Navegando por Palavras-chave "Engenharia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar na Unifesp: aportes da análise institucional e do pensamento complexo(Even3, 2020-09-04) Santos, Gelson Ribeiro dos [UNIFESP]; Garcia, Maurício Lourenção [UNIFESP]; Scachetti, Rodolfo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3669138481623147; http://lattes.cnpq.br/3255142080965943; http://lattes.cnpq.br/1607421823893275; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento de tecido dental na mandibula de ratos Lewis por meio de tecnicas de engenharia de tecidos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Duailibi, Silvio Eduardo [UNIFESP]; Pontes, Paulo Augusto de Lima [UNIFESP]Objetivo: Verificar a viabilidade do desenvolvimento de tecidos dentais, organizados ou nao na mandibula, utilizando tecnicas de Engenharia de Tecidos, usando diferentes polimeros biodegradaveis, em dois tempos de aderencia celular na semeadura dos arcaboucos, antes da cirurgia de implantacao. Metodo: A amostra foi dividida em quatro diferentes grupos. O grupo controle C I, composto de receptores de implantes de germes dentais de molares; os gruposcontrole C II e C III, com receptores de implantes de arcabouco de PGA e PLGA respectivamente, sem celulas; e o grupo experimental IV, com receptores de implantes de arcabouco de PGA ou PLGA, com celulas dentais semeadas, obtidas por dissociacao enzimatica de germes de molares, de doadores de quatro dias de idade. Neste grupo, 207 doadores de germes dentais de molares foram utilizados para a cultura primaria de celulas e 21 receptores para a implantacao dos arcaboucos semeados com celulas dentais distribuidos em: 10 receptores para o PGA, dos quais cinco receberam os implantes com 1 hora e os outros cinco receberam com 12 horas de espera para aderencia celular. Apos 12 semanas de implantacao, os ratos receptores dos tres grupos-controle e do experimental foram sacrificados e as mandibulas removidas para as analises macroscopica, radiografica e histologica. Resultados: Nossos resultados consideraram os criterios de semelhanca ou nao dos tecidos obtidos pela tecnica de Engenharia de Tecidos, dos implantes dos arcaboucos de PGA ou PLGA semeado com celulas dos doadores na mandibula dos receptores com os grupos-controle de : implantes de germes dentais (C I) e arcabouco de PGA e PLGA sem celulas semeadas (C II e C III), alem da avaliacao do tempo de espera de 1 ou 12 horas para aderencia das celulas dentais antes da cirurgia de implantacao. No grupo controle C I, observa-se discreta erupcao dos germes implantados na mandibula, enquanto que nos outros dois, C II com PGA e C 111 com PLGA, ambos sem ...(au)
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento do tecido dental no omentum de ratos Lewis por meio de técnicas de engenharia de tecidos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Duailibi, Monica Talarico [UNIFESP]; Pontes, Paulo Augusto de Lima [UNIFESP]Objetivo: Verificar a viabilidade de desenvolver tecido dental, por meio de tecnicas de Engenharia de Tecidos, utilizando celulas mistas, dissociadas de germes de molares de ratos, mantidas em cultura celular, em diferentes tempos de espera para aderencia, e semeadas em arcabouco de diferentes polimeros biodegradaveis, implantados no omentum de ratos singenicos. Metodo: Para este estudo, foram utilizados quatro diferentes grupos de animais. No primeiro grupo, denominado grupo-controle I (C I), foram utilizados sete ratos adultos Lewis como receptores e quatro ratos Lewis, com quatro dias de idade, como doadores. Foram implantados germes dentais de molares, obtidos dos ratos doadores, em omentum de rato adulto Lewis receptor. No segundo e terceiro grupos, denominados grupos-controle II e III, foram utilizados dez ratos adultos Lewis como receptores. Destes, cinco receberam implantes em omentum, de arcabouco de acido poliglicolico, PGA (C II) e os outros cinco, implantes no omentum de arcabouco de acido poli latico co-glicolico, PLGA (C III). No quarto grupo, denominado grupo experimental (IV), foram utilizados 39 ratos como receptores. Os implantes foram previamente preparados com a associacao do arcabouco de PGA (acido poliglicolico) ou PLGA (acido poli latico co-glicolico) e celulas, obtidas a partir de cultura de celulas dentais confluentes, cujo tempo de aderencia ao arcabouco variou entre 1 e 12 horas. Foram utilizados 20 ratos para o implante de PGA (acido poliglicolico) com celulas dentais e destes, 9 foram implantados com polimeros e celulas dentais, com 1 hora de aderencia, e 11 com 12 horas de aderencia. Para os implantes de PLGA (acido poli latico co-glicolico) foram utilizados 19 ratos, sendo 8 para os implantes de polimeros e celulas dentais, com 1 hora de aderencia, e 11 para aqueles de 12 horas de aderencia...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento e evolução dos aços microligados na engenharia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Fernandes, Romário da Silva [UNIFESP]; Reis, Danieli Aparecida Pereira [UNIFESP]; Ferreira, Camila de Brito; http://lattes.cnpq.br/3188037984933237; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125Os aços microligados pertencem a uma classe relativamente emergente de materiais que podem fornecer aços com resistência mecânica adicional e tenacidade adequada para uma variedade de aplicações, desde a construção civil e infraestrutura até a indústria automotiva, energia, embalagens e muitos outros. Aços microligados possuem baixos teores de carbono e uso de pequenas adições de componentes microligantes como nióbio, titânio e vanádio. Nesse contexto, os elementos microligantes possuem a função de refino no tamanho de grão austenítico, atraso na recristalização da austenita e aumento da resistência por precipitação na ferrita. Em questão de propriedades, os aços microligados possuem resistência e tenacidade mais elevadas se comparados com os aços de baixa liga com a mesma microestrutura. Eles não têm a mesma combinação alta de resistência/tenacidade dos aços ligados temperados e revenidos, mas suas propriedades podem ser bastante adequadas em muitas aplicações. E, dentro do cenário de aplicabilidades, os componentes forjados fabricados com aço microligado são utilizados em aplicações automotivas, incluindo virabrequins, bielas e uma variedade de componentes de transmissão, além de também serem utilizados em ferramentas manuais. Além disso, em produtos que não são forjados, os aços microligados são utilizados extensivamente em chapas de alta resistência, tubos de alta resistência e em componentes estruturais para navios, carros e caminhões. