Navegando por Palavras-chave "Atendimento educacional especializado"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19) Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina• Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a conceituação de atendimento educacional especializado - relação entre educação especial como modalidade educacional e escola regular. Traz uma reflexão sobre acessibilidade e recursos tecnológicos disponíveis para a inclusão escolar do aluno com deficiência e uma avaliação de necessidades e/ou habilidades educacionais específicas dos alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O atendimento educacional especializado em duas escolas municipais de São Paulo: Fatores favorecedores na aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-21) Ribeiro, Nair Aparecida Borin Del Valle [UNIFESP]; Menezes, Maria Aparecida de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5073759192209623; http://lattes.cnpq.br/3277905414646824A busca por novos caminhos que transformem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), tornando-o eficiente e inovador para que permita o acesso e a permanência de crianças e adolescentes, público-alvo da Educação Especial, em seu processo de aprendizado no ambiente escolar, constitui o objetivo desta dissertação investigando quais apoios encontrados podem auxiliar o atendimento educacional especializado aos alunos com NEE, para favorecer a aprendizagem. A investigação ocorreu sobre o período de 2013 a 2017 em Sala de Recursos Multifuncionais, da Rede Pública Municipal de São Paulo, a realidade cotidiana do processo de inclusão em escolas municipais. O trabalho se propõe a identificar quais fatores foram favorecedores e/ou dificultadores para a efetiva aprendizagem do educando e educanda atendidos em duas Salas de Recursos Multifuncionais. A fundamentação teórica encontra embasamento nos autores que se destacaram na defesa da perspectiva da educação inclusiva, como Mantoan (2015), Carvalho (2019), Freitas (2013), sobre aprendizagem Ferreiro (1981), Mizukami (1986), Freire (2022), sobre formação docente, Nóvoa (2022), para a perspectiva curricular, Sacristán (2017) A escolha da metodologia se baseia em uma pesquisa bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo com análise de documentos baseando-se em uma fonte primária e secundária de acordo com Lakatos e Marconi (2003), análise de conteúdo com base em Bardin (2021), Análise Textual com base em Moraes e Galiazzi (2016). A escolha se deu a partir das realidades das escolas eleitas tendo como base as leituras e análises de documentos que configuraram os fatores relevantes tanto teóricos como práticos permitindo o encontro de dados para uma valorização de Educação inclusiva priorizando os objetivos educacionais de aprendizagem e adequação de currículo para AEE. Os principais resultados apontam que o conhecimento da realidade vivida diariamente em dois ambientes educacionais como a articulação entre as SRMs e os demais espaços das UEs, a importância desse atendimento ter início nos primeiros anos escolares e o reconhecimento de toda comunidade escolar dos alunos NEE são fatores favorecedores fundamentais para a aprendizagem dos educandos em salas de Atendimento Educacional Especializado. Este trabalho contribuirá com as necessidades da Educação Inclusiva, propondo reflexões e oferecendo materiais que apontarão novos caminhos a serem seguidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O atendimento educacional especializado na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-18) Faria, Nivea Regina Marsura [UNIFESP]; Lourenço, Érica Aparecida Garrutti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação inclusiva no município de Guarulhos durante a Pandemia da COVID-19.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02) Pereira, Tatiana [UNIFESP]; Lugli, Rosario Silvana Genta; http://lattes.cnpq.br/3929484045232270O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo fazer uma breve retomada sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil, como ela surgiu e principalmente investigar como foi o processo de ensino remoto para os alunos de inclusão da rede Municipal de ensino de Guarulhos, durante a Pandemia da Covid-2019 no ano de 2020. Esta pesquisa foi feita por meio de três entrevistas, não presenciais, por conta da Pandemia, utilizando recursos tecnológicos de gravação de áudio, com três pessoas envolvidas na educação que atuaram de forma direta no atendimento aos educandos da inclusão no ano de 2020 no Município pesquisado, são elas, uma educadora do AEE, uma estagiária de inclusão e uma educadora do ensino Fundamental I, que por meio de suas falas puderam evidenciar quais as principais dificuldades enfrentadas, tanto pelos educadores quantos pelos educandos, durante o ensino remoto. A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é garantida por leis e documentos internacionais que asseguram a inclusão de todos, sem distinção ou segregação, nas escolas, dessa forma, com essa pesquisa foi possível entender quais medidas foram adotadas no Município para garantir um atendimento de qualidade aos educandos com deficiência. Além disso, pode-se evidenciar quais mudanças ocorreram durante os anos em relação a inclusão de crianças com deficiências no ambiente escolar e quais Políticas Públicas existem atualmente e se foram respeitadas durante o ensino remoto. Ao final da pesquisa estão anexadas as transcrições na íntegra das entrevistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Famílias de crianças autistas questionam o Atendimento Educacional Especializado: contribuição da pesquisa etnográfica para um debate (in)tenso(Revista Horizontes, 2024-06-01) Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Objetiva-se analisar a expectativa de familiares de autistas em relação ao Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental. Apresenta-se a pesquisa etnográfica em escola pública que possibilitou registrar o diálogo utilizado para expor seu argumento central. Como método expositivo, o diálogo é tratado como achado etnográfico, pois mostra o ponto de tensionamento entre familiares e docentes do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados mostram que familiares questionam especificamente a ausência de procedimentos terapêuticos especializados em autismo no Atendimento Educacional Especializado. Discutiu-se com base na antropologia da expertise. Outros achados etnográficos indicam que a expectativa descaracteriza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. The objective of the article is to analyze the expectations of families of autistic people in relation to Specialized Educational Service in elementary school. The introduction presents ethnographic research in a public school that made it possible to record the dialogue that is used to present its central argument. As an expository method, the dialogue is treated as an “ethnographic finding”, as it shows the point of tension between family members and AEE teachers. The results show that family members specifically question the absence of specialized therapeutic procedures for autism in the AEE. The discussion was based on the anthropology of expertise, and in the conclusion other ethnographic findings indicate that the expectation mischaracterizes Special Education from the perspective of Inclusive Education.
