IC - Artigos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando IC - Artigos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conexões da Zona Sul: mapeamento participativo de atores, ações e relações solidárias(Lupicinio Íñiguez-Rueda, 2019-01-30) Esteves, Egeu Gomez [UNIFESP]; Pereira, Cleberson da Silva; Spink, Peter Kevin; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134Relatamos aqui uma pesquisa de campo prospectiva que objetivou mapear atores, ações e relações sociais que configuram a Economia Solidária da Zona Sul da cidade de São Paulo. Para isso, conduzimos treze oficinas de Mapeamento Participativo nas quais os participantes localizaram no mapa da região 150 atores sociais, incluindo coletivos informais, associações civis, cooperativas e entes estatais. A metodologia de Análise de Redes Sociais possibilitou identificar, entre os atores sociais, a presença de mais de 200 conexões e vinte conectores sociais que atuam como protagonistas territoriais, promovendo relações solidárias e desenvolvendo ações públicas nas áreas da cultura, educação, saúde, segurança alimentar, assistência social e gestão de resíduos urbanos. Realizamos por fim uma interpretação coletiva dos mapas e diagramas que permitiu compreender como pessoas e associações civis criam redes de relações solidárias, organizam ações coletivas com caráter social e econômico e, finalmente, como algumas práticas sociais são propagadas pelo território.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiência da vida de cooperativa: reflexões psicossociais sobre interações solidárias(Daniel Maidana, 2020-10-17) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Andrada, Cris Fernández; Svartman, Bernardo Parodi; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134Este artigo recorda a experiência dos autores como membros de uma cooperativa de trabalho com objetivo de contribuir para a reflexão sobre aspectos das interações solidárias neste contexto. Realizamos um exame retrospectivo por meio do diálogo entre as memórias do fenômeno da autogestão por quem o viveu cotidianamente. A análise das lembranças mais significativas da participação nas atividades da Verso Cooperativa amparou a reflexão sobre a experiência de solidariedade nas relações de trabalho. Conforme discutiremos, as interações solidárias tornam-se solo fértil para o incremento da criatividade nas experiências de trabalho pois aproximam os espaços de trabalho e o das experiências comunitárias dentro e fora do espaço laboral. Este texto também vale, em alguma medida, como uma contribuição para pesquisas sobre a história da Economia Solidária no Brasil, na perspectiva de seus participantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem psicossocial das remoções urbanas: uma análise a partir do caso Tabor(Jair Pinheiro, 2021-06-02) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Cohen, Nicolas François; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134Partindo da aproximação da Psicologia Social com o campo dos estudos urbanos, esta pesquisa buscou compreender a dimensão subjetiva de um processo de remoção urbana na Zona Leste de São Paulo. Essa ação envolveu o reassentamento de cerca de 900 famílias que viviam às margens do rio Aricanduva, sob o pretexto de retirá-las de uma área com riscos causados por enchentes. A partir de uma pesquisa-ação participante que envolveu trabalho de campo, constatou-se que o processo de remoção, mesmo extinguindo os danos de alagamentos, criou outras fontes de risco, como questões de subsistência e de permanência no novo conjunto habitacional. A condução do projeto não envolveu a participação efetiva da comunidade do Tabor em sua formulação e implementação e, ao não considerar elementos da realidade social do território e de seus moradores, promoveu rupturas e gerou formas de desgaste e sofrimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resistências à precarização do trabalho por meio de relações solidárias: quatro casos do Brasil(Lupicinio Íñiguez-Rueda, 2021-08-31) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Andrada, Cris Andrada; Sato, Leny; Nobrega, Juliana da Silva; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134O artigo apoia-se em quatro investigações empíricas realizadas no marco teórico da Psicologia Social do Trabalho. No Brasil, a desigualdade antiga e persistente, somada à substituição de postos de trabalho regulados por novas formas de trabalho precário, promove implicações à saúde e à subjetividade de trabalhadores que têm que lidar com diversos riscos frente à manutenção da vida. Com objetivo de discutir modos pelos quais trabalhadores enfrentam este processo, apresentamos casos que expressam formas coletivas de resistências. A metanálise evidenciou que segmentos pobres da população constroem relações de trabalho e de vida social baseadas na cooperação, ajuda mútua e vínculos comunitários, que representam formas de resistência à precarização do trabalho. Embora cada caso tenha origens, propósitos e alcances distintos, a solidariedade neles presente evidencia a possibilidade de construção de relações sociais capazes de produzir e sustentar outras economias e subjetividades, a depender de cada circunstância e intencionalidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do Tabor ao Safira, participação vazia e solução única: um caso de reassentamento urbano em São Paulo(Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, 2022-06-10) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Rocha, Jéssica Ravênia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134Este artigo analisa um caso de reassentamento involuntário na perspectiva dos moradores. As entrevistas no local de moradia possibilitaram conhecer as etapas iniciais de chegada e adaptação à nova morada, observar a operacionalização da política de reassentamento urbano e conhecer a percepção social dos moradores sobre as dificuldades e desafios enfrentados no percurso. A pesquisa demonstrou que a condução da política de reassentamento produziu uma participação vazia de significação e passiva de atitude, apresentando uma solução única distante do modo de vida que os moradores levavam no Tabor e assimétrica quanto à realidade socioeconômica dos moradores realocados. As distintas percepções dos moradores acerca da política de reassentamento urbano sugerem que a perspectiva dos direitos não predominou, ficando a ação do Estado em um espaço de confusão simbólica entre o direito, a troca e a bênção.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cooperativa Livres: relações solidárias na construção da economia dos trabalhadores(Neusa Maria Dal Ri, 2023-11-21) Esteves, Egeu Gómez [UNIFESP]; Souza, Guilherme Prado Almeida de; Santos, Vitória Felipe dos; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134A Coop Livres é uma rede ou plataforma solidária que une consumidores, produtores e entregadores em um cotidiano de atividades que articula trabalho e política. Guiado pelos valores da autogestão, da solidariedade, e da autonomia coletiva, o grupo é movido pela vontade de construir uma sociedade igualitária, democrática e inclusiva, assim como pela necessidade de gerar trabalho e renda para seus integrantes. Este artigo apresenta a experiência da Cooperativa Livres - seu histórico, funcionamento, conquistas e desafios - recorrendo à memória do vivido pelos autores, eles mesmos cooperados, para demonstrar que a atuação da Coop Livres reforça relações de reciprocidade social e econômica. Ao organizar o consumo, a cooperativa mobiliza vínculos anteriores de afinidade política, de proximidade territorial e/ou de identidade social que são reafirmados em um cotidiano de atividades que aproxima consumidores, agricultores e entregadores ciclistas, estabelecendo uma plataforma de relações solidárias. Ao reunir pessoas de diferentes origens, condições e situações sociais, que experimentam os processos de reprodução social típicos da economia capitalista de modo desigual, os membros da rede demonstram a possibilidade de construir uma nova sociedade a partir de uma nova economia.