Navegando por Palavras-chave "Aprendizagem baseada em projetos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Design Educacional orientado a projetos: relatos de ensino e aprendizagem em contextos formais e acadêmicos(UAB Unifesp publicações, 2023-06-29) Gamez, Luciano [UNIFESP]; Malheiro, Cicera A. Lima; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599O livro “Design Educacional Orientado a Projetos: Relatos de Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos” apresenta experiências de projetos de Design Educacional, reunindo relatos de trabalho de estudantes do curso TEDE da Unifesp, que elaboraram projetos para atender às demandas de professores em meio às situações que emergiram do cenário da pandemia da COVID-19. Cada projeto desenvolvido apresenta uma abordagem única, explorando diferentes estratégias adotadas para garantir uma educação eficaz e engajadora no período pandêmico. Os capítulos apresentados registram vivências dos alunos que deram vida à teoria e conceitos discutidos ao longo do curso TEDE, proporcionando insights para a prática educacional em um mundo digital. Cada capítulo esclarece a demanda apresentada, as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e as possibilidades evidenciadas. São descritas, também, as estratégias, tecnologias, plataformas e recursos diversos utilizados, bem como as estratégias que envolveram a reformulação de materiais didáticos para acomodar o ambiente digital, o uso de modelos híbridos de ensino, a gamificação para tornar a aprendizagem mais interativa e lúdica, a criação de trilhas de aprendizagem em aplicativos de mensagens, além, é claro, de fornecer um panorama para o incrível trabalho de adaptação e inovação que a Educação tem demonstrado nesses tempos tão desafiadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Identificação de barreiras à participação social das pessoas com deficiência auditiva e deficiência visual(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-15) Vidal, Shessa Leal [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Às pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva comumente enfrentam barreiras à participação relacionadas a fatores físicos, sociais e de atitude. Portanto, é necessário identificar barreiras que influenciam a participação social por meio do relato de experiências das pessoas com deficiência. Objetivo: O objetivo principal do estudo foi identificar as barreiras na participação social das pessoas com deficiência auditiva e visual, por meio da aprendizagem baseada em projetos. O objetivo secundário do estudo foi propor intervenções terapêuticas ocupacionais de acordo com os relatos dos narradores. Método: Trata-se de dois estudos de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se o método Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Participaram do estudo uma pessoa com deficiência visual e uma pessoa com deficiência auditiva. Foram realizados encontros virtuais com os participantes que proporcionaram a narrativa das experiências relacionadas às barreiras à participação social. Os dados foram analisados e interpretados a partir dos diários das narrativas produzidas nos encontros. Resultados: Foram identificadas como barreiras à participação social: calçadas esburacadas; ausência de semáforos sonoros, piso tátil e guia rebaixado; e a falta de compreensão dos policiais em relação à LIBRAS. As intervenções terapêuticas propostas foram a elaboração de uma carta à prefeitura sinalizando melhorias urbanas no entorno da casa da narradora e a elaboração de uma capacitação em LIBRAS aos policiais. Conclusão: Por meio da ABP foram identificadas barreiras físicas e atitudinais à participação social de pessoas com deficiência visual e auditiva.