Navegando por Palavras-chave "Freire’s ideas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As ideias freireanas sobre o aprendizado da Educação de Jovens e Adultos: uma análise da proposta e da priorização curricular de Diadema com ênfase em ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-05) Onuki, Camila de Domenicis Silva [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/5402415980906614O objetivo principal dessa pesquisa é o de analisar as propostas curriculares da cidade de Diadema voltadas para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das ideias de Paulo Freire. A cidade de Diadema tem forte relação com as ideias de Freire, pois desde a década de 80, do século passado, elas estão presentes na educação, principalmente na alfabetização de adultos. Neste sentido, serão analisadas duas propostas curriculares, respectivamente dos anos de 2007 e 2021, no que se refere à área de Ciências da Natureza. Esse trabalho é caracterizado como sendo uma pesquisa qualitativa e de análise documental. Para sua análise, serão utilizadas quatro categorias elaboradas a partir dos documentos oficiais com orientação para o ensino da EJA, e dos pressupostos da metodologia de Paulo Freire. A partir da análise, evidenciou-se, por meio das quatro categorias, que tanto a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal (PCEJA) quanto a Proposta de Priorização Curricular (PPC) de Diadema contemplam as ideias de Paulo Freire no que diz respeito ao ensino-aprendizagem pensado para esse público no município de Diadema.