Navegando por Palavras-chave "Implantes cocleares"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do resultado de implante coclear em perdas auditivas pós-meningite(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-29) Britto, Fernanda Carneiro Corujeira de [UNIFESP]; Cruz, Oswaldo Laercio Mendonça [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3152241414526004; http://lattes.cnpq.br/5549090058807804; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar os resultados audiológicos do implante coclear em pacientes com perda auditiva pós-lingual secundária a meningite bacteriana, bem como compará-los com os resultados nas perdas auditivas por outras etiologias. Métodos: Trata-se de uma estudo retrospectivo, do tipo caso-controle, no qual foram avaliados 22 pacientes com surdez pós-lingual, submetidos à cirurgia de implante coclear, sendo 11 com suspeita diagnóstica de meningite bacteriana (casos) e 11 com outro tipo de etiologia (controles). Os pacientes foram avaliados quanto aos limiares auditivos, com a média tri-tonal, índice de reconhecimento de palavras e de sentenças em conjunto fechado e aberto, no período pré-implante coclear e após a ativação do mesmo (6, 12 e 24 meses). Resultados: Não foi observada diferença com significância estatística nos resultados audiológicos e no s testes de desempenho de fala entre os grupos, após a cirurgia do implante coclear. Conclusão: A surdez pós-meningite, por si só, não parece estar relacionado um pior desempenho com implante coclear.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um sinal em Português Brasileiro para mensuração in situ das próteses auditivas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Garolla, Luciana Paula [UNIFESP]; Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]; Scollie, Susan [UNIFESP]; : http://lattes.cnpq.br/1333051805628540; http://lattes.cnpq.br/5659892738150226Introdução: A maioria das formulas prescritivas tem como foco principal a amplificacao da fala. No entanto, os procedimentos convencionais utilizados para verificacao das proteses auditivas fazem uso de sons artificiais como tons puros ou ruidos, na expectativa de que tais medidas representem o desempenho da protese auditiva na amplificacao da fala. Boas praticas recomendam o uso de sinais de fala ou de varredura de fala para verificacao do ganho e/ou saida da protese auditiva. Holube et al. (2010), desenvolveram o International Speech Test Signal (ISTS) para utilizacao em equipamentos de verificacao a partir de gravacoes em seis linguas diferentes. Apesar de o sinal ISTS corresponder aos padroes normativos estabelecidos pelo IEC 60118-15, sua principal caracteristica de ininteligibilidade nao permite a interacao clinico/paciente no que se refere a avaliacao subjetiva da inteligibilidade da fala amplificada. Estimulos inteligiveis de fala atualmente disponiveis sao apenas em Ingles, o que cria uma barreira linguistica quando a verificacao e realizada em uma populacao que nao a de lingua inglesa. Objetivo: Desenvolver um sinal em Portugues Brasileiro eletroacusticamente similar ao International Speech Test Signal (ISTS) para avaliacao de proteses auditivas em equipamentos com microfone-sonda. Metodos: Um texto contendo frases declarativas simples em Portugues Brasileiro foi gravado por um falante do genero feminino nativo da lingua Portuguesa utilizando-se equipamentos e procedimentos de padrao internacional. O sinal nao amplificado foi ajustado ao espectro de fala do International Long Term Average Speech Spectra (ILTASS) e comparado ao ISTS. Para verificacao do sinal amplificado em Portugues a gravacao inicial foi dividida em tres segmentos curtos de aproximadamente 15 segundos cada. As medicoes das quatro versoes do sinal amplificado (gravacao completa mais tres trechos de 15 segundos cada) foram realizadas por meio de um sistema comercial para verificacao de proteses auditivas atraves da utilizacao da caixa-teste do equipamento com duas proteses auditivas diferentes programadas para perdas de audicao de grau moderado, moderadamente severo e severo em tres niveis de entrada. Resultados: O espectro do sinal nao amplificado em Portugues e de seus segmentos apresentaram diferenca media ≤ a 0.5 dB em comparacao ao ISTS. A verificacao do sinal amplificado completo em Portugues e segmentos apresentaram diferenca media de ate 0.9 dB, com diferenca de ate 2dB por audiograma e area dinamica analoga ao ISTS diferindo em ate 3.1dB. Conclusoes: O sinal de fala em Portugues Brasileiro desenvolvido neste estudo fornece uma avaliacao eletroacustica da protese auditiva similar a obtida por meio do sinal padrao ISTS
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de longo prazo da compressão de frequências na percepção de fala em adultos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Marchesin, Vanessa Clarizia [UNIFESP]; Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1333051805628540; http://lattes.cnpq.br/1846339478201048; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Estudos anteriores demonstraram que a compressao de frequencia nao linear (CFNL) melhora a audibilidade e reconhecimento de fala em adultos e criancas. Alem disso, esses estudos nao verificaram o desempenho da CFNL a longo prazo para observar o efeito da aclimatizacao. Existe apenas um estudo publicado descrevendo os beneficios e limitacoes da CFNL em criancas (Wolfe et al, 2011). Objetivo: Verificar o efeito de longo prazo do uso de proteses auditivas com o algoritmo de compressao de frequencias em testes de percepcao de fala e em atividades