Navegando por Palavras-chave "Avaliações"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dos exames de admissão ao vestibular: reflexões iniciais(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Souza, Ana Caroline Guedes de [UNIFESP]; Alcântara, Wiara Rosa Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1977977231651168O presente trabalho se insere na temática da relação entre currículo e avaliações externas. De modo mais específico, a pesquisa consiste em investigar, ainda que de modo inicial, as relações entre os exames de admissão e a definição dos programas de estudo do ensino secundário, no Brasil, entre os anos de 1837 a 1911 e os programas do ensino médio e o vestibular nos dias atuais. Os exames de admissão ao ensino superior, organizados como exames parcelados, mesmo após a instalação do Colégio Pedro II, têm estrita relação com a (des)organização do ensino secundário no Brasil. Nessa esteira, pretende-se, também, fazer incursões preliminares acerca das relações entre o Vestibular e o currículo do ensino médio. O trabalho ainda trata de reformas educacionais que ao longo dos anos alteravam e organizavam o ensino secundário. O desenvolvimento será realizado a partir de pesquisa bibliográfica, através de levantamento bibliográfico, confronto de legislação e literatura. Pretende-se fazer uma reflexão inicial acerca da temática de exames de admissão no período do ensino secundário e vestibular no período atual. Nota-se muitos trabalhos acerca desses temas, porém de maneira isolada. Metodologicamente, pretende-se articular ideias estudadas isoladamente por outros autores com o fim de compreender melhor como a (des)organização do ensino secundário favoreceu a exclusão de parcelas da população jovem dos processos de escolarização em nosso país.