Navegando por Palavras-chave "Early childhood intervention"
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- ItemEmbargoA importância da intervenção precoce na infância e do brincar para o cotidiano da creche(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-18) Cabral, Marina Hitomi Muto [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; Vida, Cindy Passeti da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2665552093511451; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/3993089347459414; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A intervenção precoce na infância centrada na família é uma abordagem que acontece nos primeiros seis anos de vida, fase em que há uma maior plasticidade neural. Sua prática consiste em promover oportunidades diárias realizadas nos contextos naturais da criança, ampliando o olhar à família e à comunidade, por esse motivo se relaciona e articula diretamente com a qualidade dos serviços de saúde, assistência e educação. Objetivos: Compreender as percepções das orientadoras educacionais e professoras quanto ao uso de práticas de intervenção precoce na infância dentro dos contextos escolares e a importância do brincar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, articulada a uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo a formação e implementação de práticas centradas na família com profissionais de saúde e educação. Para o presente estudo houve a reaplicação da Escala de Avaliação das Percepções dos Educadores acerca das Rotinas e do Envolvimento da Criança (EAPERE) e a realização de uma entrevista semiestruturada, visando entender as percepções de profissionais de creches quanto à experiência com a EAPERE e sua importância para a prática centrada na família e do brincar dentro do ambiente escolar. Resultados: Foram percebidas com a reaplicação da Escala diferenças consideráveis nas atividades de alimentação, dormir e higiene pessoal. Com a análise qualitativa das entrevistas foi possível classificar 4 categorias temáticas: Uso e importância do brincar na creche, Percepção sobre desenvolvimento infantil, Uso da EAPERE: potencialidades e fragilidades, e Importância da IPI centrada na família em creche. Todas as categorias evidenciam a importância da IPI para a promoção da comunicação e horizontalidade intersetorial e com as famílias e a importância da rotina para a creche e para a implementação da prática. Conclusão: Existem inúmeras propostas de intervenção para crianças com atrasos no desenvolvimento, porém poucas focam em suas necessidades e de sua família em seus contextos naturais. A expectativa é que a pesquisa contribua na promoção de práticas recomendadas da IPI e para a valorização do brincar em creches.