Navegando por Palavras-chave "Guerra Fria"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAmerican way of Life – Um estudo sobre os padrões de beleza, moda e comportamento feminino na Revista Life en español (1955-1959)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Pieroni, Tatiane Lico [UNIFESP]; Villaça, Mariana Martins [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9020046743817649; http://lattes.cnpq.br/8573890608114028; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In between 1953 and 1969, the magazine Life en español was issued in Ibero American countries, a version of the acclaimed Noth American magazine Life, which intended to broadcast the “american way of life” and establish cultural exchange relations between the United States of America and the Latin American countries during the Cold War. Ever since the 1930’s, the North Americans realized the need to change their attitude regarding their policies towards the rest of the continent. Forsaking military intervention and adopting diplomacy, but still seeking out proximity and a certain degree of control used cultural mechanisms, such as cinema, radio and magazines. Offices were created with the purpose of enabling these mechanisms. In this sense, the researched magazine propagates the North American pattern of consumption. Demands increased due to World War II’s technological advances, products of many niches were released in industrial scale. And so, the search for a new consumer market took place, and this one were at the “backyard”. Beyond the consumption matter, the magazine also introduces liberal thoughts, and in order to drive off the “red danger” proposes the modernization for the Latin American backwardness, even though always guided by the elite ideals, both North and Latin American. This monograph pursuits to comprehend the importance of the press, mainly Life magazine, regarding the cultural exchange, how it was presented and which speeches prevailed. We aim to analyze images and representations of beauty standards, fashion and female behavior widespread by the magazine, and if there is any concern about the specificities of the wide and vast Latin American territory.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Anatomia do Medo" de Akira Kurosawa e o medo nuclear no Japão (1945-1955)(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-02) Silva, Igor Stefano Barbosa da [UNIFESP]; Ferla, Luis Antonio Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3414564900325538Partindo da obra cinematográfica “Anatomia do medo” (1955), dirigida por Akira Kurosawa, esta monografia pretende aprofundar-se na questão do medo nuclear, isto é, a ansiedade generalizada em função da possibilidade concreta de uma guerra atômica, no recorte espacial e histórico do Japão entre 1945 e 1955. O uso deste filme como fonte justifica-se por ter sido, apesar de condições aparentemente positivas (tendo sido produzido no auge da carreira do diretor e da indústria do cinema japonês), um fracasso retumbante de bilheteria – ao mesmo tempo que é uma obra que lida diretamente com o tema do medo nuclear. Para tal, analisar-se-á o contexto histórico, passando pela Guerra Fria de maneira generalizada, o estado da indústria do cinema, como também destrinchar-se-á a fonte utilizando-se da análise fílmica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Economia e poder no Japão: reflexões sobre a relação de dependência entre Japão e Estados Unidos no pós-segunda guerra mundial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Pinto, Luís Guilherme [Unifesp]; Otavio, Anselmo [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/6303921588355244; https://lattes.cnpq.br/1147740732892975Apesar do fato de o Japão ter se tornado uma das maiores economias do mundo, vale ressaltar que tal processo caminhou em paralelo com a forte dependência deste país junto aos Estados Unidos da América (EUA), nação que tanto política como economicamente, via na Ásia uma região de projeção de poder, bem como no Japão um parceiro importante. Nesse sentido, a seguinte questão de pesquisa mostra-se pertinente: como a dependência econômica pode ser utilizada como instrumento de poder na relação Estados Unidos e Japão? Adotando a vertente neorrealista da Teoria Política Econômica Internacional, busca-se defender como hipótese que embora se tornando uma das principais economias do mundo durante a Guerra Fria, a dependência causada pelo processo de reconstrução da economia japonesa por parte dos EUA, limitou a projeção de poder do Japão, tanto no âmbito internacional, visto que a economia japonesa passou a depender amplamente do mercado consumidor norte-americano, quanto no regional, uma vez que os anos de dominação japonesa junto a territórios da China e Coréia do Sul, levaram o país a ter sua integração limitada. Para tanto, três objetivos específicos mostram-se relevantes, quais sejam, destacar o acordo de Bretton Woods como principal artifício para este fim; compreender o impacto da ausência de aliados na região, grande parte motivada pelas ocupações de territórios causadas pelos japoneses durante a primeira metade do século XX; e indicar os desafios econômicos e políticos no pós Guerra Fria para o Japão, no que concerne a contínua dependência econômica e política junto aos EUA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Futebol e diplomacia: uma análise das relações entre a União Soviética e o Brasil através do esporte(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-19) Orantas, Mateus Pereira; Cavlak, Iuri; http://lattes.cnpq.br/3321727021689564O presente trabalho explora a intersecção entre esporte e política, destacando como o futebol serviu como uma ferramenta de diplomacia e propaganda em um período marcado por intensa rivalidade ideológica. Ao invés de abordar a história do futebol de maneira isolada, a pesquisa propõe uma abordagem interdisciplinar que considera as implicações políticas e sociais do esporte. A metodologia inclui a revisão de literatura, análise de fontes primárias como documentos históricos e relatos da imprensa, além do estudo de casos específicos, especialmente das partidas amistosas entre equipes soviéticas e clubes brasileiros. O artigo revela que essas interações não eram meros eventos esportivos, mas eventos impregnados de significados políticos, sendo vistas como oportunidades de aproximação entre nações antagônicas. A análise das reações da imprensa e o impacto social dessas partidas evidenciam como essas interações ajudaram a moldar a identidade nacional brasileira em um contexto de efervescência cultural e política, ao mesmo tempo em que a União Soviética buscava fortalecer sua imagem como protagonista global. Concluindo, o trabalho contribui para uma compreensão mais profunda da diplomacia esportiva e reforça a importância de se investigar o papel do futebol no contexto das dinâmicas políticas da Guerra Fria, apresentando novas perspectivas e ressaltando a necessidade de análises quantitativas mais detalhadas em trabalhos futuros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Guerra Fria no cinema, o cinema na Guerra Fria: uma análise do filme Red Dawn (1984) no contexto político neoconservador do governo Reagan(Universidade Federal de São Paulo, 2022-03-07) Ribeiro, Luan Borges [UNIFESP]; Cavlak, Iuri [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3321727021689564O tema principal do presente trabalho está relacionado às discussões acerca da Guerra Fria no contexto de renovação da direita estadunidense, sobretudo após a ascensão de Ronald Reagan à presidência dos Estados Unidos, e a sua relação com o cinema enquanto fonte documental para a pesquisa histórica. Deste modo, essa monografia tem como principal objetivo analisar a obra cinematográfica Red Dawn, de 1984, dirigida por John Milius, na intenção de identificar, interpretar e discutir o modo como a mentalidade da época, extremamente influenciada pelos ideais neoconservadores, aparece no decorrer do longa-metragem. Portanto, o trabalho foi dividido em três capítulos: O primeiro aborda, brevemente, o desenvolvimento do cinema, discutindo a sua relação com a história enquanto fonte documental, além de uma pequena apresentação do filme utilizado como base para a pesquisa. O segundo traz uma exposição acerca da Guerra Fria e da indústria cinematográfica durante esse período, além da análise da fonte propriamente dita, que foi dividida em duas partes, sendo a primeira uma análise do enredo e a segunda uma discussão dos aspectos técnicos do filme, com foco para a sequência final. E, por fim, o terceiro e último capítulo refere-se ao governo de Ronald Reagan e como as suas características neoconservadoras aparecem no decorrer do filme. Nesse sentido, a partir da análise realizada, foi possível inferir que a obra de Milius incorporou muitas particularidades do discurso reaganista, difundindo os princípios do neoconservadorismo não apenas em território estadunidense, mas também em todos os países que sofriam intervenção direta da hegemonia cultural dos Estados Unidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência do poder norte-americano do governo Nixon no desenvolvimento do sistema financeiro internacional(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02) Santos, Gabriela Bertole dos [UNIFESP]; Hage, José Alexandre Altahyde [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5620292368037924; http://lattes.cnpq.br/6912831211209962Esta pesquisa visa analisar o papel do Estado norte-americano no desenvolvimento do Sistema Financeiro Internacional durante o governo de Richard Nixon (1969-1974), com enfoque no fortalecimento do sistema financeiro dos Estados Unidos propriamente dito. Neste contexto, será tomado como pano de fundo o rompimento do governo norte-americano com o Regime de Bretton Woods seguido pela instalação do padrão dólar puro no Sistema Monetário Internacional. A respeito da política empreendida por Nixon, observaremos sua atuação na reforma monetária internacional, na implementação e consolidação do Regime Dólar-Wall Street, bem como na transferência das relações financeiras internacionais do domínio dos bancos centrais para operadores financeiros privados, e sua atuação nas políticas de Energia, Comunicações e Segurança, para atingimento deste objetivo.
- ItemSomente MetadadadosA visão tropical sobre a bola vermelha: Futebol, comunismo e imprensa brasileira (1982 e 1986)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Portela, Jonathan Dias [UNIFESP]; Franzini, Fabio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/1054514148664492; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to analyze how the process of emigration of players of the socialist bloc to Western Europe in the last years of the Cold War, the identities involving characters of European communism, and representation on the "World of Red Ball" were seen by the Brazilian press, having the World Cup in 1982 and 1986 as a backdrop,so to understand possible relationships between football, politics and society, and especially whether and how the ideological climate of those days transpired within its pages. So, we hope to contribute to the understanding of a crucial moment both for football and for the contemporary history. The research will be founded primarily on two newspapers call "mainstream media", Jornal do Brasil and Folha de São Paulo, but also in sports magazine Placar. Besides them, the files made available online by FIFA on statistics and the above tournaments will complement the search for information.