Navegando por Palavras-chave "Ciências sociais"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adesão ao tratamento para tuberculose: uma etnografia no Instituto Clemente Ferreira - São Paulo/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-18) Posses, Isabela Pellacani Pereira das [UNIFESP]; Pereira, Pedro Paulo Gomes [UNIFESP]; Matsue, Regina Yoshie [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0117573990594433; http://lattes.cnpq.br/1474930426841995; http://lattes.cnpq.br/2656572425835545; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação visa compreender a adesão ao tratamento da tuberculose sob o ponto de vista dos pacientes e profissionais de saúde por meio de uma aproximação etnográfica em um ambulatório de atenção terciária à pessoas com tuberculose da cidade de São Paulo/SP, o Instituto Clemente Ferreira. A pesquisa de campo desenvolveu-se de junho a dezembro de 2014 e foram utilizadas as técnicas da observação participante e entrevistas. O material empírico foi interpretado pela perspectiva das ciências socias aplicadas à saúde. Os resultados deste trabalho nos possibilitou compreender um pouco da concepção de doença que os pacientes possuem, qual o impacto que a tuberculose causa no cotidiano deles, como lidam com a necessidade de realizar um tratamento, quais elementos incentivam ou impedem a adesão ao tratamento e ainda como os profissionais de saúde dessa instituição prestam assistência a esses pacientes e suas atitudes e percepções sobre aqueles pacientes que descontinuam o tratamento. Destaca-se que o processo de adesão não diz respeito apenas a ingestão diária de medicação, mas, sobretudo, ao contexto socio-cultural onde o tratamento acontece e a postura de profissionais de saúde que desconsideram a complexidade desse fenômeno e assim rotulam e marginalizam aqueles pacientes que descontinuam o tratamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alice Júnior e Valentina. a construção da personagem transvestigênere no cinema brasileiro contemporâneo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Canevezzi, Valentin [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567Este trabalho pretende abordar a construção das personagens transvestigêneres no cinema brasileiro contemporâneo, utilizando-se de dois dos filmes mais recentes com essa temática. Sob metodologia destacada por Pierre Sorlin em seu livro Sociología del cine: la apertura para la historia de mañana, os filmes Alice Júnior (2019) e Valentina (2020) serão foco de investigação profunda para que se possa apreender a construção das personagens e das relações que elas estabelecem ao longo do filme, sendo estas relações com terceiros, com o ambiente ou com elas mesmas. Para além disso, o trabalho abordará questões básicas de gênero com base na bibliografia sobre o tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dimensão da ética na pesquisa em saúde com ênfase na abordagem qualitativa(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2012-03-01) Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article addresses the ethical dimension in health research, relating it more specifically to the qualitative approach, based on contributions of the social sciences and ethnography in particular, as it presupposes building a relationship of trust and respect between researchers and researched subjects that is gradually configured. The ethical aspects permeate qualitative research from the choice of the subject matter, the methodological outlines, analysis of the results, to the commitment of providing a feedback for the researched subjects regarding the obtained information. The ethical aspects presuppose the value of an interpersonal relationship in which the different interests, values and worldviews stand as a possibility or not of a joint construction of knowledge. The choice of a subject or object of study is related to a particular life trajectory in which the researcher should ask himself, at all times, how to conciliate the constitution of an ethical attitude in relation to the researched subjects with his own desires, dreams, curiosities and expectations. The article aims to discuss such dilemmas experienced by the researcher, highlighting the importance of ethics for his personal, professional and socio-political growth, and emphasizing the desire for knowledge autonomy, solidarity with social groups and with people involved in the research. Based on the report of a research process, the article intends to contribute to the understanding of how ethical aspects are inextricably linked to research, and also to the researcher, bringing elements to the conduction of qualitative research especially in public health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teoria da corrupção, pensamento de floreal ferrara e o discurso da comissão parlamentar de inquérito sobre o “tratamento precoce” para a COVID-19(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Marques, Ana Alice [UNIFESP]; Carnut, Leonardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2575803021196614; http://lattes.cnpq.br/7672488925093411Objetivo: Este estudo visou compreender as contribuições que o pensamento político de Floreal Antonio Ferrara sobre a relação ‘saúde-corrupção’ ajuda para entender o caso da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil (2020-2022) sobre o chamado “tratamento precoce”. Método: Para tanto o estudo ocorreu em três fases gerando três artigos: primeiramente para melhor entender a categoria corrupção foi feita uma Revisão Sistemática Crítica em revistas e anais de congressos marxista, em segundo lugar uma Análise Crítica de Conteúdo dos tomos 1 e 2 de ‘Salud y Corrupción’ de Floreal Antonio Ferrara e por último uma Análise de Discurso de Bakhtin de 14 depoentes na CPI do COVID-19, escolhidos a partir dos nomes que aparecem no Relatório Final da CPI na sessão intitulada “tratamento precoce”. Para interpretação dos dados, usou-se o referencial marxista de Ferrara disposto nos dois tomos de sua obra ‘Salud y Corrupción’. Resultados: Ferrara tem uma visão aprofundada e radical da temática até mesmo quando comparado a outros autores marxistas que já colaboram no sentido de ampliar o entendimento da categoria. Traz consigo uma visão da corrupção como elemento estruturante do modo de produção capitalista, ou seja, que está intrínseco às relações sociais capitalistas e que tem origem na relação de exploração do trabalho e extração de mais valia, e que a mercantilização da saúde vai permeabilizando cada vez mais o setor às relações corruptas. Em diálogo com essa teoria onze temáticas foram objeto de análise no discurso dos depoentes da CPI: ‘o uso, a divulgação e o manejo da cloroquina/hidroxicloroquina é corrupção?’; ‘politização do “tratamento precoce”’; ‘pandemia comparada a guerra e discurso militar’; ‘discurso em defesa da vida’; ‘charlatanismo’; ‘discurso técnico-científico’; ‘autonomia médica’; ‘indústria farmacêutica’; ‘negacionismo’; ‘culpabilização individual’ e a ‘CPI vai acabar em pizza?’ Conclusão: As categorias erigidas em diálogo com Ferrara nos permite afirmar que o pensamento do autor ajuda a identificar com maior precisão a corrupção no caso estudado. Isto traz ao debate a crítica a visão meramente institucional e demonstra o potencial que sua interpretação sobre ‘saúde-corrupção’ tem em repolitizar a saúde coletiva.