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- ItemAcesso aberto (Open Access)Vidas Gamificadas: um jogo no contemporâneo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-21) Rossi, Pedro Henrique [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; http://lattes.cnpq.br/4741823104539256; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A questão da gamificação tem ganhado presença, seja nas abordagens de aplicativos, seja em modos de produzir indo até os menores gestos. Nessa perspectiva, este escrito tenta pensar com estes processos utilizando-se de narrativas, de episódios de uma noite qualquer, numa festa qualquer que de todo modo importa para problematizações. As narrativas estão entremeadas a questionamentos vitais, que exploram elementos para pensar o game e o jogo, diferenciação que não é meramente linguageira e desinteressada. No contemporâneo, seus cruzamentos, atravessamentos e tensionamentos se fazem presentes nos corpos, nas políticas, nas vidas, tudo isso está em jogo. Na análise comparecem as sociedades do controle, certos aliciamentos neoliberais do game, e uma vitalidade do jogo presente na vida, o agon e outras forças que podem permitir escapes. Há uma crítica acerca das bets e cassinos online, uma problemática que importa pensar para além da proibição, medicalização e psicologização, questão que passa por máquinas sem Deus e o Homem, que fazem desejar, modulando narrativas de si com excitações e cansaço, movimentações da vida média. Por fim, tudo isso coexiste com a corrupção da própria noção de futuro, e se houver saídas, alguns lances interessam para desajeitar processos, colocar areia nas máquinas bem azeitadas, e uma aposta na espessura do presente: malandragem, certa opacidade e ginga, com inutensílios, com a seriedade da criança com seus brinquedos, agonisticamente pelo meio do game.