Navegando por Palavras-chave "Ciências da saúde"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito da variação diurna na resposta da cinética do VO2 de ciclistas treinados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-02-22) Santana, Marcos Gonçalves de [UNIFESP]; Mello, Marco Tulio de [UNIFESP]; Denadai, Benedito Sérgio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1907479250833033; http://lattes.cnpq.br/4215971444001756; http://lattes.cnpq.br/3117518320254299; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Avaliar a influência da hora do dia nos parâmetros da cinética do consumo de oxigênio (V02) durante exercício muito intenso. Métodos: Nove ciclistas treinados, do gênero masculino (idade: 25±3.8 anos, massa corporal: 66.8:t 4.6 kg, altura: 174.4±6.7 cm e V02max 63.0±2.73 ml.kg-1.min-1), realizaram em cíclo-ergômetro, um teste incremental (11 :00 h) e repetidas transições de carga constante (08:00, 13:00 e 18:00 h) em dias diferentes. Foram realizadas duas transições de carga constante para cada horário, com um intervalo de 1 h entre as transições. A intensidade da carga utilizada nas transições foi de 75 por cento (75 por cento da diferença entre o V02 no limiar de lactato e o V02max)' Resultados: Os valores da constante de tempo do componente primário (19.3± 2.5 s, 18.4±3.0 s e 19.7±3.9 s) e da amplitude do componente lento (735 :t 81 ml.min-\ 764 :t 99 ml.min-1 e 680 :t 121 ml.min-1) não apresentaram diferenças significativas nos diferentes horários (08:00 , 13:00 e 18:00 h), assim como os demais parâmetros da cinética do V02. Conclusão: Estes resultados sugerem que as respostas da cinética do V02 de ciclistas treinados durante exercício muito intenso (75 por cento∆), não sofrem influência da hora do dia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Farmácia Universitária e formação generalista: uma primeira aproximação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-04-29) Ribeiro, Ana Lúcia Faria [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Junto ao movimento de reorganização da assistência à saúde no país se impõe a reprofissionalização do farmacêutico, focada no paciente ao invés do medicamento. A Farmácia Universitária (FU) neste sentido se coloca como cenário estratégico de formação profissional, referendada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Neste contexto se inscreve a proposta de “proceder ao diagnóstico da instalação da Farmácia Universitária na cidade de São Paulo e ABC”. Envolvendo abordagem quanti-qualitativa o estudo comportou três movimentos: o mapeamento regional da implantação do estágio em Farmácia Universitária – a partir de contato telefônico; a identificação do olhar dos coordenadores de curso sobre a formação generalista; – lançando mão de entrevistas; e, finalmente o olhar dos supervisores de estágio sobre a implantação e concretização da Farmácia Universitária, também a partir de entrevistas. Foram identificadas dezenove faculdades de Farmácia, das quais cinco (26,3%) contavam com Farmácias Universitárias. Tal resultado sinaliza para um processo ainda incipiente de instalação das FU. A adesão à formação generalista está, formalmente, incorporada nas instituições onde foi referida a presença das FU, concebida como contraposição à tradicional formação especializada na graduação. Tendo por referência a aproximação ao paciente, os coordenadores, enfatizando o ensino pelo trabalho, que permite o desenvolvimento de competências elencadas nas DCN, referem a FU como cenário de aprendizagem. A exemplo dos coordenadores, os supervisores enfatizam a formação generalista como contraposição à formação especializante. Eles apontam para o papel das FU na reprofissionalização do farmacêutico, na linha do aprendizado pelo trabalho, colocando o aluno em contato com a realidade concreta o que favorece a ressignificação de conhecimentos. Mantida a estrutura disciplinar, não se alcança rever a configuração do currículo. Nestas condições a FU se coloca como um adendo e não como um eixo ordenador da revisão do projeto pedagógico como um todo. Configurase, assim, o espaço de oportunidades a ser explorado que delineia a amplitude do desfio a ser enfrentado no cumprimento das DCN’s.