- ItemSomente MetadadadosA formação de professores para atendimento educacional especializado : um estudo sobre a relação entre educação e saúde em um curso de pós-graduação lato sensu(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-09-19) Guimaraes, Gisele da Silva [UNIFESP]; Covic, Amalia Neide [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The study intent to contribute with an improvement of knowledge to help teachers for Specialized Educational Services for the student with intellectual disability area of Education and Health. The main focus of the research is investigating the relationship between Education and Health in a in graduate school offered to teachers who will work with Specialized Educational Services for children and young with Intellectual Disabilities. Furthermore, the research provides with specific objectives: (1) Finding meaning units in the curricular structure of a course in graduate school. (2) Interpret the meaning units from the studies on teacher knowledge; (3) Identify arguments that relate education and health and the course of study. The categories that guided the analyzes are related to the knowledge of teaching: Knowledge of Vocational Training, Disciplinary knowledge, Curricular knowledge, Experiential knowledge and Social knowledge. The search to answer this question is sustained by studies with construction in a space with qualitative methodology, for analysis of a course offered by a Municipal Education and taught by teachers of a State University. The course is intended for teachers interested in working in Specialized Educational Services Intellectual Disabilities. The production data was made with predominantly qualitative methodology, method of documentary research, associated with the content analysis. The documents were sought answers to the proposed objectives. The study worked two groups of meanings, the curriculum Lattes of teachers of the course and course menus. The authors have chosen to support the analyzes were mainly from Education area - Nóvoa (1992, 1995); Sacristán (1999, 2002, 2005); Zeichner (1993), in the area of health - Canguilhem, (1995) and, authors shed building learning content Garcia (1999); Mizukami (2002); Shulman (1986, 1997); Tardif (2002). In the study it was observed that the relationship between education and health is by technical rationality, strand opposite to the processes of "learning to be a teacher". Like other research indicated referrals to those conducted with graduate students in the course.
- ItemRestritoA sala de recursos multifuncional nos processos de inclusão escolar: percepções sobre suas ( im)possibilidades(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-02) Vale, Lorayne Cristina do [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/6628162079972687Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como professores, coordenadores pedagógicos, diretores e professores assessores de educação inclusiva compreendem o que é a Educação Inclusiva e em específico, o que é a Sala de Recursos Multifuncional (SRM). A partir disso, procuro responder à pergunta: a SRM é vista como um dispositivo de demarcação de território de incapacidades ou dispositivo de inclusão? A pesquisa ocorre no município de Santo André, com a participação de quatro escolas de educação infantil e ensino fundamental e um centro público que é destinado a educação de jovens e adultos. O estudo conta com um levantamento histórico e legal sobre os principais marcos da Educação Inclusiva no país e no município de Santo André, contextualiza a criação e instalação das Salas de Recursos Multifuncionais em âmbito nacional e municipal, e com entrevistas realizadas com interlocutores que atuam diretamente no chão da escola, em diferentes segmentos. As entrevistas são não estruturadas do tipo focalizadas com o intuito de dar liberdade às pessoas para falar. Na análise dos dados coletados tivemos como foco a psicologia histórico-cultural, sendo seu principal representante Vigotski e como método utilizamos os núcleos de significação por nos permitir estudar a relação entre sentido e significado construídos pelo sujeito a partir da realidade da qual ele faz parte. Para apoiar, fez-se uso do Goffman, considerando a análise institucional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-31) Garcia, Gínez [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3608880141633414; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment.