Navegando por Palavras-chave "Atividade orientadora de ensino"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprender a ensinar frações a partir do conceito de atividade orientadora de ensino : um estudo com professores de quartos e quintos anos do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-21) Zeferino, Lidiane Chaves [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present work aims to adress the contribuitions to the teaching of fractions starting from a historical and cultural point of view, taken generally starting from the productions of Vigotsk, Davidov and the theory of activities propose by Leontiev (1983). Specially, in the organization of the teachings of concepts of fraction, the research shows as central issue investigate " How the organization of mathematics teaching, more specifically the concepts of fractions, starting from the contribuitions of the historical and cultural theory and the guiding activity of teaching, influences and its influenced by the development of theorical thinking of the teacher who teachs math in the fourth and fifth grade in the elementary school" For the substantiation of this research, we utilize as methodological references the historical dialectical materialism and as guiding principle the investigation of the teaching experiment, understood as a method of investigation who allows the study of the essence of internal relations between the different procedures of the education and teaching, which occured in the form of a extension course turned to continuing education of teachers of the 4th and 5th grade of elementary school. The collected data during the procces of investigation were analyzed and organized isolated: "The movement the movement of theoretical thought and the organization of fraction teaching". According with the results, the research shows that both the knowledge about the concept of fractions, as to the organization of teaching are anchored in the characteristics of empirical thinking, limiting the concept of fraction to its dimension of discrete quantification. Such context difficult the teaching and the learning of this concepts, because it does not set the relation with the essentials elements of the concept, for example the genesis of the fraction, therefore distancing from the development of the theoretical thinking.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividade de ensino de professores dos anos iniciais: organização do ensino do conceito de número a partir das contribuições da atividade orientadora de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-15) Staquecini, Márcia Maria [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305; http://lattes.cnpq.br/1279069038694365Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a organização do ensino do conceito de número no movimento de formação continuada de professores de matemática nos anos iniciais, a partir das contribuições da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Tomando como premissa os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, realizamos um experimento formativo materializado na forma de um curso de extensão universitária direcionado a um grupo de professores que atuam em uma escola pública na periferia de Guarulhos (SP) em horário de discussão pedagógica. Os dados produzidos foram captados por meio de gravações audiovisuais, registros escritos dos professores e registros da pesquisadora em diário de campo. A análise dos dados se deu por meio de Episódio e Isolados que buscaram evidenciar, ao longo dos encontros, como os professores consideraram três elementos fundamentais da AOE na organização do ensino de número: a coletividade, a ludicidade e os nexos conceituais. Os resultados revelaram que a apropriação, pelos professores, das ideias fundamentais que constituem a AOE impactou a organização do ensino de números e o sistema de numeração decimal na direção de uma prática mais conceitualmente consistente e mais humanizada, ao considerar a coletividade como diferencial na organização da sala de aula.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação continuada de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico: contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade orientadora de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Zeferino, Lidiane Chaves [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305; http://lattes.cnpq.br/2603700058365117A presente pesquisa de doutorado investigou as contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para a Pesquisa sobre a Formação Continuada de professores que ensinam matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico. As aproximações e convergências entre a Atividade Orientadora de Ensino e a Teoria da Objetivação foram organizadas a partir de quatro eixos: Princípios Teóricos; Organização do Ensino; Processo de Análise e contribuições para a pesquisa; e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. O experimento formativo, organizado a partir dos princípios da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria da Objetivação, foi tomado como princípio orientador da investigação, no formato de um curso de extensão para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise da realidade apreendida deu-se por meio da abordagem multimodal, resultando na organização de duas Dimensões, cada uma composta de Episódios. A Dimensão de análise “O papel dos pesquisadores: caminhos da organização da formação continuada de professores que ensinam matemática”, analisou como os pesquisadores organizaram e desenvolveram a formação continuada dos professores que ensinam matemática, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Esta