Navegando por Palavras-chave "Administração de Serviços de Saúde"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade e conteúdo de informação eletrônica sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2011-04-01) Meneses, Abel Silva de [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this descriptive study was to analyze the accessibility and the content of the information about Specialization Courses in Nursing Administration available on the websites of federal universities in Brazil. From September 2008 to April 2009, evaluations were performed on a total 19 courses that were available on the websites of the universities, regarding the level of access to information and the design of the curricula, in terms of the structure of the knowledge about Nursing Administration: Ideological and Theoretical Bases, Intervention Methods, and Resource Administration Practices. Results showed that, though we are currently in the era of the knowledge society, the electronic access to the teaching programs remain below the expectations in terms of the concepts of information and browsability. In terms of the design of the courses, it was observed that most are many times longer than the what s legally established as a minimum load of hours, and that there has been an appreciation towards studying the Ideological and Theoretical Bases in detriment to the Practices of Human Resources.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alterações estruturais para o enfrentamento da COVID-19 em hospitais universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-13) Lima, Thainara Adrielli Bezerra [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; https://lattes.cnpq.br/3270283563961867Objetivos: Analisar as alterações estruturais para o enfrentamento da covid-19 em hospitais universitários, por meio da identificação da estrutura física, recursos humanos, materiais e financeiros. Métodos: Pesquisa de estudo de caso misto com a estratégia de triangulação concomitante. Pesquisa quantitativa com abordagem descritiva e a pesquisa qualitativa com abordagem exploratória descritiva. Os dados foram coletados no período de abril de 2021 a abril de 2022, no Banco de Dados do Projeto Multicêntrico “Avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com COVID 19 em hospitais universitários brasileiros” e diziam respeito a dois hospitais universitários vinculados a Universidades Públicas Federais. Na etapa quantitativa foram analisados documentos primários e secundários em duas etapas: leitura com o descarte de alguns e leitura e interpretação dos dados. Na etapa qualitativa foram analisadas as entrevistas de duas pessoas da alta gestão de cada hospital. As entrevistas foram processadas no software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). O processo de análise dos dados na etapa mista seguiu a estratégia de triangulação concomitante, comparando os dados quantitativos com os dados qualitativos, buscando confirmar os resultados. Resultados: Na etapa quantitativa identificaram-se 5 categorias: 1-Estrutura física; 2-Recursos humanos; 3-Recursos materiais; 4-Recursos financeiros e 5-Fluxos. Na etapa qualitativa foram identificadas 6 Classes: 1-Capacitação de novos profissionais e implementação de estratégias de educação permanente; 2-Desafios relacionados ao quantitativo de recursos humanos nos setores de COVID-19; 3-Reestruturação do serviço hospitalar diante dos diferentes cenários da pandemia; 4-Recursos material, humano e financeiro nos hospitais universitários; 5-Organização do serviço hospitalar no período da pandemia e 6-Plano de contingência/plano de ação e Comitê de Crise diante da emergência de COVID-19. Na integração dos dados, foi identificado que houveram diversas correlações entre as categorias e as classes, evidenciando que os hospitais reorganizaram seus recursos físicos, humanos, materiais, financeiros e seus fluxos de atendimento. As classes que não apresentaram correlações com as categorias, contudo, demonstraram que os hospitais conduziram de forma diferente a gestão da 1ª e 2ª onda da pandemia e não produziram um plano de contingência para todos os serviços do hospital, mas nas reuniões do gabinete de crise organizavam as ações, realizavam monitoramento diário e avaliavam nas reuniões. Conclusão: Ambos os hospitais se organizaram desde o início da pandemia para atender as demandas da pandemia. A análise da estrutura mostrou que estes organizaram setores com leitos específicos para o atendimento na pandemia; realizaram contratação de profissionais, organizaram educações permanentes; receberam recursos financeiros, mas diante do cenário da pandemia apresentaram dificuldades na compra de insumos; realizaram modificações nos fluxos de atendimento e organizaram um gabinete de crise. Foram referência no cuidado desses pacientes e seguiram ações semelhantes às de outras instituições de saúde no contexto nacional e internacional. Ainda, os dados demonstraram quanto a necessidade destes hospitais na realização de um plano de contingência para emergências em saúde pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alterações estruturais para o enfrentamento da COVID-19 em hospitais universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-13) Lima, Thainara Adrielli Bezerra [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; https://lattes.cnpq.br/3270283563961867Objetivos: Analisar as alterações estruturais para o enfrentamento da covid-19 em hospitais universitários, por meio da identificação da estrutura física, recursos humanos, materiais e financeiros. Métodos: Pesquisa de estudo de caso misto com a estratégia de triangulação concomitante. Pesquisa quantitativa com abordagem descritiva e a pesquisa qualitativa com abordagem exploratória descritiva. Os dados foram coletados no período de abril de 2021 a abril de 2022, no Banco de Dados do Projeto Multicêntrico “Avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com COVID 19 em hospitais universitários brasileiros” e diziam respeito a dois hospitais universitários vinculados a Universidades Públicas Federais. Na etapa quantitativa foram analisados documentos primários e secundários em duas etapas: leitura com o descarte de alguns e leitura e interpretação dos dados. Na etapa qualitativa foram analisadas as entrevistas de duas pessoas da alta gestão de cada hospital. As entrevistas foram processadas no software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). O processo de análise dos dados na etapa mista seguiu a estratégia de triangulação concomitante, comparando os dados quantitativos com os dados qualitativos, buscando confirmar os resultados. Resultados: Na etapa quantitativa identificaram-se 5 categorias: 1-Estrutura física; 2-Recursos humanos; 3-Recursos materiais; 4-Recursos financeiros e 5-Fluxos. Na etapa qualitativa foram identificadas 6 Classes: 1-Capacitação de novos profissionais e implementação de estratégias de educação permanente; 2-Desafios relacionados ao quantitativo de recursos humanos nos setores de COVID-19; 3-Reestruturação do serviço hospitalar diante dos diferentes cenários da pandemia; 4-Recursos material, humano e financeiro nos hospitais universitários; 5-Organização do serviço hospitalar no período da pandemia e 6-Plano de contingência/plano de ação e Comitê de Crise diante da emergência de COVID-19. Na integração dos dados, foi identificado que houveram diversas correlações entre as categorias e as classes, evidenciando que os hospitais reorganizaram seus recursos físicos, humanos, materiais, financeiros e seus fluxos de atendimento. As classes que não apresentaram correlações com as categorias, contudo, demonstraram que os hospitais conduziram de forma diferente a gestão da 1ª e 2ª onda da pandemia e não produziram um plano de contingência para todos os serviços do hospital, mas nas reuniões do gabinete de crise organizavam as ações, realizavam monitoramento diário e avaliavam nas reuniões. Conclusão: Ambos os hospitais se organizaram desde o início da pandemia para atender as demandas da pandemia. A análise da estrutura mostrou que estes organizaram setores com leitos específicos para o atendimento na pandemia; realizaram contratação de profissionais, organizaram educações permanentes; receberam recursos financeiros, mas diante do cenário da pandemia apresentaram dificuldades na compra de insumos; realizaram modificações nos fluxos de atendimento e organizaram um gabinete de crise. Foram referência no cuidado desses pacientes e seguiram ações semelhantes às de outras instituições de saúde no contexto nacional e internacional. Ainda, os dados demonstraram quanto a necessidade destes hospitais na realização de um plano de contingência para emergências em saúde pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de custo do reparo endovascular (EVAR) em pacientes com aneurisma de aorta abdominal em comparação ao reparo cirúrgico aberto(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-30) Areias, Libnah Leal [UIFESP]; Flumignan, Ronald Luiz Gomes [UNIFESP]; Nakano, Luís Carlos Uta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7498955151131694; http://lattes.cnpq.br/6751410694690699; http://lattes.cnpq.br/0408729313059199O aneurisma da aorta abdominal (AAA) é uma das principais causas de morte em todo o mundo, afetando até 1% das mortes relacionadas com doenças cardiovasculares. O reparo endovascular AAA (EVAR) é um procedimento minimamente invasivo guiado por imagem que envolve a colocação de uma endoprótese para excluir o aneurisma da circulação sanguínea. Essa modalidade de tratamento agregou novas vantagens como menor mortalidade no período de seguimento precoce, mas também novas complicações como vazamentos e reintervenções, principalmente no seguimento de longo prazo em relação à correção aberta do AAA. Portanto, uma série de metodologias baseadas em evidências foram desenvolvidas para analisar o gerenciamento de acompanhamento pós-EVAR, e a ferramenta Lean Six Sigma pode ser uma abordagem promissora. Objetivo: Nosso objetivo foi avaliar os custos e efeitos do seguimento da correção de AAA em pacientes submetidos à cirurgia aberta ou EVAR. Métodos: O desenho do estudo