Navegando por Palavras-chave "Historical-critical pedagogy"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Horta aplicada à educação formal: construção para letramento científico e ambiental em local de alta vulnerabilidade social situado na zona leste do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-28) Santos, Giovana Della Crocce [UNIFESP]; Viana, Hélio Elael Bonini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; https://lattes.cnpq.br/2626688485731631As hortas são lembradas como áreas de contato com a natureza e a produção agrícola; levando-as para o ambiente escolar, mudamos a forma de interpretar o espaço, pois a desconstrução do ambiente formal e disciplinar pode transformar o que antes era engessado e mecânico, com sentido de obrigatoriedade, em participação ativa e entusiasmo. Nesse contexto, educandos letrados cientificamente podem desenvolver melhor suas dúvidas, além de diminuir a distância entre a disciplina e o social do aluno. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino particular, situada em uma região do extremo leste do município de São Paulo, tendo como público-alvo alunos de ensino básico do período matutino e vespertino. A proposta da horta no meio formal de ensino está, também, na organização das tarefas para o andamento do projeto em conjunto com os educandos, possuindo como alicerce teórico a pedagogia histórico-crítica, com carácter de pesquisa-ação. Os critérios levantados para o manejo e construção da horta têm como base o conjunto de metodologias para a produção de vegetais sem uso de agrotóxicos, respeitando a biodiversidade nativa do local. Com base nos pontos ressaltados, os objetivos gerais do projeto é investigar a ação da horta escolar à partir de metodologias quanti-qualitativas acerca ao local de alta vulnerabilidade social, destacando a utilização desta como laboratório vivo multidisciplinar voltado para a compreensão das temáticas ambientais através de educação ambiental crítica e do levantamento de representação social dos alunos do ensino fundamental, sobre o meio ambiente. O levantamento dos dados é feito a partir de questionário com itens abertos e a análise - visando verificar as possíveis abstrações de conceitos ligados à área ambiental - pela ordem média de evocação de palavras chave, buscando um ponto de partida para o desenvolvimento de aulas em meio ao laboratório vivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sequência didática de citologia aliada à teoria histórico-crítica: um estudo para o ensino de Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2019-08-17) Dias, Natália Ferreira [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/0276309403394985Este trabalho acompanhou e analisou o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, em especifico o conteúdo de Citologia nos anos finais do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Diadema, com a aplicação de uma Sequência Didática previamente construída e planejada sob a luz da pedagogia histórico-crítica e posteriormente validada por pares. Foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, seguindo o caminho de um estudo de caso. Para a análise de dados, foram utilizados instrumentos metodológicos como a microetnografia e análise de conteúdo. A coleta de dados se deu em quatro turmas de 7o ano de uma mesma professora de Ciências da escola selecionada. Dentre as estratégias de ensino utilizadas na sequência didática, tivemos uma sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes, aula expositiva com valorização dos conhecimentos clássicos, construção de varal histórico, aula de microscopia com lâminas fixadas em laboratório do vírus Papiloma Humano (HPV), construção de lâminas com tecido vegetal (cebola), utilização de tecnologias em estação com holograma, Realidade Virtual (VR) e microscópio digital. Dentre os resultados obtidos mediante as análises, concluiu-se que a Sequência Didática colaborou positivamente para o aprendizado de citologia em todas as turmas, ajudando a desenvolver o raciocínio teórico, linguagem científica dos estudantes acerca do conteúdo, e a utilização da linguagem pela professora foi o principal ponto mediador do processo de ensino e aprendizagem.