Navegando por Palavras-chave "Cadeira de rodas"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da satisfação da cadeira de rodas e serviços relacionados de pessoas com deficiência no município de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Souza, Rafael Alves Carvalho de [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/7415295397121026; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação de usuários de cadeira de rodas, assim como a satisfação com os serviços relacionados no processo de dispensação. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. Participaram 14 usuários de cadeira de rodas. Foi realizado um levantamento através de formulário criado pelos autores, com a finalidade de mensurar, dentre pacientes ambulatoriais que receberam prescrição de Cadeira de Rodas, se conseguiram o equipamento, em quanto tempo, com quais recursos e se o mesmo corresponde à prescrição feita pelo profissional capacitado. Em seguida foi realizado o preenchimento do questionário de Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec (B-Quest). Resultados: 14 participantes finalizaram o estudo. Sete homens e sete mulheres com idade entre 18 e 70 anos, média 35,71 anos (+ 15.96). O score de satisfação com a cadeira de rodas foi igual a 3,45 (+1,23), ou seja, os participantes estão “mais ou menos satisfeitos” com suas cadeiras de rodas. O score de satisfação com o serviço foi igual a 2,4 (+1,07), ou seja, os participantes mostraram-se “pouco satisfeitos” em relação aos serviços que utilizaram para adquirir a cadeira de rodas, como relação com profissionais, treinamento e serviço de manutenção do equipamento. O score total do B-Quest foi de 3, participantes encontram-se “mais ou menos satisfeitos”. Conclusão: Os 14 participantes se encontram de uma maneira geral “mais ou menos satisfeitos” tanto com a cadeira de rodas que utilizam diariamente quanto com os serviços relacionados. Mediante o panorama conceitual que envolve a temática da dispensação de cadeira de rodas, um esforço deve ser feito para melhorar a capacitação dos profissionais da área, com o objetivo final de aumentar a satisfação do usuário com a tecnologia e consequente ampliação a sua participação e qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da satisfação do usuário em relação a cadeira de rodas e serviços relacionados da região Metropolitana da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-10) Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]; Silva, Maria Stella Peccin da [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/0428199048138850; http://lattes.cnpq.br/7869059238387906; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de pessoas com deficiência sobre a cadeira de rodas e serviços relacionados. Trata-se de um estudo transversal, comparativo e de abordagem quantitativa. Quarenta e três usuários de CR da Região Metropolitana da Baixada Santista responderam a um questionário sociodemográfico e a Avaliação de Satisfação com Tecnologia Assistiva do Usuário de Quebec (B-Quest). Os usuários (n=43) apresentaram estar “mais ou menos satisfeitos’’ com os aspectos da CR (3,41) e ‘’pouco satisfeitos’’ com os serviços (2,80). Foi observado maior satisfação em relação às CR monobloco (3,69, p=0,015) e motorizada (3,93, p= 0,008) em comparação a CR acima de 90Kg (2,66). Os usuários de CR apresentaram maior satisfação em relação ao serviço privado (3,14, p = 0,012) em comparação ao serviço público (2,28). Os três aspectos mais importantes declarados pelos usuários foram ''segurança '' (n= 25, 59,5%), ''conforto'' (n= 23, 54,8%) e ''durabilidade'' (n= 23, 54,8%). Um dos maiores desafios da região é aumentar a conscientização de todas as partes envolvidas sobre as 8 etapas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde na prestação de CR. Palavras chaves: cadeira de rodas; serviços de saúde; saúde pública; tecnologia assistiva