foi baseado na ferramenta Lean Six Sigma para gestão de processos, através do método ‘definir, medir, analisar, melhorar e controlar’ (DMAIC). O comitê de ética local aprovou prospectivamente este estudo sob o número 31021720.1.0000.5505. Os dados foram coletados retrospectivamente nos prontuários eletrônicos de um hospital universitário terciário, no período de 2000 a 2019. Os dados de custos foram obtidos por meio de relatórios financeiros com gestão de hospitalidade. Os valores em euros e dólares americanos foram calculados de acordo com a paridade do poder de compra, com base no valor médio da tabela de cálculo do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2000-2019. Resultados: Os pesquisadores realizaram uma análise estatística descritiva, com base nos achados demográficos da população estudada. Foi realizado um teste t para estabelecer uma possível relação entre os resultados do seguimento após cirurgia aberta e EVAR e os respectivos custos do seguimento. Foram incluídos 181 participantes, dos quais 140 (77,3%) eram do sexo masculino, e a média de idade foi de 68,04 (desvio padrão (DP) 8,34) anos. A idade média foi significativamente maior em pacientes submetidos a EVAR em comparação com pacientes submetidos a cirurgia aberta (70,21 vs 65,04 anos; odds ratio (OR) 5,17; intervalo de confiança de 95% (IC) 2,80 a 7,53; p <0,0001). O gasto médio total por paciente foi de R$4.179,80 (DP 2.902,79). Este custo não apresentou diferença significativamente estatística ao comparar os grupos EVAR e cirurgia aberta (R$3.876,41 vs R$4.598,95; DM -722,54; IC de 95% -1581,04 a 135,95; p=0,099). Quando analisamos o custo médio por paciente em consultas pós-operatórias, o valor médio foi de R$3.694,92 (DP 2.786,56), este custo apresentou diferença estatística significante entre os grupos, sendo menor no grupo EVAR em comparação ao grupo cirurgia aberta (R$3.320,25 vs R$4.212,56; DM -892,31; IC de 95% -1712,26 a -72,36; p=0,033). Já o custo médio por paciente em exames realizados no seguimento foi de R$484,88 (DP 418,70), este custo foi significativamente maior no grupos EVAR e relação ao grupo cirurgia aberta (556,16 vs 386,39; DM 169,77; IC de 95% 47,53 a 292,01; p=0,007). A média de gasto com AngioTC e EVD nos grupos analisados foi de R$ 434,86 (DP 395,02) e R$256,63 (DP 168,76) respectivamente, mas essas médias não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos EVAR e cirurgia aberta. Conclusões: O custo do seguimento de pacientes submetidos ao EVAR é significativamente maior quando comparamos aos pacientes submetidos à cirurgia aberta. Os sistemas de saúde têm recursos financeiros limitados e são necessárias alternativas econômicas razoáveis para o acompanhamento de pacientes submetidos a correções de AAA. Nossos resultados podem contribuir para uma melhor gestão dos recursos públicos disponíveis para a saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão na formação do residente de radiologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Oliveira, Aparecido Ferreira de [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O medico radiologista atua num campo que utiliza um parque tecnologico com equipamentos modernos, de alto custo e de renovacao intensa em software (programas computadorizados dedicados) e hardware (equipamentos, acessorios e insumos), provocando uma evolucao constante na forma de produzir os servicos na especialidade. Este panorama realca a importancia da Gestão na pratica cotidiana desta especialidade. Objetivo: Investigar, a partir de residentes, docentes e preceptores de radiologia, a aprendizagem sobre Gestão na residencia em radiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, procurando subsidios para o aprimoramento da formacao do medico radiologista. Metodo: Desenvolveu-se uma pesquisa de carater exploratorio, com abordagens quantitativa e qualitativa junto ao universo de residentes, docentes e preceptores atuantes no programa de residencia do Departamento de Diagnostico por Imagem, utilizando-se um questionario no formato de Likert e posterior aprofundamento por meio de entrevistas gravadas, que foram transcritas e categorizadas a partir das suas unidades de significado, por meio de uma analise tematica. Resultados e Discussao: Os resultados apontam para a necessidade da residencia em radiologia estar mais atenta para as diferentes habilidades de Gestão do seu egresso. Residentes, docentes e preceptores concordam que o programa capacita seus residentes para gerir o proprio conhecimento u aprender a aprender, habilidade essencial para a continuidade do processo formativo apos a Residencia. A clareza de papeis e o grau de autonomia dos residentes vao aumentando durante o processo de formacao, e o preparo para participar de equipes multiprofissionais ocorre na interacao diaria entre os residentes e as equipes. No entanto, a Gestão da tecnologia, incluindo uso eficiente, compras e manutencao de equipamentos, mostrou-se pouco contemplada, assim como o aprendizado sobre o SUS
