Navegando por Palavras-chave "Educar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações formativas oferecidas aos profissionais da primeira infância no município de Santos-SP: implicações e considerações(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-14) Novoa, Tatiana Ramires Franqueira [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In his early years the child can develop skills and build lifelong learning. Teaching practice in The Early Childhood Education segment, first stage of Basic Education, presents itself quite differently in the society in which we live and gradually builds up according to its recent history, making the discussion of teacher training who acts in this scenario vital. This research aimed to analyze training actions carried out with teachers and managers of Municipal Units of Early Childhood Education, in the city of Santos, SP, offered in the years 2016, 2017 and 2018 by the Continuing Education Section of the Secretariat of Education. It was decided to explore the investigated data making use of documentary research through a retroactive study with a qualitative approach. The contents of documents referring to nine training courses offered to Early Childhood professionals in the municipality were selected and organized. For the analysis and discussion, data were treated and grouped by similarity forming thematic nuclei and then structured in the categories: 1) Conceptions that underlie the inseparable practice of Care, Educate and Play; 2) Axes of educational work; 3) Pedagogical management; and 4) Common National Curriculum Base. The exploration of the data allowed the understanding of the path constituted and the results of the research demonstrated the formative process, year by year, discussing essential themes to teaching work in the early childhood segment, and a commitment in the professional qualification of the pedagogical coordinator in line with the legislation. It was also possible to detect weaknesses in the process, such as the gap of a greater commitment to the binomial caring and educating and the training of daycare professionals. The conclusion of this research made possible to identify the investments made, but made it impossible to know the effects on school practice. However, it allowed the elaboration of the proposal for a technical product, “First childhood: training space for early child education professionals”, with a view to repairing the fissures in the process related to the merger of the actions of caring and educating in the pedagogical practices developed with children from zero to five years old.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias(Universidade São Francisco - USF, 2021) de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Gonçalves, Raelen Brandino; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Na "Rede Parceira" pode haver retrocesso? O retorno da função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil nas creches conveniadas do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Fernandes, Luanny Sanches [UNIFESP]; Serrão, Célia Regina Batista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um Relato de Experiência acerca do ofício de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) em um Centro de Educação Infantil conveniado do município de São Paulo, CEI Jardim Soares II, ocorrido no período de janeiro de 2022 a maio de 2024. A finalidade deste é abordar as funções desempenhadas pelo profissional ADI em seu cotidiano, buscando referências em como esse cargo se configurava antigamente, quando foi criado, entendendo quais caminhos a Educação Infantil levou para colocá-lo em vacância, para só então compreender como o ADI retornou para o cenário do CEI, compondo o quadro de profissionais que atuam com crianças pequenas na rede de creches conveniadas, depois de mais de 20 anos, quando acreditávamos ser algo do passado, algo possível apenas em contexto anterior à LDB 9394/96. Busca-se identificar o que fundamenta legalmente tal retrocesso na rede de creches conveniadas do município de São Paulo e quais os impactos para a política pública de educação infantil paulistana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relato de experiência: o cuidar e o educar como práticas indissociáveis da função do professor de crianças(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Gallicchio, Giovanna Ramos; Panizzolo, Claudia; http://lattes.cnpq.br/7842950333039932O cuidar e o educar como práticas indissociáveis da função do professor das infâncias se trata de um relato de experiência que tem como objetivo ilustrar uma discussão de como existem instituições de ensino que ainda delegam as práticas relacionadas ao cuidar a profissionais que ainda se encontram em processo formativo, como estagiários/as e assistentes de turma, conforme observados a partir da realização de um estágio extracurricular em uma instituição de ensino privada no município de Guarulhos. A partir dos conceitos teórico-práticos estudados no curso de pedagogia, como teorias de ensino, legislações educacionais, teorias de psicologia como Wallon, Piaget e funções do professor, apresentamos então uma análise qualitativa sobre a concepção de educação infantil; o trabalho pedagógico dos/as professores/as; o educar, o cuidar; as relações afetivas e as funções dos/as educadores/as. Como resultado, pudemos obter que o caminho para a obtenção dessas práticas em conjunto ainda é longa e de difícil obtenção