Navegando por Palavras-chave "Atomic models"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do tema “Modelos atômicos” em livros didáticos do PNLD 2021 pelas lentes da história da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Sewaybricker, Henrique de Melo [UNIFESP]; Antunes-Souza, Thiago [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2333371957286724; http://lattes.cnpq.br/0189576514699413O presente trabalho teve como objetivo analisar os de livros didáticos do PNLD 2021, focalizando na abordagem do tema “modelos atômicos”, baseada nas concepções da História da Ciência. Embora seja um tema há muito estudado no campo da Educação Química, a revisão bibliográfica demonstrou que não há estudos sobre a edição mais recente do PNLD. A análise dos livros ocorreu por meio de quatro dimensões, sendo elas: Vida dos Personagens (VP), Abordagem das ideias (AI), Evolução da Ciência (EC) e Quem Faz a Ciência (QFC). As categorias foram elaboradas para possibilitar a análise de diferentes aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam para uma semelhança na abordagem das categorias VP e QFC entre os livros analisados, sendo utilizados apenas dados bibliográficos simples na introdução dos cientistas. Em relação à EC percebe-se que prevalece uma visão linear e acumulativa da ciência, no qual a abordagem inicia-se a partir do pensamento grego sobre a matéria e vai até o modelo de Bohr. Por fim, a categoria AI é a que mais difere um livro do outro, no caso da editora SM e Moderna o assunto é tratado em um único capítulo, a editora Scipione apresenta os modelos em dois capítulos distintos, enquanto a editora FTD optou por apresentar o tema no formato de linha do tempo com os “principais marcos” do desenvolvimento atômico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estratégia de formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no pck dos professores sobre modelos atômicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24) Lacerda Junior, Marcos Pereira de [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valéria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748; https://lattes.cnpq.br/4952133239253793A escola é um espaço formativo de professores, considerando que a própria atuação docente estrutura conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. Tais conhecimentos são estruturados e desenvolvidos a partir da reflexão do professor durante sua prática, por meio da verificação de ações que foram exitosas ou não. Com o intuito de potencializar e favorecer a formação continuada de professores no ambiente escolar, esta pesquisa foi estruturada em uma intervenção com o objetivo de sistematizar os domínios de conhecimento pedagógico a partir da reflexão estimulada no PCK de professores de química. A intervenção baseou-se no conteúdo de modelos atômicos e contou com a participação de dois professores de Química que lecionam para o ensino médio em uma escola de ensino público contemplada pelo programa de ensino integral, na região norte do município de São Paulo. A coleta de dados iniciou com a entrevista semiestruturada para identificar a formação inicial dos professores participantes, na sequência a entrega do plano de aula e a gravação de uma aula sobre modelos atômicos de cada professor. Após assistirem suas próprias aulas com o intuito de iniciar a reflexão estimulada, os professores preencheram os instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth para concluírem o processo reflexivo. Na sequência os professores elaboraram um novo plano de aula sobre o tema modelos atômicos. Finalizou-se a coleta de dados com a entrevista aberta para verificar suas autopercepções dos professores após o processo de reflexão estimulada. Para a análise dos dados dos planos de aula foi realizada a intercorrelação dos itens presentes. De forma geral, os demais dados foram sistematicamente organizados individualmente para cada professor por meio da categorização dos dados. A sistematização dos domínios de conhecimento no PCK de cada um deles foi identificada pelos planos de aula que apresentaram antes e após a intervenção e pelos instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth. Após o processo reflexivo, foi observado que o professor A implementou a história da ciência em sua aula e o professor B estruturou sua aula com o foco no protagonismo juvenil dos estudantes. Levando em consideração a autopercepção dos professores no término da intervenção, verificou-se que o professor A apontou a importância da reflexão na prática pedagógica e o professor B expôs a relevância do planejamento de sua atuação docente na rotina escolar, possibilitando o uso deste conjunto de instrumentos para a formação de professores e colaborando no fomento de estratégias formativas para coordenadores pedagógicos.