Navegando por Palavras-chave "Development faculty"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A docência em Fisioterapia: sobre a formação pedagógica e as práticas educativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-06-30) Yamashiro, Claudinéa Guedes [UNIFESP]; Medalha, Carla Christina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa assumiu como objetivo geral analisar, na ótica de fisioterapeutas docentes, a sua formação para a docência universitária e as práticas educativas que são utilizadas no processo de ensino- aprendizagem em fisioterapia. No âmbito dos objetivos específicos, propôs-se a caracterizar o perfil dos professores, enfatizando idade, tempo de inserção na docência universitária, experiências de formação para ser professor universitário e identificar, descrever e analisar práticas educativas que desenvolvem em seus cotidianos pedagógicos. O presente estudo é de natureza qualitativa e foi realizado com fisioterapeutas docentes de cursos de fisioterapia, de instituições públicas e particulares da cidade de São Paulo e Santos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados coletados foi feita com base na análise de conteúdo e a técnica utilizada foi a análise temática. As unidades de significado foram selecionadas em função dos objetivos da pesquisa e destas foram extraídos os núcleos temáticos: (1) perfil dos fisioterapeutas docentes; (2) formação docente; (3) práticas educativas utilizadas no ensino da fisioterapia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. No tocante ao perfil do docente fisioterapeuta, os dados revelaram um predomínio de fisioterapeutas docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 30 e 40 anos, com tempo de formação variando entre 11 e 20 anos e tendo como titulação acadêmica predominante o mestrado. A maioria dos participantes apresenta um tempo de exercício da função docente variando de 7 a 24 anos, sendo que o ingresso na docência universitária aconteceu, em média, nos 3 primeiros anos após o término da graduação. Do núcleo temático formação docente, emergiram como categorias: o modelo de outro professor, a busca pessoal e voluntária, o lugar da pós-graduação (lato e stricto sensu) e o cotidiano do professor. A pesquisa identificou que grande parte dos fisioterapeutas docentes não foram preparados formalmente para exercer a função docente e buscaram esse preparo seguindo modelo de outro professor, por meio de busca pessoal e voluntária no cotidiano docente. Mapeou-se a ausência do conhecimento sistematizado e reflexivo sobre as práticas pedagógicas empreendidas pelos fisioterapeutas docentes, o que pode restringir a função docente de mediação e articulação entre o conhecimento e os alunos, sendo possível identificar uma centralidade na transmissão e acúmulo de informações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão nas escolas médicas e sustentabilidade dos programas de desenvolvimento docente(Universidade de Sorocaba, 2013-07-01) Almeida, Maria Tereza Carvalho; Maia, Fernanda Alves; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the perception of teachers who work in medical schools that use active methods of teaching / learning about the importance of management performance and sustainability of a Faculty Development Program (PDD). The subjects were 115 medical school teachers in a State University that work with Problem Based Learning (PBL) and Problematization and they have performed many of the roles proposed. The data collected used a questionnaire with statements related to the topic researched and assess the degree of agreement and / or disagreement systematized, classified, tabulated and displayed on graphs. For further research, we used semi-structured interviews, and the data was submitted to thematic analysis. The results indicate weaknesses of management regarding the sustainability of the PDD. Teachers point out that this program will only be effective if the management of the course ensure its sustainability, thereby assuming its importance, institutionalization, planning and support in the implementation and execution. They do not talk about the actions of the managers of this institution in PDD but they do emphasize the unpreparedness of the team, the consequences of this lack of preparation and assumes the need to prepare itself to assume the functions proposed by the active methods. They recognize the formative evaluation as an important management tool and also emphasize that it has not been used effectively. In exercising any of its activities, the manager is constantly an evaluator, therefore, it is believed that if the assessment was being used by managers as an formative instrument of the actors involved and the process of teaching / learning, this research would not have appeared so many weakness in the management, which might allow greater sustainability to the PDD. It is necessary, other studies to broaden this discussion, since it is a topic of great relevance and importance.