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso objetivou compilar informações sobre o histórico de desenvolvimento e evolução dos aços microligados na engenharia a fim de servir como uma ferramenta de referência para fins acadêmicos e industriais. Foram coletados materiais bibliográficos nacionais e internacionais como artigos científicos indexados, dissertações, publicações e livros sobre os aços microligados, bem como o seu desenvolvimento e evolução na engenharia. Após o levantamento bibliográfico, foi possível examinar o impacto histórico do desenvolvimento e da evolução dos aços microligados na engenharia e, ademais, investigar e comparar profundamente as características e propriedades dos aços microligados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Design Thinking como metodologia de aprendizagem para o Engenheiro do futuro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Moreira, Leonardo Rodrigues Possidonio [UNIFESP]; Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250; http://lattes.cnpq.br/6282660235058128No dia 11 de março de 2020 foi decretado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estado de pandemia mundial do vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). Com a disseminação rápida do vírus em todo mundo, muitas áreas se encontraram extremamente prejudicadas, sendo uma delas a educação. Empresas, escolas e faculdades entraram em recesso emergencial, na busca de controlar a transmissão do vírus, e para que tudo não parasse foi necessária uma mudança extrema de métodos e filosofias de trabalho, ensino e aprendizagem. Este novo cenário mundial afetou muito estudantes, profissionais e empresas, trazendo à tona o conceito de mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible — Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) uma evolução do mundo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous — Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), no qual as pessoas, diante de um contexto imprevisível, precisam cada vez mais se atualizar, se reinventar e lidar com suas emoções, necessitando de competências que vão além dos conhecimentos técnicos que normalmente fazem parte da formação profissional. Nesse contexto surgiram novas propostas e ferramentas de educação, para que os estudantes se mantivessem engajados e recebendo a formação necessária para seu futuro como profissionais. Dentre estas ferramentas se destaca o Design Thinking, que cada vez mais é utilizado em empresas, startups, governos, escolas e faculdades. Esta "forma de pensar" é inovadora e se define como aplicar uma abordagem estruturada para a resolução de problemas. Neste trabalho de conclusão de curso (TCC) foi realizada uma revisão da literatura sobre a abordagem do Design Thinking como metodologia de aprendizagem para o Engenheiro do futuro, por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos que aplicaram com sucesso o Design Thinking na educação, além da própria vivência do estudante com a metodologia, tanto na graduação, como profissionalmente na área da educação. Os trabalhos mostram que o Design Thinking contribui para que o engenheiro, em sua vida acadêmica e profissional, desenvolva competências necessárias para lidar com o mundo pós pandemia, que contém diversos desafios e requer do profissional uma aprendizagem ativa e constante por toda vida, sabendo lidar emocionalmente e tecnicamente com as dificuldades do atual momento, podendo através do Design Thinking resolver e até prever possíveis problemas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre a utilização de pisos táteis no hospital-escola da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Machado, Rita De Cassia Carvalho [UNIFESP]; Monteiro, Marcia Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4930117991668673; http://lattes.cnpq.br/7673479267381785; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Considering that the Brazilian legislation establishes the right to accessibility of persons with reduced mobility and that the operation of establishments providing public services, especially those related to health services, must fulfill this requirement, the present work consists of a research on the use of tactile floors in the environment of the school hospital of the Federal University of São Paulo, with reference to areas where services are provided by the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at Campus São Paulo. This study intends to obtain technical and practical subsidies, through technical visits, direct observation of the researcher on the area of study and perception of the visually impaired user, through guided tours, considering the NBR 9050 and NBR 16537 standards, for guide procedures for the specification and execution of works in the Department of Engineering and Architecture, Unifesp, in the elaboration of accessibility projects and improvements of existing buildings. The overall goal is to contribute to the accessibility and inclusion and well-being of users, especially visually impaired people. As a result of the studies, it was concluded that the buildings do not meet the technical standards in this respect, most of the analyzed environments do not have tactile floor, in the part that lacks continuity and is insufficient also the way it is implanted for the proper functioning, thus impairing the autonomy and integration of visually impaired users in the hospital-school environment. Another important aspect of this research was the mapping of the conditions and critical points regarding tactile floors, which gives visibility to the main problems, which leads to the need for a review in the sectors, in the programming of projects and works, including accessibility as a priority and in procedures for specifying materials.