Navegando por Palavras-chave "Curso"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições de um curso de formação continuada sobre vacinas para professores da educação básica visando o combate a fake news(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Gomes, Tamires Oliveira [UNIFESP]; Azzalis, Ligia Ajaime [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7255872247150001; http://lattes.cnpq.br/5895602899610824O tema vacinas costuma ser abordado superficialmente na educação básica. Nesse contexto, informações falsas (conhecidas como Fake News) podem persuadir estudantes a formarem opiniões incorretas sobre vacinação. O presente trabalho procurou desenvolver um curso, em formato EaD, para capacitar docentes a discutirem o papel da vacinação na qualidade de vida e como fake news podem ser prejudiciais à saúde. Foram convidados 5 docentes para participarem do curso como validadores dessa formação. Para desenvolver o curso foi utilizada a plataforma Moodle® a fim de garantir os melhores recursos tecnológicos necessários à formação. O curso é composto por três módulos, nos quais os docentes são convidados a refletirem sobre histórico das vacinas, calendário vacinal, impacto das fake news, como reconhecer fake news e formas de propor a discussão de vacinas em sala de aula. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e para a coleta dos dados foram utilizados questionários, atividades utilizadas no curso e elaboração de plano de aula pelos professores cursistas. Com essa pesquisa foi possível verificar que após a realização do curso, os professores incluíram em seus planos de aula a discussão sobre fake news na abordagem de vacinas. Os docentes também afirmaram que o curso apresenta bons materiais e boa navegação. Em relação a esse trabalho, espera-se que esse curso possa ser ampliado para mais docentes participarem e que fomente discussões sobre fake news relacionadas à saúde em sala de aula.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da efetividade de curso preparatório para melhoramento do uso de bomba de infusão(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02) Cardoso, Bruna Luciana [UNIFESP]; Polli, Roberson Saraiva [UNIFESP]; Urban, Mateus Fernandes Réu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7446619800156687; http://lattes.cnpq.br/6933632737044678; http://lattes.cnpq.br/2718475548123584Este trabalho visa elaborar um curso básico para treinamento de uso do equipamento hospitalar bomba de infusão para melhoramentos da eficácia do mesmo, sendo que este curso utiliza método ead ( ensino a distância) e Massively Open Online Courses (MOOC) Learning voltado ao ensino na saúde, formulou-se um guia prático de uso do documento , através de um curso simples, onde quem for manusear , terá a sua disposição todas as possíveis falhas já encontradas decorrentes de usos anteriores e relatados aos fabricantes, dessa forma , evita desperdício de tempo caso o equipamento pare de funcionar, porque, muitas vezes, o pessoal habilitado para este serviço não possui prática, caso algum botão ou mal uso do equipamento tenha sido efetuado e apenas alguma manobra simples possa ser efetivada sem chamada de Ordem de Serviço do técnico responsável, evitando assim, gastos desnecessários e tempo do equipamento sem uso. Todo este trabalho e planejamento também pode possivelmente detectar falhas do equipamento antes do manuseio do mesmo.