Navegando por Palavras-chave "Abstinência"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da associação entre transtorno por uso de álcool e alterações no controle inibitório(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-23) Conte, Rafael [UNIFESP]; Céspedes, Isabel Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5014274675948150; http://lattes.cnpq.br/9792163299146518Objetivo: Avaliar os efeitos induzidos pelo álcool sobre o controle inibitório, por meio de testes comportamentais e neuroimagem estrutural (morfologia baseada em vóxel) e funcional (análise de conectividade). Assim como, analisar alterações neurotróficas e estruturais no cérebro e a presença de comorbidades através da avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão. Métodos: Foram constituídos dois grupos de voluntários, grupo Controle (CO; n = 46) do Hospital São Paulo da UNIFESP e grupo transtorno por uso de álcool (TUA) (AL; n = 48) com pacientes do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e o Teste de Triagem de Tabagismo e Envolvimento com Álcool e Substância (ASSIST). O teste de Stroop foi realizado para avaliar a capacidade de inibição comportamental. O Inventário de Traço e Estado de Ansiedade (IDATE) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI) foram aplicados para avaliar os sintomas de ansiedade e depressão, respectivamente. Além disso, o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) foi avaliado a partir de amostras de plasma como um indicador de neuroplasticidade relacionada ao álcool. A ressonância magnética funcional de estado de repouso foi realizada para acessar os parâmetros de integridade morfométrica e conectividade cerebral. Resultados: Os resultados mostraram que o IDATE e o BDI indicaram uma maior prevalência de sintomas de ansiedade e depressão no grupo AL, e o desempenho geral no teste Stroop foi diminuído no grupo AL em comparação ao grupo CO. Não houve diferença na concentração de BDNF entre os grupos. A análise morfométrica indicou redução de volume da substância branca em regiões frontais e parietal do cérebro no grupo AL. Quanto à conectividade funcional, foram detectadas alterações entre a rede de saliência e regiões cerebrais relacionadas ao controle cognitivo e atencional (observando aumentada conectividade para com regiões parahipocampais e frontais, e diminuída para com regiões talâmicas, frontais, parietais e temporais; quando comparando controles e o grupo AL) controlando para o uso de medicação e idade. Conclusões: Pode-se concluir que o TUA ocorreu em conjunto a comportamentos relacionados à depressão e ansiedade e foi associado a alterações na estrutura e conectividade cerebral em regiões de controle cognitivo e atencional que também estão envolvidas em estados de ansiedade e depressão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da eletroacupuntura sobre a expressão de receptores canabinóides (CB1) em camundongos abstinentes ao etanol(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-03-30) Escosteguy-Neto, João Carlos [UNIFESP]; Tabosa, Angela Maria Florencio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)There is an important correlation between ethanol and endocannabinoid system. Besides its modulatory effects over the positive reinforcement effects of ethanol, CB1 receptor also is involved in the negative affective states of ethanol withdrawal. Recently was described that CB1 receptor is stimulated by acupuncture procedures, which in turn, have been used to minimize the symptoms of abstinences in alcoholics. So, the present study investigated the electroacupuncture effects over the CB1 expression in ethanol abstinente mice. Male Swiss mice (N=72) were injected daily with ethanol (2 g/kg, i.p), for 21 days. Electroacupuncture was performed daily, during 4 (subsequent) days of ethanol withdrawal. The stimulus of 2hz or 100hz was provided in two acupoint combinations: Ea1 [(ST-36 /Zusanli) and (PC-6/ Neiguan)] or Ea2 [(DU-14 /Dazhui) and (DU-20/Bai Hui)]. The specificity of the acupoints effects was assessed by the inclusion of additional groups: restraint (immobilization procedure), Ea3 (ST 25/Tianshu - acupoints used for other non-related disorders), Sham1 or Sham2 (transdermic stimulation near the respective acupoints). Control group was only handled during withdrawal and saline group was chronically treated with saline and handled similarly to control. Lastly, the animals were perfused and their brains processed for CB1 immunohistochemistry. Ethanol withdrawal and restraint stress have synergic effects and increase CB1 in medial prefrontal cortex, striatum, hippocampus, amygdala and ventral tegmental area. Although all electroacupuncture procedures blocked the CB1 upregulation, the specificity of the acupoint stimulation was seen only for Ea1 at 2hz and Ea2 at 100hz. Therefore, specificity of the electroacupuncture depends on the encephalic nuclei, the acupoint association and the frequency of stimulation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da intoxicação alcoólica durante a adolescência e do exercício físico durante a abstinência protraída sobre o comportamento e as alterações moleculares no hipocampo de camundongos