Navegando por Palavras-chave "Articulação da pesquisa com as práticas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto dos cursinhos populares na formação dos futuros-professores da educação básica - O cursinho Articula Vestibular de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Lima, Ariane Cristina de Oliveira [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0966188734446428O presente trabalho visa analisar o papel dos cursinhos populares na formação docente. É um estudo integrado ao Programa de extensão Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior e que utilizou o cursinho Articula Vestibular como objeto de estudo. Partimos do pressuposto de que os cursinhos populares são pensados como ambientes complementares à formação pelo fato dos estágios curriculares serem insuficientes e o PIBID e o RP oferecerem poucas vagas. Os objetivos foram: (i) descrever as contribuições para os futuros-professores nesta primeira regência e/ou prática de ensino em contexto real de sala de aula após a experiência no cursinho; (ii) identificar as dificuldades enfrentadas pelos futuros-professores nesta primeira regência ou prática de ensino em contexto real e (iii) analisar o contributo do cursinho para a formação profissional dos futuros-professores. Foi realizado um estudo documental das respostas dadas a um formulário de avaliação do cursinho e foram realizadas três entrevistas junto aos professores em formação e/ou já formados que ministram aulas no cursinho. Os resultados revelaram que a vivência no cursinho impacta positivamente os futuros docentes pois os aproximam da futura profissão, propiciando desenvolvimento pessoal e profissional, colaborando para a formação de um professor com prática socialmente transformadora. Vale também a reflexão de que não é, ou não deveria ser de responsabilidade dos cursinhos, contribuir para a formação docente dos licenciandos, cabem as instituições pensar sobre as lacunas deixadas nos cursos de licenciatura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão social nos cursinhos "populares e comunitários": o cursinho Articula Vestibular de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Ruiz, Suellen Gueiros [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/7438045649050854Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o grau de inclusão o cursinho Articula Vestibular, que não possui critérios de seleção comparativamente a outros cursinhos existentes no Grande ABC. Este cursinho integra o projeto Articula Cursinhos do Programa Articul@ções e utilizou a cota invertida, que limitava o número de vagas para alunos de escolas particulares (20% do total). Após a democratização do ensino, o ingresso dos alunos das camadas sociais menos favorecidas foi potencializado, devido a atuação dos cursinhos comunitários e populares. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com base nos dados de perfil socioeconômico de candidatos e alunos. Os resultados revelaram que mesmo sem impor critérios de seleção aos candidatos, o cursinho popular Articula Vestibular, ao longo de três edições, foi inclusivo, atendendo majoritariamente negros e pardos (58%), pessoas de baixa renda (70%), oriundos de escolas públicas (70%) e residentes de regiões periféricas – 69,6% residentes do município de Diadema – e 85,7% alunas (mulheres). Este estudo contribuiu para a identidade popular do Cursinho Articula vestibular, pois foi constituído por alunos de diversos grupos sociais e não exclusivamente por alunos de alguns grupos sociais específicos, abrangendo também candidatos remanescentes de outros cursinhos, que não se adequaram ao público de cursinhos comunitários.