Navegando por Palavras-chave "YouTube"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Canais lgbti+ no youtube: relevância e sentidos das relações entre entretenimento e política(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Silva, Rafael Pedro Santos da [UNIFESP]; Dias, Márcia Regina Tosta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0562933028337870; http://lattes.cnpq.br/4683353995696624Desde o surgimento por volta da década de 1970 dos primeiros jornais alternativos voltados ao segmento LGBTI+ no Brasil, é possível observar uma crescente conscientização e mobilização do seu público. Com o advento da Internet na virada do século XX para o XXI, esse processo se intensifica, ganhando amplitude inédita a partir do uso de redes sociais on-line, possibilitando um alcance comunicativo jamais imaginado. Dentre os variados websites, um em especial foi responsável por permitir a autoexpressão e autoafirmação de grupos marginalizados e minoritários: o YouTube. Tendo por base a reflexão propiciada pelo campo da Sociologia da Comunicação, esta pesquisa verificará a contribuição de canais de vídeos no YouTube para a inclusão social/política do segmento LGBTI+, comparando com a experiência do primeiro jornal voltado ao segmento, o Lampião da Esquina, além de considerar as transformações decorrentes do desenvolvimento da Internet assim como das dinâmicas próprias no uso da plataforma YouTube para a produção e distribuição de vídeos para este público, ademais suas potencialidades e limitações na relação entre entretenimento e política.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Miniaturas de vídeo no YouTube utilizando aspectos de Interação Humano-Computador(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-05) Portes, Allan Carlos Salvador [UNIFESP]; Da Silva, Tiago [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3705063712805065; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9141917J0Este trabalho apresenta o estudo de aspectos de Interação Humano-Computador aplicado à miniaturas de vídeo no YouTube. Com o objetivo de descrever e validar quais são as práticas necessárias para criar uma miniatura otimizada, ou seja, que capte a atenção do público e gere cliques no vídeo. Para isso, o estudo se baseou em três pilares de otimização que desenvolveram-se através de uma abordagem teórica e prática. Teoricamente, conceitos como a psicologia cognitiva e comportamental, designer gráfico, marketing de influência e Interação Humano-Computador, combinaram-se para apresentar quais elementos uma miniatura de vídeo personalizada deve conter. E na prática, validou-se a teoria apresentada através de dados estatísticos, análise comportamental e estudo dirigido. Ao final, apresentou-se os impactos que miniaturas de vídeo podem causar no desenvolvimento de um canal no YouTube, em seu fator de ranqueamento na página de buscas do site e na interação do usuário com o site.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Negacionismo no YouTube: um “Brasil Paralelo” a serviço das novas direitas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Andrade, Rafael Herculano de; Franzini, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/3965015334809761Este trabalho tem como finalidade compreender o negacionismo produzido por grupos de direita na internet tendo em vista os interesses políticos e ideológicos por trás dessas produções. Para tal, foi feito um recorte, onde a análise se concentrou em torno da empresa Brasil Paralelo e no seu produto audiovisual 1964 – O Brasil entre armas e livros, publicado em seu respectivo canal do YouTube. A despeito de seu caráter empresarial, esta produtora de filmesdocumentários negacionistas foi aqui concebida como um think tank neoliberal-olavista, a julgar por sua conexão com uma rede de outras organizações desta mesma natureza, bem como com Olavo de Carvalho, notório autor de teorias da conspiração. Deste modo, a reconstituição do processo histórico que condicionou a formação dessa rede foi aqui contemplado. Também se objetiva aprofundar o debate acerca do conceito de negacionismo histórico, dando luz às suas especificidades teóricas e históricas.