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência do Sistema Colinérgico na sensibilização ao efeito estimulante do etanol(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-01) Takahashi, Shirley [UNIFESP]; Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de [UNIFESP]; Oliveira, Maria Gabriela Menezes de; Quadros, Isabel Marian Hartmann de; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Various neurotransmission systems have influence on the behavioral sensitization process developed after repeated administration of some drugs of abuse, among them the cholinergic system, which modulates the dopaminergic pathway’s functioning. In this study we evaluated the influence of scopolamine (an antagonist of cholinergic muscarinic receptors) on the development and _expression of behavioral sensitization to ethanol (Study I), as well as on the M1 binding, in animals classified as presenting high (AS) or low (BS) sensitization to ethanol (Study II). In Study I, four groups of male Swiss albino mice received one of the following during 21 days: saline+saline (sal/sal); 1.0 mg/kg of scopolamine+saline (escop/sal); salina+2.2 g/kg of ethanol (sal/2.2EtOH) or 1.0 mg/kg scopolamine+2.2 g/kg of ethanol (escop/2.2EtOH). Their locomotor activity was recorded during 20 minutes on the first, 7th, 14th and 21st days of treatment. Acutely, neither ethanol nor scopolamine altered their locomotor activity; however the co-administration of the both drugs induced a significant depressor effect to which tolerance was developed. Only the sal/2.2EtOH group developed sensitization. After the treatment, 3 challenge tests were carried out (on days 28th, 31st and 34th), in which half of the sal/sal group received saline and the other half received the challenge drug (ethanol in challenges 1 and 2 and scopolamine in challenge 3). In challenges 1 and 3 the animals were tested in activity cages and only the sal/2.2EtOH and escop/2.2EtOH groups expressed sensitization, suggesting there is cross-sensitization between ethanol and scopolamine. In challenge 2, which was conducted in a new environment (open-field arena), the _expression of the sensitization was blocked. In Study II, mice were treated during 21 days with saline or 2.2 g/kg ethanol (i.p.) and the ethanol treated mice were classified as AS or BS, according to their locomotor activity on day 21st. The animals were sacrificed and the bindings to M1 sites were examined by auto-radiographic analyses. No significant differences were found among groups (AS, BS and control) in any of the 20 brain regions analyzed. The present results suggest that scopolamine influences the process of sensitization to ethanol and that the cholinergic system participates in this process. However, the neuroadaptation that occurred after chronic ethanol treatment does not seem to change the binding to M1.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenções de desenvolvimento docente na graduação em instituições de ensino superior em saúde: uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Silva, Paulo Ricardo Giusti da [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Peccin, Maria Stella [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0428199048138850; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/7926107875266208; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Contexto: As pesquisas na área de desenvolvimento docente em saúde são amplas e envolvem estudos de caráter qualitativo e quantitativo, de acordo com o tipo de pergunta a ser respondida. No que tange ao desenvolvimento docente em cursos de graduação da área da saúde, faltam estudos que avaliem a efetividade das diferentes intervenções destes programas em relação aos docentes, discentes e instituições. Objetivo: avaliar a efetividade das intervenções dos programas de desenvolvimento docente em professores de graduação de Instituições de Ensino Superior em Saúde, nos discentes e nas respectivas instituições e fundamentar a construção de uma plataforma interativa online para desenvolvimento docente. Métodos: Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados: MEDLINE via PubMed (1948 a 16 janeiro de 2014), EMBASE via Elsevier (1980 a 16 de janeiro de 2014); Portal de Pesquisa BVS - LILACS-Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde via formulário IAHX / IBECS – Índice Bibliográfico da Espanha em Ciências da Saúde / BDENF – Biblioteca da Enfermagem / COCHRANE (1982 a 16 janeiro de 2014), ERIC via Web (1964 a 16 de Janeiro de 2014) e BEME (2000 a 16 de Janeiro de 2014). Seleção dos estudos: Foram incluídos estudos controlados randomizados que avaliaram os efeitos dos programas de desenvolvimento docente em professores da graduação de instituições de ensino superior em cursos da área da saúde. Coleta de dados: Dois autores, independentes, realizaram a extração de dados e avaliação do risco de viés. Resultados: Foram identificados 3.946 artigos, 26 livros e 22 teses. Destes, 83 foram selecionados para avaliação inicial. Foram incluídos cinco estudos controlados randomizados, envolvendo um total de 283 participantes em intervenções direcionadas para o desenvolvimento docente. Na avaliação dos desfechos educacionais, segundo Kirkpatrick, um estudo foi classificado no nível 4B, cinco no nível três, três no nível 2B, quatro no 2A e três no nível 1. Nenhum dos cinco estudos foi classificado com baixo nível de viés para todos os domínios avaliados. A média do Medical Education Research Study Quality Instrument (MERSQI) para os cinco estudos foi de 15,7 pontos. Quanto aos resultados dos desfechos avaliados, foram definitivamente benéficos à