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- ItemAcesso aberto (Open Access)A comunicação e a relação médico-paciente: experiências narrativas de diálogo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-09) Calvinho, Guilherme Berto [UNIFESP]; Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0088988136074066; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A comunicação entre médicos e pacientes é parte fundamental da relação médico- paciente, que busca estabelecer uma vinculação para coparticipação e corresponsabilização pelo cuidado. Apesar disso, é comum, especialmente dentro da racionalidade biomédica atual, um relacionamento profissional baseado em verticalidade de poder, que leva a uma supervalorização do discurso médico e da face “dura” da prática clínica, dominando o processo de cuidado, reduzindo-o frequentemente ao enfoque na patologia e ao binômio diagnóstico-tratamento, relegando o diálogo ao segundo plano. Este estudo, de natureza qualitativa, propõe problematizar o encontro clínico, especificamente a comunicação clínica entre médico e paciente, buscando compreender as esferas inter comunicacionais presentes no discurso biomédico, trazendo e aliando conceitos e teorias do campo da linguagem e comunicação. Para isso, foram construídas narrativas, desenvolvidas pelo médico- pesquisador que se propôs a problematizar sua própria prática e registrar num diário, ressignificando-a e reinterpretando-a ao aliar conceitos de Bakhtin, um filósofo da linguagem e do diálogo. Na perspectiva de refletir com o processo da comunicação clínica, especialmente seus enunciados, sob uma nova óptica. Finalizamos, provisoriamente, reiterando que a relação médico-paciente se dá no diálogo entre os falantes. Conversa esta que representa um encontro entre diferentes realidades e contextos, essencialmente diferentes sistemas ideológicos, o do paciente e o do médico, este último por muito tempo representado pelo saber técnico-científico da racionalidade biomédica, também assimilada pelos pacientes, e que agora precisa ser repensada por ambos os interlocutores, e é principalmente através do diálogo mais horizontalizados que os discursos de ambos podem se encontrar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A contribuição da arte no desenvolvimento infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Silva, Aline Marques [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/2524754157154602Esta pesquisa investigou a arte na infância buscando compreender qual é o papel que a área exerce na vida e no desenvolvimento de bebês e crianças contribuindo para a formação da criatividade e o imaginário. Buscou-se entender como através da arte, bebês conseguem expressar-se, ler e entender o mundo a sua volta. Como pesquisa descritiva de cunho qualitativo, a fonte direta dos dados foi o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal, interessando-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos. Portanto, o olhar do pesquisador neste trabalho adquire um sentido antropológico. O problema norteador desta pesquisa teve parte de sua inspiração nos trabalhos da autora-artista Anna Marie Holm, nas obras “Baby-Art” e “Eco-art” e Vigotski no que se refere à criação, imaginação, fantasia e desenvolvimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gerirgestar experiências de gestoras e gestores em educação permanente em saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Inamorato, Evelyn Alves [UNIFESP]; Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0088988136074066; http://lattes.cnpq.br/1585507023711157; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação teve por objetivo geral refletir sobre as práticas de gestão junto a um Núcleo de Educação Permanente em Saúde do estado de São Paulo e contribuir para problematizar questões relacionadas à gestão municipal e regional da Educação Permanente em Saúde. A pesquisa teve como inspiração as abordagens teórico-metodológicas da pesquisa-intervenção, da Análise Institucional e da pesquisaformação. Participaram seis gestoras e gestores, vinculados à gestão da Educação Permanente em Saúde na Baixada Santista e recorremos aos diários e as narrativas como dispositivos de intervenção e de envolvimento das pessoas na proposta. Foram dois tipos de diários: diário de pesquisa e diários institucionais. O diário de pesquisa foi produzido pela pesquisadora durante todo o percurso, com os acontecimentos, as reflexões e os sentimentos produzidos no processo e também, por meio da escrita, pôde ir reconhecendo/analisando suas implicações. Os diários institucionais foram feitos pelas e pelos participantes, escritos e/ou falados, compartilhando experiências relacionadas ao trabalho durante o período em que estiveram envolvidas e envolvidos com a pesquisa. Os dispositivos suscitaram exercícios de autoanálise, avaliação e significação do vivido. Ao acolher nossas experiências nos afetamos, em pensamento, em sentimento, em ação, criamos rede. Tendo como referência a análise de implicação e analisador, conceitos–ferramenta da Análise Institucional, a produção desta pesquisa reforça a necessidade de criar espaços/situações em que a gestão possa ser problematizada e as práticas e os movimentos institucionais existentes sejam observados e analisados, de produzir – constantemente – Educação Permanente em Saúde para a própria gestão, na busca por desnaturalizar e desacomodar os fazeres para gerar movimentos, deslocamentos e transformações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões Sobre o Sentido do Trabalho de Mulheres do Campo - Diários em Terras Alagoanas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-18) Noel, Luisa Borges [UNIFESP]; Goulart, Patricia Martins [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2146182868402853; http://lattes.cnpq.br/1656905229480124; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo intitulado “Reflexões sobre o sentido do Trabalho de Mulheres do Campo: Diários em Terras Alagoanas” trata sobre mulheres do campesinato, integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), trabalhadoras e residentes de assentamentos situados em quatro cidades da Zona da Mata de Alagoas. Objetiva-se compreender o sentido do trabalho para mulheres dos assentamentos alagoanos participantes do referido movimento por meio de um desenho exploratório e qualitativo de investigação escrito através das minhas reflexões sobre assuntos que permeiam a nutrição política. São traçados alguns modos de trabalho e plantio, cultura; e a atuação dessas mulheres na intenção de compreender o sentido do trabalho e a identidade camponesa a partir de experiências protagonizadas por mulheres, utilizando-se de pressupostos das filósofas Silvia Frederici e Simone Weil; dentre de outros/as. Para isso, será delineado o cenário atual que atravessa o Brasil desde 2020, com atenção ao profundo aumento da Insegurança Alimentar e Nutricional, da pobreza e da fome, potencializado pela pandemia do Covid 19. A pesquisa se inspira em metodologias de ação-participativa proposta por Falls Borda, utilizando o diário autobiográfico como dispositivo de registros narrativos. Neste percurso observou-se que as atividades de trabalho exercidas pelas mulheres não só complementam a renda familiar, como também ajudam na preservação da biodiversidade e para a segurança alimentar da família. Do ponto de vista subjetivo, o trabalho implicado e cooperativo parece repercutir no fortalecimento dos vínculos comunitários, na autonomia nos fazeres e na identidade das mulheres, que atuam como guardiãs dos saberes da terra. Prevê-se contribuir para a promoção de uma maior visibilidade de ações realizadas no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, considerando a atuação do MMC, no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso.