Fisioterapia
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- ItemEmbargoIntervenções fisioterapêuticas em crianças com Síndrome de Down e a relação com os aspectos da CIF: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-29) Mendonça, Isabelly dos Santos [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9259523998158401; http://lattes.cnpq.br/7160742111801618; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A Síndrome de Down (SD) possui características como a frouxidão ligamentar e a hipermobilidade articular, fraqueza muscular, hipotonia e pé plano, as quais acarretam alterações no controle postural, coordenação motora e equilíbrio, causando atraso na aquisição dos marcos do desenvolvimento motor. A Fisioterapia possibilita o cuidado abrangente a partir do modelo biopsicossocial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), a qual aborda os aspectos de Função e Estrutura do corpo, Atividade e Participação, e Fatores Ambientais e Pessoais. Ao estabelecer objetivos e condutas da terapia, é necessário compreender o indivíduo como um todo e quais demandas repercutem no cotidiano, visando os aspectos de Atividade e Participação. Trabalhar o desenvolvimento das habilidades motoras da criança com SD permite maior envolvimento na vida diária, acarretando maior independência à criança. Objetivo: Identificar as possibilidades de intervenções fisioterapêuticas e seus efeitos em crianças com SD e como relacionam se com o desenvolvimento das habilidades motoras e os aspectos de Atividade e Participação da CIF. Metodologia: Revisão integrativa com busca de estudos publicados do ano de 2013 a agosto de 2023, nas bases de dados Cochrane, Scielo, Portal CAPES, PEDro, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a qual indexa artigos da MEDLINE e LILACS Foram incluídos textos disponíveis na íntegra e gratuitamente, em inglês, português e espanhol, podendo apresentar metodologia de estudo de caso/série de casos, ensaios clínicos randomizados ou não-randomizados, estudos observacionais e revisões sistemáticas. A temática dos textos apresentava crianças com SD, de ambos os sexos, intervenções fisioterapêuticas, desenvolvimento neuropsicomotor e os aspectos da CIF de funcionalidade, atividade e participação. Resultados: Foram selecionados 8 estudos, os quais apresentaram que as crianças com SD apresentam déficits no desenvolvimento das habilidades de função social, mobilidade e autocuidado e necessitam de mais assistência do cuidador em comparação a crianças sem SD. A função motora fina, a força de preensão, a destreza manual e o controle postural também apresentam resultados diminuídos e estão relacionadas ao desempenho em atividades e na participação. Os fisioterapeutas concentram a maior parte de suas condutas em Função e Estrutura do corpo, e muitas não são baseadas em evidências. Apenas dois estudos abordam intervenções em crianças com SD, as quais demonstram ser benéficas à Atividade e Participação. O treinamento isocinético mostrou-se eficaz para a força muscular e equilíbrio postural, os quais são relacionados ao desenvolvimento de habilidades motoras. A utilização do IPO como avaliação e elaboração de proposta de intervenção, enfatizando condutas que treinem atividades de autocuidado também foi vantajosa, apresentando melhora na realização dessas tarefas. Conclusão: Os resultados demonstram a importância da fisioterapia para os aspectos de Atividade e Participação da CIF. Em comparação a crianças típicas, as crianças com SD apresentam déficits no desenvolvimento de habilidades motoras e nos aspectos de atividade e participação. A prática fisioterapêutica com crianças com SD possui diversas ferramentas de avaliação e intervenções, porém muitas não são baseadas em evidências. São necessários mais estudos que abordem a temática desta revisão com melhor qualidade metodológica e maior amostra.