- ItemSomente MetadadadosIndicativo de qualidade dos recursos humanos de enfermagem das unidades de clínica médica de hospitais de ensino e universidades(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Adami, Nilce Piva [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)A metodologia de gestão por processos e a opinião, quanto à sua utilização dos gerentes de equipe de um hospital(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Figueiredo, Mirela Lopes de [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Hospital Santa Casa de Montes Claros (MG) implementa mudanças em seus sistemas administrativos, e a Gestão por Processo passou a ser um instrumento de aperfeiçoamento contínuo, ajudando no planejamento, na liderança e no controle de tudo o que é feito, porém, de difícil utilização. Esta pesquisa buscou estudar as dificuldades vivenciadas pelos gerentes na utilização da ferramenta de Gestão por Processo, sendo possível analisar a percepção desses gestores e o grau de dificuldade nesta metodologia, identificando os principais aspectos do processo e analisando as estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde, gestores da instituição, para a manutenção da qualidade. O cenário de estudo foi a Irmandade Nossa Senhora das Mercês – Hospital Santa Casa de Montes Claros, classificada como Hospital Geral, possuindo 320 leitos. Os sujeitos pesquisados foram os 24 Gerentes de Equipe tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, previamente validado e testado. Ao finalizar todo o processo de análise, pôde-se concluir que a maioria dos gestores tem curso superior e parte deles já tem especialização. A maioria dos envolvidos teve o primeiro contato com esta metodologia na própria Santa Casa e já faz uso das ferramentas administrativas ao longo da trajetória profissional na instituição. Ao implantar esta metodologia, inicialmente, as principais dificuldades da utilização tratavam-se da falta de conhecimento teórico e prático dos gerentes, da cultura organizacional e da resistência às mudanças. Na atualidade, as principais dificuldades apontadas pelos gestores foram outras. O cenário atual aponta como o principal dificultador da utilização da metodologia Gestão por Processo o acúmulo de atividades do Gerente dentro da Santa Casa. Ao analisar a opinião dos pesquisados sobre o que seria realizado no gerenciamento de processos em uma unidade, a maioria compreendeu tratar-se de medição de indicadores, interação de processos e realização de análise crítica do mesmo. Outro ponto que necessitou ser destacado é o fato de o Hospital Santa Casa de Montes Claros oferecer informações sobre Gestão por Processo de forma muito satisfatória para os profissionais que trabalham no processo decisório. Esse envolvimento entre a instituição e os gestores fortaleceu a segurança e o senso crítico dos profissionais, avaliando os processos para que houvesse maior eficácia nos resultados previstos. Essa gestão é a eleita para trabalhar na Santa Casa, e o Gerente de Unidade é o profissional escolhido para realizar o levantamento e controle dessas informações. Assim, é necessário adequar suas atividades e minimizar as dificuldades encontradas utilização da metodologia de processos. Quanto aos benefícios com a implantação da metodologia Gestão por Processos no Hospital Santa Casa, a pesquisa apontou que a maioria acredita ser a constante busca da melhoria na qualidade dos serviços, na obtenção do título de Acreditação Hospitalar, no alinhamento de condutas e na padronização dos processos. Uma vez reconhecidas as implicações do sistema de qualidade pelos próprios profissionais, mais fácil será o caminho para a manutenção de todo o processo e a conquista da excelência no atendimento. Espera-se, portanto, que este estudo possa contribuir para que as equipes reflitam sobre o processo da qualidade, a responsabilidade social, as mudanças de hábitos e dos conceitos embutidos na metodologia de Gestão por Processo.
- ItemSomente MetadadadosQualidade nos serviços de saúde, uma abordagem sob o ponto de vista do universo do paciente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Begliomini, Pedro [UNIFESP]; Santos, José Francisco Fernandes Quirino dos [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Satisfação do cliente na avaliação da assistência de enfermagem(Associação Brasileira de Enfermagem, 2006-08-01) Polizer, Regiane [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Fundação de Medicina do ABC; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study detaches the importance of the perception of the customer in the process of evaluation of the nursing assistance. Through of bibliographical study research in the period understood between 1990 and 2004. This study reviewed on customer's satisfaction, where had been identified to concepts and publications that approached the perception of the customer as important factor in the evaluation of the nursing assistance. Thus, concluding, that customer has important paper in the attainment of the resulted real of the offered assistance, therefore characterizes as source of opinions and suggestions assisting in the process of evaluation.