Navegando por Palavras-chave "Health of indigenous peoples"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores associados ao desmame precoce em crianças indígenas de dois municípios da amazônia ocidental brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-17) Maciel, Vanizia Barboza da Silva [UNIFESP]; Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena [UNIFESP]; Abuchaim, Erika de Sá Vieira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9049493842666015; http://lattes.cnpq.br/9986621531942283; http://lattes.cnpq.br/9949907205772257; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Entre as crianças indígenas a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementado até dois anos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, não é bem conhecida. Objetivo: Analisar o aleitamento materno e a alimentação de crianças indígenas de zero a dois anos, residentes nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima no Acre, e identificar os fatores associados ao desmame precoce. Método: Estudo transversal realizado com 94 crianças e 91 mulheres indígenas, distribuídas entre as cidades de Cruzeiro do Sul (etnia Katukina) e Mâncio Lima (etnias Nawa, Nukini e Poyanawa). Os dados foram coletados no mês de outubro de 2013 e registrados em um instrumento construído especificamente para o estudo, contendo informações sociodemográficas e obstétricas da mãe, prática de aleitamento materno, características da criança e sobre a sua alimentação habitual. Para a análise estatística utilizou-se o software SPSS 16.0 for Windows, e em toda a análise foi adotado um nível de significância (?) de 5%. Para os fatores associados, utilizou-se um modelo de regressão logística. Esta pesquisa respeitou todos os princípios éticos que regem estudos envolvendo seres humanos. Resultados: Entre as 94 crianças, verificou-se que 57 delas estavam em aleitamento materno (60,6%). Dessas, a maioria estava em aleitamento materno complementado (73,7%); (12,3%) estavam em aleitamento materno exclusivo e predominante; e (1,8%) em aleitamento misto ou parcial. Em menores de seis meses o AME esteve presente em 35% das crianças. A mediana do desmame total foi de 12 meses e do desmame precoce, 5,5 meses. Não houve associação com as variáveis estudadas e o desmame precoce com exceção da etnia, em que a chance de desmame precoce entre as etnias Poyanawa, Nawa e Nukini, foi 3,7 vezes maior em relação a etnia katukina (IC 95% [1,496 - 9,318]. Os alimentos da dieta habitual das crianças foram representados por produtos industrializados e regionais. Entre estes, alimentos considerados não saudáveis e a falta de grupo de alimentos necessários e balanceados para uma adequada alimentação. Conclusão: As prevalências de AM encontram-se aquém das recomendações. A alimentação complementar das crianças não é adequada à idade, refletindo-se em uma situação preocupante. Esses dados mostram a necessidade de implementação de programas de incentivo ao AM e de orientação quanto a alimentação complementar entre a população indígena pesquisada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parteiras indígenas e os objetos do partejar : apropriação, usos, sentidos e significados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-17) Gusman, Christine Ranier [UNIFESP]; Villela, Wilza Vieira [UNIFESP]; Rodrigues, Douglas Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7808005294527243; http://lattes.cnpq.br/1311802831007681; http://lattes.cnpq.br/7658080225128628; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This thesis is the result of a study that sought to analyze the strategies of the Working with Traditional Midwives Program and its repercussions on a group of Krahô women. Midwife kit delivery is an icon of the program, a presumption that a new practice aligned with hegemonic knowledge will begin there after. Thus, the study sought to analyze how Krahô women view their participation in the program and take ownership of and resignify midwife kit objects in the home birth context. The thesis is structured in four papers, each representing different moments of the study. The first two occurred prior to fieldwork and result from issues raised during the development stage of the midwifery program and throughout the process of approval by ethics committees.The last two stem from fieldwork and were mainly supported by anthropology and the ethnographic method. The procedures for the ethical approval of the study were tortuous and overly bureaucratic. Experience has indicated that ethical or unethical stances can be experienced in the singular and subjective processes, regardless of what may be recorded in forms. Results point to a mismatch between the discourse and the practice of recognizing traditional knowledge and a clear ethnocentric bias of the program when offering tools outside the rationale of women care and assuming an impact on health indicators from the acquisition of hegemonic knowledge. The objects were appropriated and resignified in the daily life of villages, but they failed to find a clear place in the context of home birth. Symbolic violence traits emerged and the categorization of Krahô women as midwives brought impacts and losses in the social relationship of some women. We suggest reviving the intercultural realm in the formulation and implementation of public policies directed to this public as a profitable pathway, under penalty of engendering an alienated and alienating cycle, wasting resources and delaying important discussions such as the strengthening of the health care network around indigenous women.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil nutricional e metabólico de adultos do povo Kawaiwete (Kaiabi) da aldeia Kwarujá, Parque Indígena do Xingu, Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-28) Haquim, Vanessa Moreira [UNIFESP]; Franco, Maria do Carmo Pinho [UNIFESP]; Pititto, Bianca de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8433932854107690; http://lattes.cnpq.br/0138099513326464; http://lattes.cnpq.br/3895675896903998; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: As doenças metabólicas têm sido uma das principais causas de morbimortalidade em países desenvolvidos e em desenvolvimento. No entanto, ainda são escassos os estudos que avaliam a ocorrência de doenças como diabetes tipo II, hipertensão, dislipidemias e outras desordens metabólicas associadas à obesidade no campo da saúde indígena. O número crescente do surgimento dessas doenças torna-se motivo de preocupação na medida em que eles indicam uma nova realidade entre os povos indígenas. Objetivo: Avaliar o perfil nutricional e metabólico de adultos indígenas do povo Kawaiwete que habitam a aldeia Kwarujá do Parque Indígena do Xingu no ano de 2013. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal, de base populacional, realizado a partir de dados secundários disponibilizados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu (Mato Grosso - Brasil), e de banco de dados obtido por meio de fichas médicas e relatórios técnicos disponibilizados pelo Projeto Xingu, programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados 62 indígenas (33 mulheres e 29 homens) maiores de 19 anos da etnia Kawaiwete no ano de 2013. Para o estudo atual foram analisadas as frequências de estado nutricional, composição corporal (por meio do aparelho de impedância bioelétrica modelo tetrapolar) e fatores de risco cardiometabólicos. A síndrome metabólica foi determinada pela presença de pelo menos três dos seguintes componentes: obesidade central, níveis pressóricos elevados, hipertrigliceridemia, baixo HDL-colesterol e intolerância à glicose. Para a análise estatística, utilizou-se o programa SPSS® (versão 22). Resultados: Do total dos 62 indígenas avaliados identificou-se em 25,8% a presença de síndrome metabólica. Em relação ao perfil nutricional e de fatores de risco cardiometabólicos, 35,5% apresentaramsobrepeso, 4,8% obesidade, 24,2% níveis pressóricos elevados, 25,8% pré-diabetes, 29,0% LDL-c elevado, 67,7% HDL-c reduzido e 17,7% hipertrigliceridemia. Em comparação aos homens, as mulheres apresentaram pior perfil cardiometabólico no que se refere à presença de obesidade central (31,0% vs.81,8%, p=<0,001), tolerância à glicose diminuída (4,8% vs.17,7%, p=0,031), LDL-colesterol elevado (13,8% vs. 42,4%, p=0,013) e à média do percentual de massa adiposa (16,5±6,1 vs. 26,7±6,3, p=<0,001). Apesar de não haver diferença estatisticamente significativa, as mulheres apresentaram 33,3% de síndrome metabólica, enquanto os homens apresentaram 17,2%. Os resultados mostraram que todos os indígenas que possuíam a síndrome apresentaram obesidade central, porém nem todos tinham IMC elevado, portanto, a medida da circunferência abdominal se apresentou um melhor parâmetro do que o índice de massa corporal (IMC) para identificar o perfil de risco cardiometabólico nessa população. Observou-se que, entre os indígenas, o IMC, a circunferência abdominal e o percentual de massa adiposa também se associaram de forma direta com a presença síndrome metabólica, enquanto que o percentual de massa muscular de forma indireta. Na análise de regressão múltipla, essas variáveis persistiram correlacionadas de forma independente de sexo e idade com a síndrome metabólica. Conclusão: O presente estudo possibilitou a identificação de uma população que se encontra com um risco cardiometabólico elevado, sendo o sexo feminino o grupo mais comprometido. Esforços devem ser empreendidos no sentido de compreender melhor os determinantes dessa situação de saúde e de controlar os fatores de risco para esta população.
- ItemSomente MetadadadosA temática saúde na licenciatura de docentes indígenas: um estudo na Universidade federal do amapá(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-04-10) Mendes, Myriam Regina Zapaterra [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/5633013437811955; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The political pedagogical project of the Higher Indigenous Teachers Course demands an immersion in the anthropological fundaments that deal with the specificity of the indigenous cultures, establishing the framing of its concepts for its preparation, mostly in the subjects related to indigenous health. The aim of this research was to investigate the formative proposal related to the theme Health in the Intercultural Higher Indigenous Teachers Course in the Amapá Federal University. For that, a descriptive-analytical exploratory research has been made, approaching quality as well as quantity. From a documental analysis, there has been a research to investigate the pedagogical proposal of the Intercultural Higher Indigenous Teachers Course related to the students preparation to discuss indigenous children´s and young adult´s health-related issues. Using a Likert Attitude Scale, we sought to learn the graduates? perception about their health formation. The documental analysis allowed us to identify the theme Health as a growing demand field in the indigenous communities, which require multi-professional teams, and specifically prepared differentiated teachers. It is also necessary to respect their own way to cognize, produce knowledge and make good use of it, for public policies of health prevention and promotion, enriching the intercultural and interdisciplinary dialogue-based cultures.Yet the perception of graduates considering their degree in Health, pointed the need of improvement in the graduation proposal related to the discussions about the full attention to health, according to the SUS?s (Sistema Único de Saúde) principles and guidelines, and its inspection methods, like the Social Control. Distinct understandings about the health-disease program, ways to develop campaigns or health actions with the students of the indigenous schools and communities and discussion about the Health in the School Program (Programa Saúde na Escola), also come up as themes demanding improvement on their approach. The experience as a professor in the Intercultural Higher Indigenous Teachers Course has brought the richness of the dialogic relationship with the indigenous students for the enrichment of their distinct understandings about Health and Disease, their respectful relationship with the visible and invisible nature creatures, and ways of knowing, seeing, exchanging and doing form the indigenous peoples from Amapá and Northern Pará. This way, it reaffirms the importance of the insertion of thematic Heath content within the Political Pedagogical Project of the Intercultural Higher Indigenous Teachers Course in the perspective of significative learning and the ?learning-teachinglearning?.