Dimensão é constituída por três Episódios que focam a intencionalidade como princípio organizador do ensino, a organização do experimento formativo e o labor conjunto, evidenciando os caminhos da ética comunitária. A segunda Dimensão de análise “Os professores que ensinam matemática: A Organização do Ensino” é composta por três Episódios que abordam as compreensões iniciais dos professores sobre a organização do ensino, os indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico e sua influência na organização das práticas docentes, e o labor conjunto entre os professores. A análise dos dados revelou a importância da intencionalidade na organização do ensino e de uma abordagem pedagógica que promova uma compreensão teórica dos conceitos algébricos, o que permitiu, nessa pesquisa, a estruturação das ações de formação a partir dos princípios: Estudos dos nexos conceituais e camadas de generalidade; Elaboração da Situações Desencadeadoras de Aprendizagem – SDA (a partir do Movimento lógico-histórico, Proposta Inicial, Discussão Teórica e Identificação dos Nexos Conceituais, Solução coletiva, Análise); Preparação dos instrumentos mediadores; Levantamento de estratégias para promover o labor conjunto; Desenvolvimento da SDA no espaço formativo; e Avaliação e replanejamento. Defendemos a tese que a complementaridade entre os princípios teóricos da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino contribui para a organização e desenvolvimento de uma proposta de formação continuada de professores promotora do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados da pesquisa permitem afirmar acerca da importância de programas de formação continuada que incorporem aspectos teóricos e metodológico da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino, promovendo a atividade coletiva e o labor conjunto entre os envolvidos, com vistas à objetivação do saber algébrico e ao desenvolvimento de um pensamento analítico. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o avanço das discussões na Educação Matemática, ao destacar a importância das abordagens educacionais ancoradas na Teoria Histórico-Cultural como subsídios para a formação continuada de professores e para o desenvolvimento de ações de formação docente voltadas ao ensino de conhecimentos algébricos desde os anos iniciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Matemática na educação infantil? Contribuições da atividade orientadora de ensino para a (re)organização da prática docente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-10) Amorim, Gisele Mendes [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa buscou evidenciar as contribuições do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como desencadeador da mudança de prática de professores de Educação Infantil, especificamente na organização do ensino de noções matemáticas. Tomando como ponto de partida um contexto escolar no qual as professoras manifestaram dificuldades em organizar e desenvolver atividades matemáticas que superassem a questão cotidiana e utilitária dos conceitos, e ancorando-nos na psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e no conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE), organizamos e desenvolvemos um curso de extensão universitária, tomado como experimento didático, com o objetivo de problematizar, a partir de tais pressupostos teóricos, o processo de ensino da matemática. As ações docentes voltadas a planejamento, desenvolvimento das atividades, avaliação e socialização de todo o processo de organização de ensino da matemática numa perspectiva histórico-cultural propiciaram a produção de dados que foram coletados e organizados em três isolados interdependentes, posteriormente divididos em episódios. A análise desses episódios e isolados revelou indícios do movimento de mudança da prática docente na organização do processo de ensino da matemática. No isolado “Conceitos Matemáticos em Movimento”, vimos que as aprendizagens docentes em relação aos conceitos matemáticos estabeleciam-se com base nos conceitos espontâneos ou cotidianos, situação que foi se modificando ao longo do experimento didático por meio da apropriação de elementos do conceito de AOE. O isolado “Mediação como elemento fundamental para ensinar e aprender matemática” apresentou a importância da mediação no processo de aprendizagem do professor em atividade de ensino, rumo à ressignificação e mudança de sua própria prática, em processo de mudança de sentido docente atribuído aos modos pelos quais as crianças aprendem, à potencialidade do jogo e da história virtual no processo de ensino dos conceitos matemáticos. O isolado “Organização do Ensino da matemática na educação infantil” revela o movimento de reorganização das ações docentes mediante a apropriação do conceito de número como produção humana constituída historicamente e dos meios de sua constituição, num movimento de reorganização consciente do ensino, voltado à apropriação da gênese do conceito e não mais das suas características observáveis. O resultado da análise dos dados demonstra que as professoras ressignificaram o motivo e o sentido de sua atividade, diante de uma reorganização que se mostra para elas mais eficazes do que a prática anterior pautada apenas em situações cotidianas. Desta forma, ao acompanhar o movimento de aprendizagem docente em experimento didático fundamentado na perspectiva histórico-cultural, esta pesquisa pôde constatar a potencialidade do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como propiciador de mudança da prática docente a partir de uma nova organização do ensino da matemática na Educação Infantil.