Navegando por Palavras-chave "Governance"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da governança de água subterrânea no Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Freitas Junior, Valmir Pereira de [UNIFESP]; Villar, Pilar Carolina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369461429621874; http://lattes.cnpq.br/0724470706721586; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A governança das águas subterrâneas ganha importância no cenário nacional e internacional diante do quadro de escassez e da crescente demanda. O Estado de São Paulo, sendo o mais populoso do país e intenso usuário de águas subterrâneas, necessita estabelecer ações para a proteção e utilização desse recurso. O presente projeto avaliou a governança da água subterrânea no Estado de São Paulo. Para isso foi utilizada a metodologia de análise desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Rede Guarani/Serra Geral, que avaliou 3 domínios de governança a saber: técnico, operacional/legal e institucional/legal. Tais dados foram obtidos por meio da pesquisa de documentos produzidos por órgão governamentais, legislação e literatura científica. A partir disso, foram apontadas sínteses do desempenho do Estado de São Paulo com respeito à governança das águas subterrâneas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demonstrações ESG no Relato Integrado das instituições financeiras(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-02) Gelamos, Jeniffer dos Santos [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348A ESG vem ganhando cada vez mais destaque nas publicações contábeis, por apresentar informações voltadas para a sustentabilidade, mais especificamente abordando três fatores: Ambiental, Social e de Governança, tornando-se fator fundamental e relevante de análise e decisão para os investidores que cada vez mais têm essas informações como direcionadores. Com o Relato Integrado sendo o relatório divulgado que demonstra essas informações, faz-se relevante a análise da comparabilidade das informações no contexto ESG no Relato Integrado. Sendo assim, o presente trabalho analisa os Relatórios Anuais, divulgados em 2022 ao mercado pelas cinco maiores Instituições Financeiras no país de acordo com a B3, o Itaú-Unibanco, o Bradesco S. A., o Santander S. A., a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Os resultados adquiridos por meio do roteiro apresentado na metodologia da pesquisa, concluem que o grau de comparabilidade entre os relatórios analisados é médio, principalmente por um fator relevante da Caixa Econômica Federal que, no ano de 2022, publicou seu Relato Integrado fora dos padrões GRI. Porém, também se conclui que o padrão GRI e outras métricas analisadas no decorrer da pesquisa aumentam o grau de comparabilidade entre os relatórios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A governança das águas subterrâneas no estado de Santa Catarina(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Menezes, Talita Dafne [UNIFESP]; Villar, Pilar Carolina [UNIFESP]; Goetten, Willian Jucélio; http://lattes.cnpq.br/0346431963835436; http://lattes.cnpq.br/8369461429621874; http://lattes.cnpq.br/1275852514069023; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As águas subterrâneas são parte essencial de uma eficiente gestão de recursos hídricos, portanto torna-se indispensável uma política pública que assegure sua qualidade e quantidade. No Brasil, cada estado deve ser responsável pela sua própria gestão tendo em vista as diretrizes da legislação federal, porém a aplicação dos instrumentos de gestão e a coordenação entre as esferas de poder ainda apresentam fragilidades, principalmente no quesito de águas subterrâneas. O estado de Santa Catarina conta com dois grandes reservatórios subterrâneos, que são o Aquífero Serra Geral e um dos principais aquíferos transfronteiriços do país, Aquífero Guarani, que abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Parte da população do estado já utiliza esses reservatórios para suprir sua demanda de abastecimento, reforçando a necessidade de análise da aplicação da legislação no território. O objetivo deste estudo foi avaliar a legislação referente à gestão de águas subterrâneas no estado de Santa Catarina através de análise documental e com base no Sistema de Avaliação de Governança das Águas Subterrâneas (SAGAS), que se trata de um conjunto de 48 indicadores jurídicos principais e 25 subordinados das principais obrigações previstas na legislação federal para as águas e temas correlacionados. O estado atingiu 100 pontos dos 169 possíveis, ou seja 59,17%, atingindo um desempenho moderado dentro da escala SAGAS, mas com um longo caminho a percorrer em uma eficiente governança das águas subterrâneas devido à falta de previsão legal ou regulamentação e implementação de obrigações jurídicas estaduais previstas na legislação federal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Governança das águas subterrâneas no estado do Paraná(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-04) Sanches, Isadora Marini [UNIFESP]; Villar, Pilar Carolina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369461429621874; http://lattes.cnpq.br/1337635377460430; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A governança das águas é definida por um conjunto de medidas políticas, sociais, econômicas e administrativas, que atuam na gestão dos recursos hídricos. O domínio dos recursos hídricos subterrâneos, de acordo com a Constituição Federal, é exclusivo dos Estados, que devem observar e cumprir as diretrizes estabelecidas pela legislação para garantir a gestão integrada, disponibilidade, padrões de qualidade e quantidade adequada aos respectivos usos. Uma gestão adequada proporciona a manutenção e o equilíbrio dos recursos hídricos subterrâneos de forma a auxiliar o desenvolvimento socioeconômico do país. No entanto, é observada uma escassez de informações e estudos que avaliem o cumprimento ou não de tais diretrizes. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a governança das águas subterrâneas no estado do Paraná, utilizando como base de dados um conjunto de indicadores jurídicos que contemplam as jurisdições federais para as águas e temas correlatos, além de observar o desempenho dessa gestão no estado em questão. O Sistema de Avaliação de Governança das Águas Subterrâneas (SAGAS), formado por tais indicadores e pontuações, representa a metodologia que será utilizada no estudo, para análise documental da legislação local, documentos estatais pertinentes às águas, literatura científica e demais documentos governamentais. O estado do Paraná atingiu 105 pontos de 169 de acordo com a análise SAGAS, sendo 62,13% considerado desempenho moderado conforme legislações apresentadas, necessitando de um incentivo à toda regulamentação que envolve a governança de águas subterrâneas do estado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Orçamento e governança: a articulação do município de Araraquara no combate à pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Goncalves, Priscila Sara Rocha; Schlegel , Rogerio; http://lattes.cnpq.br/7264459509432228; https://lattes.cnpq.br/7374051799009201O presente trabalho teve como objetivo averiguar o aparente êxito da gestão de Araraquara, do ponto de vista orçamentário, no combate à pandemia da Covid-19 nos anos de 2020/2021. A razão da escolha desse município se deu pela ausência de diálogo do município com o governo federal, considerando a gestão de Edinho Silva (PT-SP) e Jair Bolsonaro (sem partido) à época. A falta de diálogo se deu, além dos fatores políticos institucionais, pela diferença de postura na gestão da pandemia entre o município e o governo federal. Mais precisamente, examinamos como o município orquestrou recursos fiscais para políticas de enfrentamento à pandemia em um contexto de escassez orçamentária, com o que tinha de margem de discricionariedade e competências constitucionais - pesquisar como a liderança local desenvolveu políticas efetivas com o que lhe sobra de espaço para gastos, na conjuntura da questão de desigualdades de orçamento entre municípios. Para fazer esse estudo, examinamos a literatura e tentamos analisar como os gestores de Araraquara conduziram os recursos orçamentários que estavam disponíveis segundo as regras e normas da federação e do município, levando em conta as estruturas de governança - entendida como interação entre atores estatais e societários - e seus impactos nas tarefas da fase aguda da pandemia. A proposta dialoga e complementa o projeto Inovação Responsável e Resiliência em Políticas Sociais (IRR-PS), fator que permitirá analisar o município de Araraquara em perspectiva comparada com municípios de porte similar em todo o Brasil.
- ItemSomente MetadadadosPesca artesanal e resiliência na região estuarina de Santos: uma proposta de avaliação com base em conhecimentos locais.(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-11) Costa, Henrique Simoes de Carvalho [UNIFESP]; Choueri, Rodrigo Brasil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)New coexistence scenarios have been imposed on fishermen in the estuarine region of Santos / SP. Whether due to the expansion of port activities or the environmental liabilities associated with this expansion, thousands of workers from fishing communities are looking for new forms of subsistence in the face of the gradual decrease in their fishing territories. The construction of terminals for loading and unloading containers, the continuous dredging of the canal, competition with other fishermen, the decrease in the abundance of fish and the passive history of contamination of water and soil make fishing in the region every day. More challenging. Thus, the aim of this investigation was to understand the dynamics of the resilience of the socio-ecological system of artisanal fisheries in the region over the last fifty years, characterizing the activity and evaluating, based on local knowledge, nine attributes of socio-ecological resilience for different periods. The fulfillment of this purpose occurred through the collection of primary data obtained in interviews and questionnaires addressed to fishermen, master craftsmen and local leaders. Scores attributed to questions of each evaluated resilience attribute (diversity, variability, modularity, recognition of slow variables, feedback, social capital, innovation, governance and ecosystem services) in current times (2018), twenty-five years ago (approximately 1993) and fifty years ago (approximately 1968), they generated graphs representative of the resilience of each period. The results showed a decrease in socioecological resilience in the last fifty years and the resilience assessed by ecological attributes showed a significant decrease in the same period (associated with anthropic pressures on ecosystems with losses to diversity, modularity and variability) and the resilience assessed by social attributes not presented significant variation although it has a slight increase in the evaluated period. The attributes recognition of slow variable, feedback and governance contributed to this increase.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A relação entre governança, ética e prevenção de fraudes nas demonstrações contábeis(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Andrade, Alvaro [UNIFESP]; Yamamoto, Marina Mitiyo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4573582253135801A complexa interação entre governança corporativa, ética e prevenção de fraudes tem ganhado cada vez mais destaques nos últimos anos conforme a abordagem Environmental, Social and Governance (ESG) tem sido popularizada e valorizada pelos stakeholders na busca de avaliar a sustentabilidade e responsabilidade das organizações no seu andamento. Posto isso, a governança corporativa surge como elemento central na busca por práticas empresariais éticas e na mitigação de riscos de fraudes. Em outro plano, o varejo brasileiro enfrenta uma crise onde grande parte das empresas do setor estão diminuindo suas operações para continuar suas atividades, e, além disso, historicamente são organizações que operam com margens baixas e de forma extremamente alavancada. Sendo assim, trata-se de um âmbito onde a governança corporativa ganha mais importância posto que qualquer espécie de fraude compromete de forma significativa a liquidez da organização que já opera de forma endividada. Com isso, o foco primordial do estudo é a análise minuciosa de relatórios de sustentabilidade como ferramenta crucial para identificar potenciais contradições nas práticas de negócios dessas entidades, com o objetivo de destacar como uma governança corporativa robusta pode fortalecer a ética empresarial e contribuir para a eficácia na prevenção de fraudes. Os resultados desta pesquisa oferecerão uma compreensão mais profunda da conexão entre uma governança corporativa sólida, práticas éticas de negócios e a prevenção eficaz de fraudes no setor varejista brasileiro, além de fornecer recomendações para aprimorar a governança como um meio estratégico para promover a transparência, integridade e sustentabilidade nas operações das empresas do varejo, contribuindo assim para um ambiente empresarial mais ético e resistente a fraudes no Brasil.