Navegando por Palavras-chave "desenho"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ateliê de desenho e Rorschach: estudo fenômeno-estrutural(Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2010-04-01) Santoantonio, Jacqueline [UNIFESP]; Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)The production of drawings in group and the Rorschach test were used in the course of a semi-intensive psychiatric treatment of a patient with schizophrenia cared for in a Psychosocial Care Center. The structural-phenomenological method, which aims to understand individuals' way of being and experiencing a disease based on what they reveal in images and language, was used. The patient inserted colors, which represent affective expression, on drawings of achromatic colors and integrated human figures on deformed human contents showing availability in relationships. The Rorschach indicates a more appropriate contact with reality given the diminished distorted perception of fantasized form and figures. The patient was discharged after persecutory symptoms and social isolation decreased. The use of such techniques has aided the difficult task of diagnosing and monitoring changes in patients in multidisciplinary mental health care.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Desenho como Forma de Comunicação e Expressão(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Pradas, Sandra Cristina Rodrigues [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/3028342716637161Este é um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo no quinto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional no mês de junho de 2021. Teve como orientador o professor doutor Luciano Gamez e coorientadora a professora doutora Izabel Patrícia Meister. O tema deste trabalho é o desenho como forma de comunicação e expressão. A oficina proposta é desenvolvida para adultos que gostem de desenhar de forma amadora, ou seja, não visa formar desenhistas profissionais. Baseado no movimento educacional comportamental a proposta é treinar habilidades no aprendente para que através de estímulo adequado o mesmo possa desenvolver habilidades de desenho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências Artísticas: Entre formas, corporeidades e gestualidades. Um percurso fotográfico-afetivo.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-25) Queiroz, Thelma Shuna [UNIFESP]; Filho, Osvaldo Fontes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4167849706894566; Não possuiEm lugar de um texto conceitual, que alinhe argumentações e reflexões pautadas em livros de história da arte, proponho relatar minha vivência nas artes ao longo dos meus cinquenta anos, que completei ao final deste trabalho de conclusão de curso. Este é um modo de aproximar formas, corporeidades e gestualidades postas em ação em efetivas realizações artísticas. Modo, igualmente, de valorizar a documentação visual que, aqui, é posta à prova de meus comentários autobiográficos e minhas incursões, ainda que modestas, pela crítica genética aplicada às artes visuais. Trata-se de um balanço artístico de meio século vivido entre a era da TV em preto e branco e a era digital. Essa transição, por vezes vivida de maneira ingênua e titubeante, entende se registrar aqui à luz de um aprendizado das historicidades da imagem e de seus engajamentos teórico-metodológicos. Mas o registro que faço se mantém no registro do depoimento, ainda que procure na medida de minhas possibilidades alinhar uma documentação que lhe dê, se não credibilidade acadêmica, ao menos alguma autenticidade. A linguagem se verifica tateante, com predomínio do estilo descritivo, próprio a registrar um passeio do olhar que, em suas reminiscências, se faz quase involuntariamente autocrítico.