Navegando por Palavras-chave "Hospital management"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do uso de um sistema informatizado em um hospital geral de médio porte(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-26) Santos, Marlene Cristina dos [UNIFESP]; Marin, Heimar de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5458785300394469; http://lattes.cnpq.br/2181341996049139; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar o uso de um sistema informatizado pelos gestores hospitalares, avaliando suas percepções e aceitações quanto à utilidade e facilidade de uso do sistema, identificando quais as variáveis externas que influenciam a percepção e aceitação. Método: Trata-se de um estudo de caso, com delineamento não experimental, realizado em um hospital geral, privado e de médio porte. O instrumento adotado para realização da pesquisa foi baseado no modelo de aceitação tecnológica (TAM), avaliando a percepção da utilidade percebida e facilidade de uso, correlacionando com as variáveis externas. A população foi composta por 63 gestores, baseado nos critérios de inclusão. 60 gestores compuseram a amostra do estudo. Resultados: 90,5% dos gestores concordaram com a utilidade do sistema, enquanto 84,7% concordaram com a facilidade de uso. Todas as variáveis externas analisadas, entre elas: idade, facilidade para utilizar a tecnologia, oferta de treinamentos inicial e de atualizações, oferta de apoio técnico pela equipe de tecnologia de informação, quantidade de computadores disponíveis para uso e gostar de utilizar o sistema, apresentaram influência na percepção dos gestores em relação ao construto facilidade de uso. As variáveis externas relacionadas à oferta de treinamentos e idade, não demonstraram correlação com o construto utilidade percebida. Conclusões: Os gestores apresentaram boa aceitação do sistema, por meio de percepção positiva da utilidade do mesmo para o desempenho das suas funções e facilidade de uso. Identificou-se que as variáveis externas relacionadas à idade e oferta de treinamentos tanto inicial como de atualizações, influenciaram apenas a percepção da facilidade de uso e não demonstraram correlação com o construto utilidade percebida. Concluiu-se que os gestores perceberam a utilidade do sistema, porém não apresentaram a mesma percepção para a facilidade de uso, devido a características do sistema e condições estruturais e organizacionais da instituição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do grau de conformidade às normas e recomendações em gestão da segurança da informação digital em hospitais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-07-28) Gottberg, Heitor Neves [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT: Confidentiality, integrity and availability of patient information are intrinsic to hospital services and nowadays computerization is growing in day to day operations of these institutions. OBJECTIVE: This work intends to assess the level of conformity to the standards and literature recommendations in Information Security of an exploratory group of hospitals using Electronic Health Records Systems (EHR-S). METHODS: From the study of international standards and of resolution 1821/07 of the Federal Council of Medicine (CFM), we have developed a ―gold standard‖ of information security management and electronic health record systems, elaborated a questionnaire and released it via the Internet where each hospital can achieve an ―estimated‖ degree of compliance with this standard and identify which areas are more (or less) compliant to this desirable level. RESULTS: From the replies obtained with a group of hospitals, we have seen an average a degree of compliance of 37% in information security management processes (on a scale from 0% to 100%) and 38% in compliance of EHR-S. CONCLUSION: We finalize showing that the issue of information security management (ISM) is incipient on concerns and investments of hospitals, and that even though specific knowledge and material is available, managers have not yet implemented solutions that meet the specific characteristics and information security demands of the healthcare industry.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiências de gestores de uma maternidade pública diante do enfrentamento da pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-27) Grasso, Rosana Pereira Madeira [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; Mazzaia, Maria Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6423662828098950; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/5582951764217712; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: diante da Pandemia de COVID-19 o papel da gestão de instituições hospitalares se destacou na busca da garantia de atenção adequada em um contexto inédito e desafiador em vários aspectos, especialmente considerando o âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e as necessidades urgentes de atendimento da população. Objetivo: conhecer a percepção e vivência de gestores hospitalares de uma maternidade pública, identificando suas experiências objetivas e subjetivas diante do enfrentamento da Pandemia de COVID-19. Método: foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva com gestores técnico- administrativos de uma maternidade. Foram realizadas entrevistas individuais semidirigidas e em profundidade com um roteiro temático de questões. Os dados sociodemográficos e profissionais foram analisados de modo frequencial e descritivo e os discursos dos participantes foram transcritos na íntegra e categorizados pelo método de Análise de Conteúdo temática. Todos os participantes assinaram um TCLE segundo a Resolução 466/12 e 510/2016 do CNS. Resultados: participaram sete profissionais da área da gestão, com média de idade de 44 anos; todos com escolaridade de nível superior; com tempo de experiência em gestão hospitalar acima de 14 meses e que atuaram diretamente na área durante a Pandemia de COVID-19. Foram construídas três categorias temáticas gerais: 1) O impacto inicial diante da Pandemia de COVID-19; 2) As principais ações realizadas para o enfrentamento da COVID-19; e 3) As avaliações na percepção dos gestores. Considerações finais: a experiência vivenciada, na percepção dos gestores, foi extremamente desafiadora e demandou a mobilização de competências pessoais e profissionais relacionadas à capacidade de adaptação, superação e resiliência em um contexto repleto de incertezas e condições de risco de vida dramáticas e mobilizadoras. Produto técnico em Educação: como produto resultante da pesquisa foi proposto um vídeo breve com objetivo de reconhecer a trajetória e as vivências de superação de gestores hospitalares diante das necessidades de enfrentamento da Pandemia de COVID-19, destacando, na visão desses gestores, os desafios e os aprendizados, garantindo assim, o reconhecimento e a valorização de suas contribuições diante de um cenário inédito e que exigiu profunda dedicação e resiliência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema de gestão hospitalar com reagendamento e gestão de recursos inteligente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-09) Rengel, Augusto Wollace de Lima [UNIFESP]; Moraes, Matheus Cardoso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1854451408004051Com os avanços da medicina, sua dependência por equipamentos tecnológicos cresceu drasticamente, com isso, a gestão desses recursos tornou-se vital. Garantir seu bom estado é a maior prioridade, para isso manutenções preventivas atuam como um esforço para reduzir falhas, mas não são capazes de eliminá-las. Quando uma falha ocorre, gera um problema logístico, que acarreta em reagendamentos e retrabalho na gestão de recursos. Essa situação poderia ser amenizada com a digitalização parcial desse processo, com o desenvolvimento de um software capaz de disparar ordens de serviço para manutenção de equipamentos e automaticamente verificar quais agendamentos são prejudicados, podendo com isso buscar soluções, como a utilização de outro equipamento disponível ou indicando a melhor data para reagendamento. Soluções digitais aplicadas à saúde requerem precaução a mais quanto a qualidade de software, a qual pode ser beneficiada com a adoção de boas práticas e planejamento antecipado da arquitetura utilizada. Devido a isso, o sistema foi projetado seguindo os padrões da clean architecture, com a criação de uma API dividida em camadas, que se responsabiliza por aplicar as regras de negócio e garantir a persistência de dados. Também é utilizada uma divisão cliente-servidor, em que a API será contactada por outros softwares que atuam como clientes e representam o sistema visualmente. Desse modo, tendo por objetivo construir esse sistema, alcançou-se um resultado parcial, com a conclusão da API e sua disponibilização em um repositório público no GitHub, mas sem a representação visual do cliente.