Navegando por Palavras-chave "Gás carbônico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Absorção de CO2 em solução de NaOH em uma torre de nebulização(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Xavier, Marina Nascimento [UNIFESP]; Codolo, Milene Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2972176562768435A poluição do ar e o aumento da emissão de CO2 é tema de preocupação mundial, pois as emissões desse poluente além de poder influenciar no aumento da temperatura ambiente, por ação do efeito estufa, também pode ocasionar problemas respiratórios, mortes e grande impacto ambiental. Para mitigar esse problema no âmbito das plantas industriais, foram estudados e desenvolvidos equipamentos que atuam no controle do dióxido de carbono e dentre esses destaca-se a torre de nebulização. O presente trabalho estudou a transferência de massa para absorção de CO2 em uma torre de nebulização que foi anteriormente projetada para a remoção de dióxido de enxofre, analisando assim o 𝐾ga, coeficiente volumétrico de transferência de massa e a eficiência de remoção do dióxido de carbono. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma bancada experimental contendo uma torre de nebulização de 600mm de altura com circulação de NaOH na fase líquida que possuía vazões predeterminadas de 300 e 500L/h juntamente com um gás contaminado de CO2 em 1000ppm com vazões que variaram de 12 a 34m3/h. A eficiência de remoção do dióxido de carbono nesta torre variou de 8,33% a 40% dependendo das variáveis do processo, enquanto o 𝐾𝑎 variou 8,48.10-4 a 1,78. 10-4Kg/(s.m3.atm). Os resultados obtidos indicaram que a baixa eficiência de 40% dessa coluna em comparação aos dados literários de 90%, pode estar correlacionado ao tamanho da coluna em 600mm, sugerindo a continuação deste estudo com colunas maiores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do processo de absorção de CO2 em coluna de pulverização empregando soluções de NaOH e Ca(OH)2(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Martins, Aryane Christine Neves [UNIFESP]; Rugno, Igor de Queiroz [UNIFESP]; Codolo, Milene Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2972176562768435Nos últimos 300 anos, o nível de CO2 na atmosfera cresceu consideravelmente. Esse aumento é causado principalmente pela ação antropogênica, influenciando no efeito estufa e causando alterações climáticas. Diante dessa conjuntura, as Tecnologias CCS (Carbon Capturate and Storage) apresentam-se como mecanismos de captura de CO2 presente na atmosfera e/ou originado em processos industriais. Dentre esses sistemas, a absorção destaca-se como uma operação unitária que, sob condições e com reagentes específicos, é capaz de diminuir a quantidade de CO2 presente em uma mistura gasosa. A proposta do presente trabalho foi analisar processo de absorção do CO2 presente em uma corrente gasosa, utilizando soluções hidróxido de cálcio e hidróxido de sódio como soluções absorvedoras em uma torre de spray. Visando isso, foi montada uma bancada experimental constituída por uma torre de spray com diâmetro interno de aproximadamente 290 mm e altura útil para absorção de 600 mm. No sistema de absorção preparado, utilizou-se uma mistura de ar e CO2 engarrafado sob velocidades que variavam de 0,05 a 0,15m/s. Essa corrente entrou em contato com soluções de hidróxido de sódio e hidróxido de cálcio submetidas a ação de bicos pulverizadores. A concentração de CO2 na mistura gasosa foi medida antes e depois do processo de absorção para que fosse calculada a eficiência de remoção do gás carbônico do sistema montado. A eficiência de remoção utilizando hidróxido de sódio variou de 7 a 30 %, enquanto para a solução de hidróxido de cálcio foram de 9 a 20 %. Comparando os resultados obtidos com trabalhos similares da literatura científica, verificou-se a influência das vazões de gás e de líquido no processo de absorção, assim como a altura da torre e concentração das soluções utilizadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo computacional e termodinâmico do processo de extração supercrítica de compostos essenciais do óleo-resina de copaíba(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16) Lima, Filipe Sousa [UNIFESP]; Moura, Eduardo Osti Marinho de [UNIFESP]; Concha, Viktor Oswaldo Cárdenas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0661599261187131Atualmente estuda-se diferentes operações unitárias como alternativas aos processos vigentes, visando uma melhor performance e mitigação de danos ao meio ambiente, dentre esses processos destaca-se a extração com fluido supercrítico devido as suas diversas aplicações como nos mercados de cosméticos e saúde, por exemplo. A extração supercrítica consiste na utilização de fluidos em condições acima das críticas, favorecendo a extração de substâncias de interesse, pois adotam propriedades intermediárias entre um líquido e um gás, promovendo a transferência de massa, aumentando assim, a eficiência de extração. Um dos solventes mais utilizados nesse tipo de processo é o CO2, que apresenta valores críticos de 31°C e 74 bar, outros fatores que se destacam são seu baixo custo, segurança e sustentabilidade do processo, já que não é inflamável e degrada menos o ambiente, tornando-o um solvente verde. Sendo assim, este trabalho teve como finalidade a utilização de fluidos supercríticos (CO2) no estudo termodinâmico e de extração do óleo-resina de copaíba. Para o estudo das interações desses compostos com o solvente, realizou-se análises termodinâmicas, no software Aspen plus, utilizando-se do modelo PSRK. Foram gerados gráficos ternários com diferentes configurações (ex: solvente, fração leve do óleo, fração pesada do óleo) a fim de verificar qual a interação entre os compostos selecionados. Através do estudo, observou-se a importância da interação das substâncias em um processo de extração. Observou-se que o CO2 consegue ter uma boa interação (solubilidade) com a fração mais leve do óleo-resina de copaíba em relação a fração mais pesada, o que evidencia a escolha adequada do solvente, assim como, as condições estudadas.