Navegando por Palavras-chave "Vulnerabilidade Social."
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- ItemSomente MetadadadosCuidando do cuidador: Uma experiência de encontros com a Equipe de um Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SFC) de modalidade Criança e Adolescente (CCA) da Região Central da cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-30) Neves, Carolina Macedo Das [UNIFESP]; Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The last CENSUS of SUAS - Unic System of Social Assistance, accomplished in 2017, indicate 239,262 workers performing role/ activities related to Social Assistance at a national scope. These workers integrate multidisciplinary teams such as: social workers, nurses, psychologists, educators who operate Social Assistance policy and they are responsible for the planning and offers of services, programs, projects and benefits offered by this policy. Faced with this reality, the importance of investing in training and continuing education programs that can offer training, sharing of knowledge and qualified collective thinking in order to improve the provision of the offered social-welfare services is fundamental. The purpose of this study was objective to potentialize and instrumentalize a team of a coexistence service for children and adolescents in the area of social assistance through experiences, talk circles and training. Method: Participated in this study twelve professionals who are part of the coexistence service team for children and adolescents of São Paulo city. Data on changes in communication, labor satisfaction and communication were collected in two moments for comparison of parameters between before and after, through questionnaires prepared by the researchers. Results: Significantly higher scores were observed in the data evaluated after the experiments, conversational circles and training compared to the data collected before. Through the qualitative analysis it can be seen that the meetings with the professionals provided moments of exchange of information and knowledge, debates about doubts and other issues. Conclusion: In spite of the representative breakthroughs in training of professionals and teams, there is still a big gap in the services management working in concrete actions guided to the implantation of permanent education plans and training for the improvement of the quality of programs, projects and benefits that meets the objectives of the policy of Social Assistance in Brazil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)(In)segurança alimentar de famílias de escolares em Unidade Municipal de Educação da cidade de Santos-SP, no contexto da pandemia por Sars-Cov-2(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Santos, Cassiane de Jesus [UNIFESP]; Medeiros, Maria Angélica Tavares de [UNIFESP]; Boschetti, Sofia Bonna; http://lattes.cnpq.br/9730031591093628; http://lattes.cnpq.br/4891875284385301; http://lattes.cnpq.br/6108179588981575; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a mais antiga política de alimentação e nutrição no Brasil e se institui como ferramenta para assegurar a alimentação adequada e contribuir com a promoção da segurança alimentar de escolares matriculados no ensino básico público, durante os 200 dias letivos anuais. Com a suspensão das aulas presenciais em 2020, decorrente da pandemia de Covid-19, a partir de legislação federal, autorizou-se a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos utilizando a verba destinada ao PNAE. Coube às Entidades Executoras Estaduais e Municipais escolherem a maneira com que o atendimento ocorreria. Objetivo: Traçar o perfil demográfico e socioeconômico das famílias dos escolares, caracterizar e analisar a (in)segurança alimentar e seus fatores associados, em uma Unidade Municipal de Educação da Região Central do município de Santos-SP. Métodos: Estudo transversal, de caráter quantitativo, amostra por conveniência. Utilizou-se um instrumento estruturado, aplicado presencialmente na escola, aos pais ou responsáveis dos escolares do Jardim, Pré e 1º ano, pela pesquisadora deste TCC, apoiada por estagiárias de Nutrição Social do Curso de Nutrição da Unifesp Baixada Santista. O instrumento incluiu questões demográficas, socioeconômicas e alimentares. A (in)segurança alimentar das famílias foi medida com o auxílio da escala psicométrica Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), em sua versão curta de oito perguntas referentes à percepção da (in)segurança alimentar nos três meses anteriores à sua aplicação. Resultados: Observou-se que das 78 famílias participantes, metade experimentava insegurança alimentar leve (33,3%) ou moderada (16,7%). A IA associou-se a: presença de chefes de domicílio de cor parda/preta, solteiros (p 0,019), com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (p<0,001), com três ou mais pessoas na residência (p0,049) e existência de duas ou mais crianças por lar (p0,047), além de não frequentarem restaurantes populares (p0,016). No teste univariado, pais que receberam Programa Bolsa Família (p < 0,001) e Auxílio Emergencial durante a pandemia, além do Programa Auxilio Brasil (p < 0,001), apresentaram valores expressivos de IA leve e moderada. Conclusão: A insegurança alimentar, seja leve, moderada ou grave, deve receber olhares cuidadosos dos governos, sobretudo em grupos de vulnerabilidade. Em nosso estudo foi observada a alta frequência de IA moderada, que ficou acima da média nacional, segundo dados do II Inquérito Nacional da Rede Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, de 2022, o que pode refletir o cenário atual de desmonte das políticas públicas, aliado às crises econômica e sanitária, que tem gerado fome por todo o território brasileiro. Embora se trate de território vulnerabilizado, a ausência de IA grave poderia sugerir que o PNAE foi importante aliado na proteção contra a fome nestas famílias, pelo fornecimento de quatro refeições diárias aos escolares. Julga-se ser necessário o monitoramento da SAN na escola, sobretudo de famílias de escolares do Pré, Jardim e 1º ano, bem como o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Insegurança alimentar e fatores associados em famílias com crianças menores de cinco anos da zona urbana do município de Coari, Amazonas, Brasil: estudo de base populacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-16) Mata, Mayline Menezes da [UNIFESP]; Medeiros, Maria Angélica Tavares de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4891875284385301; http://lattes.cnpq.br/4365986069389039; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A fome assola milhões de pessoas no mundo. O Brasil, um país de dimensões continentais, apesar de ter experimentado formidáveis avanços nas décadas de 1990 e 2000, que culminaram com a redução dos indicadores da fome e desnutrição, ainda não superou em plenitude os latentes quadros de insegurança alimentar e nutricional, que se somam ao desafio do enfrentamento do excesso de peso e das doenças crônicas não transmissíveis. Este estudo objetivou identificar e analisar a insegurança alimentar e seus fatores associados, em domicílios com crianças menores de cinco anos, pertencentes à Zona Urbana do município de Coari, Amazonas. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, que incluiu 557 famílias, mediante amostragem probabilística da Zona Urbana do município de Coari, Amazonas, Brasil. Para avaliação da (in)segurança alimentar aplicou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Utilizou-se a razão de prevalência (RP), calculada por regressão de Poisson, para avaliar a associação da insegurança alimentar moderada e grave com as variáveis independentes, tanto na análise bruta como na ajustada. Nesta, foram incluídas as variáveis que na análise bruta atingiram p <0,20; na análise ajustada foram consideradas estatisticamente significantes as que mantiveram o p <0,05. Encontrou-se elevada (76,47%) prevalência de insegurança alimentar, sendo que 42,90% corresponderam às formas moderada e grave que se associaram a: baixa renda familiar, participação em programas de transferência de renda do governo e < 7 anos de estudo do chefe do domicílio, respectivamente RP=1,90; IC (Intervalo de Confiança) 95%: 1,36-2,67; p<0,00; RP=1,93; IC95%: 1,31-2,83; p<0,01; RP=1,41; IC95%: 1,10-1,83; p<0,02. Tais achados sugerem a necessidade de formulação de políticas públicas para a melhoria das condições de vida dessa população, com a superação dos latentes quadros de desigualdades sociais no município de Coari, Amazonas, Brasil.