roberto Cesar [UNIFESP]; Leal, Plinio da Cunha [UNIFESP]; Lopes Filho, Gasper de Jesus [UNIFESP]; Sakata, Rioko Kinmiko [UNIFESP]Background: Adequate analgesia is important for early hospital discharge after meniscectomy. A femoral nerve block may reduce the need for systemic analgesics, with fewer side effects
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de atendimento voluntário na área da saúde para população brasileira de baixa renda(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Ribeiro, Joao Paulo Nogueira [UNIFESP]; Riera, Rachel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0591884301805680; http://lattes.cnpq.br/2546511870436635; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Contudo, 87% dos usuários qualificam os serviços negativamente. Por outro lado, as Organizações não- governamentais (ONGs) desempenham um papel importante na promoção da saúde, suprindo as carências do sistema. Do ponto de vista dos profissionais de saúde, há uma percepção positiva dos serviços voluntários e muitos profissionais realizam atendimentos gratuitos por conta própria. Porém, muitas vezes eles encontram dificuldades para conciliar o trabalho voluntário com sua rotina. Objetivos: apresentar o processo de criação e desenvolvimento de um programa de atendimento voluntário na área da saúde, disponibilizado por meio de plataforma digital. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, transversal utilizando a base de dados do Instituto Horas da Vida. O presente trabalho foi dividido em três etapas: (1) descrição do processo de desenvolvimento do programa de atendimento voluntário na área da saúde desde sua idealização e a evolução ao longo dos anos; (2) descrição dos resultados obtidos com o programa e (3) descrição simples dos resultados gerais do programa na opinião dos usuários. Os dados foram compilados entre 2012 e 2016. Quanto às características dos usuários do programa, os dados apresentados se referem ao período de outubro de 2015 a dezembro de 2016. Resultados: o Instituto demonstrou ser um projeto viável, por meio de uma plataforma digital. O Instituto possibilita que médicos, empresas e profissionais da saúde levem Saúde e Educação à população de baixa renda. Inicialmente, o Instituto assistia três instituições na cidade de São Paulo. Atualmente, o Instituto pode atender mais de 40.000 pessoas em 14 Instituições localizadas em cinco cidades brasileiras. O instituto conta com mais de 1.500 profissionais de saúde, entre médicos, dentistas entre outros profissionais da saúde. Para organizar a estrutura de atendimentos, foi desenvolvida uma plataforma virtual possibilitando a padronização das informações coletadas no momento do cadastro do voluntário. Desde seu início até 2016 foram realizados 14.024 atendimentos, com envolvimento de 1.748 profissionais da área da saúde em 14 ONGs assistidas pelo instituto. Quanto ao perfil dos usuários, de maneira geral são do sexo feminino (63%), em sua maioria crianças de até nove anos de idade (38%) (representados por seus responsáveis legais), usuários da rede do SUS (55%), de famílias com renda de até R$1.448 (90%), ensino médio incompleto (31%) e desempregados (62%). De importância, o valor financeiro gerado pela atuação do Instituto em 2016 chegou ao total de R$ 985.979,21. Conclusão: os resultados apresentados no presente trabalho demonstram que o Instituto cresceu ao longo dos anos e tem apresentado resultados positivos. Apesar de algumas limitações e dificuldades, é possível levar saúde e educação em saúde, de forma gratuita e em escala, para a população de baixa renda por meio de um trabalho voluntário estruturado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O voluntariado e a humanização do profissional de saúde fisioterapeuta em formação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Procopio, Laura de Jesus [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/7653532105563135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho voluntário tem se mostrado bastante presente não apenas em ambiente hospitalar ou somente ligado a doenças, mas também em questões como preservação ambiental, ao combate à pobreza, a fome e ao abandono. O trabalho voluntário é definido no Brasil de acordo com a Lei 9.608/1998 como “atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade” (BRASIL, 1998). Este estudo teve por objetivo verificar a participação dos estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista nas práticas do voluntariado e a sua relação com a formação. Foram selecionados estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista que estavam regularmente matriculados no segundo semestre de 2018. Foi aplicada a versão brasileira do Inventário de Funções do Voluntariado - IFV modificado que teve como objetivo a caracterização da amostra, identificação do trabalho voluntário prestado, motivações para o ingresso e para o abandono das práticas além da percepção da importância do trabalho voluntário propriamente dito. Como resultado verificou a participação de apenas 58% daqueles que responderam no trabalho voluntário, além disso, apenas 34 % continua realizando atualmente. Foi possível evidenciar os principais motivos para o ingresso às práticas bem como os principais motivos do abandono destas. A partir do estudo, ficou clara a necessidade de se repensar sobre a distribuição de aulas teóricas, aulas práticas e a maneira de aprendizado oferecida ao estudante de fisioterapia da UNIFESP