participação no programa de desenvolvimento docente, conscientização de pontos fortes e problemas, assim como o desejo de avaliar e melhorar o método de ensino, alterando a forma de ensinar durante o período de atividade docente em que se encontravam, mudanças na avaliação, feedback e mudanças no aumento da retenção do aprendizado. Conclusão dos autores: As evidências disponíveis por meio de estudos controlados randomizados demonstram a efetividade dos programas de desenvolvimento docente na graduação dos cursos da área da saúde. Mais estudos controlados randomizados são necessários para reforçar os achados dos estudos incluídos nesta revisão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Jornal da Paulista: a configuração de um meio de divulgação universitária numa perspectiva histórica(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2009-12-01) Teixeira, Carlos Antonio [UNIFESP]; Silva, Márcia Regina Barros da [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Centro Universitário Adventista de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article is the result of a master's research developed at Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde of Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2007). It aims to present the description and analysis of the historical trajectory of Jornal da Paulista, the newspaper issued by Escola Paulista de Medicina in 1987, which circulated until 2003, when this institution had already turned into a university. Based on the theoretical framework of the semiotician Eric Landowiski, the trajectory of Jornal da Paulista was divided into three phases. At first, the newspaper was used as a publication targeted at the dissemination of the institution and to respond to the need of internal communication; in the second phase, there was an intensification of the publication of scientific articles; and the third phase was evaluated as a time when the newspaper was fully engaged in the public communication of the health sciences. The conclusion is that Jornal da Paulista was mainly a media channel for the public communication of the health sciences.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Potenciais cognitivos evocados durante a codificação de itens distintos e relacionados entre si: efeitos sobre a recordação livre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-27) Ruiz, Ana Maria Nogueira [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rationale: In free-recall tasks there is a facilitation in recall of semantically related words inserted in the middle serial positions of lists of words with no other relations between them. This facilitation can be due to a series of undetermined cognitive processes such as: a) distinctiveness of the related items; b) activation of preexistent representations in memory; c) processes involved in the integration of related items. The present study sought to investigate the involvement of these processes in the facilitation effect employing both behavioural data and event related potential (ERP) alterations during encoding of words. Methods: Twenty-three undergraduates studied 80 fifteen-word lists in 4 sessions (20 random lists per session). The words in the lists were unrelated except for those in serial positions 7, 8, e 9 de 60 lists, resulting in 4 list types (20 of each) with: a) semantic relations (e.g. milk, cheese, butter); b) phonetic relations (e.g. sea, fee, knee); c) perceptual relations (words related by the type font); d) no relations (control lists). Free-recall was obtained after presentation of each list. ERPs were registered from Fz, Cz and Pz during encoding of words in positions 7, 8, 9 and 10. Results: Recall facilitation varied between lists (semantic> phonetic> perceptual > control). ERPs showed modulations of components identified as P300, N400 and another late positive component (LPC) that varied according to type of relation and electrode location. Among perceptually related words, only that in the 7th serial position was more recalled than in the control list and it led to a positivity that corresponded to a P300. In the 8th and 9th words in the lists with semantic and phonetic relations the N400 was less negative than in control lists but did nor reflect the recall pattern (semantic > phonetic). An LPC occurred only in the 8th word in the semantic lists at FZ and in the 9th in all electrodes in both lists with semantic and phonetic relations which reflected the recall pattern. Conclusion: Results suggest that semantic facilitation effects can be attributed to different processes that occur together at encoding of related stimuli and that are not only due to P300 changes triggered by distinctiveness. P300 amplitude predicted recall only of single distinct items. When there was an opportunity of grouping two or three items such as in the semantic and phonetic lists, N400 and LPC participated in the facilitation effect.