Navegando por Palavras-chave "Computação"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A nova indústria do entretenimento sob a perspectiva neoschumpeteriana do progresso técnico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Zanotti, Marcos Paulo Lopes [UNIFESP]; Machado, Eduardo Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8965282450665242O avanço da computação, das tecnologias de comunicação e processamento, impulsionaram o desenvolvimento e aprimoramento das tecnicas de produção e consumo audiovisual, produto da Industria do Entretenimento. Os novos meios de produção e consumo são visiveis atraves de um processo denominado por Schumpeter como Progresso Técnico, onde por meio de um processo de criação e destruição, aprimoramento e inovação, o mercado se renova, criando novas oportunidades e culturas. A inovação é um componente chave para o Progresso Técnico, segundo a visão neoschumpeteriana, é composto por técnicas praticas e instrumentais e relações economicas e sociais, onde sua relevância economica e sucesso depende de sua inserção e aceitação no mercado, validando-se no consumo. A Industria do Entretenimento passou por diversos componentes da teoria neoschumpeteriana do progresso técnico para chegar a configuração atual, uma economia baseada no consumo de grandes massas atráves de ambientes digitais, abandonando os formatos fisicos e custosos e adentrando as novas funcionalidades das tecnologias de comunicação. Atraves da união dessas tecnicas e relações que surgiu o Streaming, modelo de sucesso mundial, utilizado hoje por grandes empresas da Industria do Entretenimento como meio de divulgação dos seus principais produtos. Por meio da revisão bibliográfica teórica da teoria neoschumpeteriana do progresso técnico, foi possivel relacionar as transformações recentes da Industria do Entretenimento ao progresso técnico da computação e traçar a trajetória das inovações do setor sob a ótica do consumo. A Industria do Entretenimento é um componente importantissimo para a economia, através dela que ocorre a divulgação e massificação de inovações e culturas, através do marketing e propaganda, inseridos no contexto atual do consumo audiovisual digital, que muda constantemente dada a velocidade de transformação desse setor correlacionado a computação.