- ItemAcesso aberto (Open Access)Descrição de acidentes com usuários de cadeira de rodas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Silveira, Milena Garcia [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/4596400643399385; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: No último censo do IBGE em 2010, o número de pessoas que declarou ter algum tipo de deficiência aumentou no Brasil, são cerca de 45,6 milhões de pessoas (IBGE, 2010). A deficiência motora é a segunda mais aparente, e atinge aproximadamente 13 milhões de pessoas o que corresponde a 7% dessa população (IBGE, 2010). A deficiência motora pode ser relacionada com diversas causas, problemas genéticos, doenças degenerativas ou infecciosas, traumas e condições adquiridas (CASTRO et al, 2008). Para oferecer uma vida com mais qualidade para as pessoas com deficiência motora existem as Tecnologias Assistivas (TA), uma delas é a Cadeira de Rodas (CR). Com o reconhecimento e a regulamentação do SUS, o terapeuta ocupacional está apto a prescrever a CR e outros equipamentos de TA, pois o terapeuta ocupacional está ligado ao processo de reabilitação e nas adaptações da execução das atividades de vida diária, assim tem habilidades para descrever e especificar os equipamentos, compreendendo as necessidades dos usuários, e as possibilidades de escolha do produto (GALVÃO et al, 2013). Objetivo: Com isso nesse estudo foi analisado a satisfação de usuários de CR com os equipamentos que estão em uso e com os serviços prestados em relação a CR. Também foi pesquisado através de entrevista a frequência de acidentes e quedas dos usuários de CR e as principais causas desses acidentes. Resultados: Foi constatado o baixo nível de satisfação dos usuários de CR e um número considerável de acidentes ocorridos em relação a CR. Conclusão: Espera-se que este trabalho, possa contribuir para o fomento de novas pesquisas nessa área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Instrumentos utilizados na adequação postural em cadeira de rodas que passaram por adaptação transcultural para a língua portuguesa (Brasil)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Barreto, Jéssika Pereira [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; Andrade, Luana Foroni; http://lattes.cnpq.br/3038056348918921; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; https://lattes.cnpq.br/7985950453876718; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo é uma revisão de literatura narrativa sobre os instrumentos adaptados transculturalmente para língua portuguesa na área de adequação postural em cadeira de rodas. Para obtenção dos estudos foram realizadas buscas nas bases de indexação que resultaram na extração de 28 artigos, após a exclusão de duplicatas, artigos fora da temática e adição da busca manual, obtivemos o resultado de artigos que contemplaram 5 instrumentos utilizados na adequação postural. Os itens de avaliação foram analisados em relação às orientações do Ministério de Saúde para etapas para dispensação de cadeiras rodas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revisão integrativa: Biomecânica da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-11) Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/7869059238387906; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Indivíduos com lesão medular (LM) do tipo paraplegia realizam propulsão por meio da cadeira de rodas manual (CRM) como recurso alternativo, a fim de promover mobilidade e realizar as atividades da vida cotidiana com maior independência e autonomia. No entanto, a inadequada configuração da cadeira de rodas, assim como o uso prolongado dos membros superiores (MMSS), pode afetar a eficiência da propulsão. Objetivo: Sendo assim, o presente estudo incorporou a metodologia da revisão integrativa para identificar e avaliar estratégias baseadas em níveis de evidências sobre a biomecânica da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método: Foi realizado uma busca de estudos sobre a biomecânica da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular nas bases de dados eletrônicas PubMed, LILACS e SciELO, entre os anos de 2008 a 2018. Resultados: No total, foram encontrados 64 estudos, sendo que, destes, nove constituíram a amostra final da revisão. Dois estudos foram classificados como nível III-2 de evidência. Enquanto, sete estudos foram classificados como nível IV. As evidências indicam que para realizar uma propulsão eficiente e evitar a demanda excessiva ou sobrecarga dos membros superiores é preciso considerar: a velocidade da mão/punho ao aro de propulsão, a posição da liberação da mão durante o impulso, o tamanho do encosto, a manutenção do peso corporal, o nível de atividade diária, a intensidade da propulsão, a posição dos membros superiores durante a fase de impulso e o tempo de lesão. Conclusão: A fim de proporcionar aos usuários de cadeira de rodas uma propulsão eficiente, os profissionais da área de saúde devem considerar a relação entre a técnica de propulsão, configuração da cadeira de rodas, características do usuário e fatores que podem causar dores e lesões nos MMSS