Navegando por Palavras-chave "Fundos de pensão"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da política de investimento de uma entidade fechada de previdência complementar (EFPC)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Momi, Kaue Clemente [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O presente estudo propõe a dissertação sobre a política de investimentos dos planos de benefícios previdenciários administrados por uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), categoria também conhecida como Fundo de Pensão, com o interesse especial em analisar se as escolhas dos investimentos foram adequadas às características do Plano de Previdência Complementar Unilever, do fundo de pensão UnileverPrev. Se, concomitantemente, foram capazes de prever cenários e maximizar a rentabilidade sobre o capital investido a partir das oportunidades de investimentos em cada categoria de ativo disponível para aplicação em de cada um dos períodos de vigência da política de investimentos. O resultado gerado pela análise comparativa pode servir para avaliação da alocação de recursos e cumprimento das metas de rentabilidade do fundo de pensão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos índices de liquidez das entidades fechadas de previdência complementar do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Carvalho, Mayara Sanches de [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870Em outubro de 2017 a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) publicou a 1ª edição do Relatório de Estabilidade da Previdência Complementar (REP) e mais cinco nos anos seguintes. Posto isto, o que buscamos nesse trabalho é avaliar os resultados obtidos pelos fundos de pensão nos últimos anos, a fim de analisar o impacto que a atual conjuntura pode ter causado no setor. Para isso, analisamos o panorama político-econômico do país para compreender como ele pode influenciar na liquidez dos planos de benefícios dos fundos e a solidez dos ativos investidos, dados a grande importância desse setor para a economia do Brasil. Estudamos os ativos dos fundos e os indicadores de liquidez para verificarmos a capacidade de cumprimentos das obrigações previdenciárias dos mesmos. Utilizamos dados das seis edições do REP e do Consolidado Estatístico da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP). Os resultados mostraram que o Sistema de Previdência Complementar Fechada (SPCF) possui solidez.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entidades sistematicamente importantes: um estudo explicativo dos determinantes que auxiliam na justificativa da inserção deste conceito ao mercado de previdência complementar no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-06) Freitas, Laryssa Cristhina Batista de; Lucas, Edimilson Costa; http://lattes.cnpq.br/1874057539542352; http://lattes.cnpq.br/4500501659661633Em 2017, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) introduziu um novo conceito para o mercado que a mesma regula, classificando determinadas entidades operadoras deste sistema (fundos de pensão), como Entidades Sistematicamente Importantes (ESIs), adotando critérios estabelecidos em uma de suas instruções para a realização deste enquadramento. Isto posto, o objetivo da presente pesquisa foi identificar outros fatores que se destacam em uma Entidade Sistematicamente Importante, paralelo ao critério adotado pela PREVIC. Utilizou-se as metodologias logit e probit para identificar outras variáveis significativas em modelos que possuíam a variável ESI como dependente. Os resultados concluíram que a população, a quantidade de patrocinadores, o índice de despesa sobre receita e o tipo de patrocínio são elementos significativos no tocante à ESIs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estratégias e desempenho dos maiores fundos de pensão brasileiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06) Ribeiro, Milena Silva Durso [UNIFESP]; Neto, Humberto Galluci [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870Neste trabalho buscamos avaliar os resultados obtidos pelo setor de previdência complementar fechada no período de 2013 a 2020, a fim de verificar as estratégias e o desempenho que as maiores fundações obtiveram nesses anos. Para isso, analisamos o cenário político-econômico do país para entender sua influência na rentabilidade dos fundos de pensão e a importância do setor para a economia. Estudamos os ativos dos fundos e explicamos suas alocações e o motivo de estarem alocados onde estão. Utilizamos os dados de mercado obtidos pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), e relatórios anuais disponibilizados pelas fundações para entender melhor o comportamento desse setor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investimento dos fundos de pensão na BOVESPA(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-27) Sousa, Fernanda Rodrigues de [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870Este estudo busca identificar os investimentos realizados pelos fundos de pensão na B3. Foram analisadas 738 empresas de capital aberto num período de 2001 a 2016. Durante esse período houve uma variação entre 37 a 52 empresas a cada ano. Também foi analisada a participação e o controle dessas empresas pelos fundos de pensão e quais setores recebem investimento. Um exemplo, é a BRF que tem como controladoras a Petros e a Previ (maior fundo da América Latina) e pertence ao setor de consumo não cíclico e está no segmento Novo Mundo da B3, no qual exige um nível de governança alto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A regulação dos fundos de pensão no Brasil e a política de investimento do setor(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Oliveira, Tatiane Nunes de [UNIFESP]; Catapani, Marcio Ferro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7822450841143801As entidades fechadas de previdência complementar, popularmente conhecidas como fundos de pensão, são instituições sem fins lucrativos cuja atividade envolve a administração e gestão de planos de aposentadoria de participantes que possuem vínculo empregatício com alguma associação que oferece esta modalidade. Os fundos de pensão são instrumentos de investimentos que servem como opção para complementar a renda na aposentadoria. O presente trabalho visa analisar e compreender melhor o funcionamento da regulação dos fundos de pensão no Brasil e como a sua gestão tem impactado na política de investimento do setor. Dado a evolução desse setor, com um crescimento de R$ 1,15 trilhão de recursos, cerca de 13% do PIB no ano de 2021, espera-se verificar o quanto a sua regulação tem contribuído direta ou indiretamente para o atual cenário dos fundos de pensão, consequentemente, o quanto tem influenciado na sua performance no mercado de capitais como um todo. Através das análises de resoluções, artigos e afins que serão realizadas ao longo do curso do presente trabalho, espera-se compreender o quanto os fundos de pensão tem contribuído para o crescimento econômico do Brasil e se a sua regulação tem impactado de forma direta ou indiretamente para o atual cenário da previdência complementar fechada.