Swiss(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-01) Righi, Thamires [UNIFESP]; Cruz, Fábio Cardoso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4804337113083801; http://lattes.cnpq.br/1045627602468740As modificações funcionais cognitivas e comportamentais ocorridas durante a adolescência tornam os adolescentes mais predispostos a iniciarem o uso de etanol ou outras drogas. Alterações nos sistemas relacionados ao estresse crônico, aos processos neuroinflamatórios e às vias de autofagia e neuroplasticidade podem mediar a transição do uso ocasional para o uso compulsivo. O uso de terapias alternativas, como o exercício físico, tem sido um grande aliado no tratamento da dependência e dos problemas neurológicos a ela associados, como por exemplo, os sintomas negativos associados à síndrome de abstinência. Dessa forma, o presente estudo investigou as alterações no padrão de consumo de camundongos Swiss submetidos a diferentes protocolos de intoxicação de etanol, alterações na expressão do BDNF e mTORC, de células da glia, das proteínas autofágicas e nos testes comportamentais decorrentes da interação entre intoxicação de etanol na adolescência e exercício físico forçado durante a fase de abstinência protraída na região do hipocampo desses animais. Observamos que os animais intoxicados por etanol, no modelo de administração intraperitoneal, apresentaram redução no peso corporal durante a intoxicação e aumento na expressão de CRF após a exposição ao etanol e ao exercício físico. Os animais intoxicados por etanol, no modelo cíclico de exposição ao vapor de etanol, apresentaram redução no peso corporal e aumento no consumo voluntário na segunda semana de exposição ao etanol. O isolamento social associado ao modelo de exposição crônica estendida ao vapor de etanol diminuiu a evocação da memória de longo prazo, aumentou os comportamentos tipo depressivos e diminuiu a expressão das proteínas mTOR e BDNF no hipocampo desses animais. O exercício físico aumentou o desempenho no teste de velocidade máxima e a cognição dos animais. Concluiu-se que o consumo excessivo e a intoxicação crônica de ETOH foram fortes preditores para o aparecimento tardio de transtornos relacionados ao uso dessa substância, assim como danos neurocognitivos persistentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência dos sonhos na abstinência do crack(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-06-30) Silva, Thiago Rovai da [UNIFESP]; Nappo, Solange Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4675292090990088; http://lattes.cnpq.br/8794311172446106; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A dependência química atualmente demanda um aprofundamento das questões inerentes ao tratamento, especialmente relacionadas ao crack, que devido à especificidade psicofarmacológica da substância, é avaliada como uma droga com grande possibilidade de prejuízos na vida do indivíduo e de toda a sociedade. O momento em que o dependente de crack atinge a abstinência é uma ocasião crítica dentro do processo de tratamento deste indivíduo, tal momento é acompanhado de sonhos relacionados ao uso das drogas. Objetivo: Ampliar a compreensão da influência dos sonhos de uso durante o processo de abstinência/recaída do indivíduo dependente de crack. Metodologia: Foi utilizada a abordagem qualitativa, utilizando-se uma amostra intencional por critérios. O tamanho da amostra foi estabelecido quando se chegou à redundância dos discursos, isto é, quando o ponto de saturação teórico foi alcançado, 21 usuários de crack em abstinência sofreram uma entrevista semi-estruturada, em profundidade. O material sofreu preparação segundo o recomendado por Minayo e a análise de conteúdo baseou-se nos princípios de Bardin. Resultados: Após a análise das entrevistas, os sonhos parecem interferir no processo de abstinência do crack, podendo provocar um aumento da fissura pela droga, relacionadas a sentimentos de angústia, frustração entre outros. Dessa forma, os sonhos podem contribuir para uma possível recaída. Por outro lado, os entrevistados significaram os sonhos como uma forma de comprovação da mudança mental e/ou interna para uma vida abstemia, também como um modo de relembrar ou reviver os prejuízos relacionados ao consumo do crack e por fim como um aviso ou alerta de uma possível recaída. Os sonhos são descritos após a cessação do uso do crack e tendem a diminuir a frequência conforme o maior tempo de abstinência. Os sonhos parecem instigar no dependente de crack sintomas e/ou reações similares as que ocorrem quando entram em contato com as chamadas pistas do ambiente, que notoriamente, despertam fissura ao indivíduo dependente de drogas. Conclusão: Ficou evidenciado a importância dada ao significado dos sonhos pelos entrevistados, podendo os sonhos servir como uma avaliação do momento vivido em relação a sua dependência. Dessa forma, concluímos que, em termos de potencial terapêutico, a análise que o indivíduo faz de seu sonho é valido para compreender o significado que o uso, o tratamento e/ou a abstinência tem em sua vida. Além disso, acreditamos que é possível, através de intervenções terapêuticas, utilizar os sonhos como uma forma de favorecer um melhor prognóstico.