de vida diaria em adultos. Metodo: Trinta e dois adultos, com idade entre 30 a 60 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau moderado a severo com configuracao descendente foram submetidos aos seguintes testes: deteccao de sons de fala, reconhecimento de fala no silencio, o reconhecimento de fala no ruido, identificacao de monossilabos com fricativas e questionarios de auto avaliacao (HHIA e APHAB) em cinco momentos ao longo de um periodo de doze meses. Todos os participantes foram adaptados com proteses auditivas Phonak Naida III SP, modelo retroauricular (BTE) . Eles foram divididos em dois grupos pareados por idade, perda de audicao e anos de estudo. Um grupo foi adaptado com a CFNL ativada e o outro grupo foi adaptado com CFNL desativada. O teste ANOVA foi medido repetidas vezes com a utilizacao do software SPSS. Resultados: Os resultados de deteccao de som de fala, reconhecimento de fala no silencio, a identificacao do monossilabo no teste de fricativas melhorou significativamente para os pacientes com CFNL ativada. Os resultados de econhecimento de fala no ruido nao melhorou significativamente com CFNL quando comparado ao grupo sem a CFNL ativada. Ambos os grupos apresentaram melhora das pontuacoes HHIA e APHAB independentemente de estar adaptado com a CFNL ou nao. Conclusao: Estes resultados sugerem que CFNL melhora a audibilidade, deteccao e o reconhecimento de fala em altas frequencias para adultos brasileiros com perda auditiva de grau moderado a severo com configuracao descendente. Quanto maior for o periodo de aclimatizacao a tecnologia maior a melhora relacionada com a CFNL
- ItemAcesso aberto (Open Access)A efetividade do treinamento auditivo formal em idosos usuários de próteses auditivas no período de aclimatização(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2007-12-01) Miranda, Elisiane de Crestani [UNIFESP]; Andrade, Adriana Neves de [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To investigate the efficiency of a formal auditory training program in hearing aid wearers during the acclimatization period. METHODS: Eighteen subjects (mean age of 71.38 years old), male and female, binaural intra-aural hearing aid users for one week participated in the study. Experimental (with auditory training) and Control (without training) groups were formed randomly. Subjects in the experimental group have undergone a formal auditory training program organized in seven 50-minute sessions, once a week. Evaluation procedures included speech recognition tests and a self-assessment questionnaire. These procedures were carried out before (1st evaluation) and after (2nd evaluation) the training for the Experimental Group and in the Initial and Final evaluation for the Control Group. RESULTS: In the experimental group, both the word recognition score (WRS) and the speech in noise test showed significantly improved results after the training (2nd evaluation). In the study of signal-to-noise ratio for sentence recognition in noise, there was a slight tendency (p-value near 0,05) of improvement in the evaluation after the training. It was also observed that for the Experimental Group the results in the 2nd evaluation have not revealed differences in comparison to the results of the Control Group in all tests. CONCLUSION: It could be concluded that the aural rehabilitation program, including formal auditory training beneficiates the elderly in the period of hearing aids adaptation and also modifies the auditory behavior of these subjects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil epidemiológico de pacientes adultos reabilitados com implante coclear em um centro terciário de atendimento da cidade de São Paulo (Centro do Deficiente Auditivo - Unifesp)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-31) Gomes, Leonardo Marques [UNIFESP]; Cruz, Oswaldo Laércio Mendonça [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3152241414526004; http://lattes.cnpq.br/9812043337621135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Analisar as características epidemiológicas e clínicas dos pacientes adultos com implantes cocleares em um centro de referência terciário brasileiro. Analisar o número de complicações menores e maiores relacionados ao implante coclear em adultos. Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo, não randomizado, para coleta de dados clínicos e epidemiológicos, a partir da revisão de prontuários de todos os pacientes adultos submetidos ao implante coclear e atendidos no Centro do Deficiente Auditivo da UNIFESP, entre os anos de 2005 a 2015. Resultados: Foram avaliados no total 63 prontuários. Observou-se uma prevalência de pacientes do sexo feminino (52,4%). A etiologia mais comum foi a idiopática (41,3%), seguida por meningite (14,3%), e otosclerose (11,1%). Um total de 40 (63,5%) dos 63 pacientes tiveram pelo menos uma complicação cirúrgica: 5 (7,9%) com pelo menos uma complicação maior e 40 (63,5%) pacientes com ao menos uma complicação menor. Conclusão: A etiologia à esclarecer ainda predomina nos adultos com perda auditiva severa, seguida por meningite. Apesar de o número de complicações maiores ser baixo, reforça a necessidade de um preparo cuidadoso desses pacientes para o implante. As complicações menores, em maior número, podem ser facilmente tratadas com medidas conservadoras. Os pacientes com idade acima de 60 anos apresentaram desempenho, em termos de resultados e complicações, semelhantes aos pacientes mais jovens, reforçando o conceito de que a idade avançada não contraindica a realização do implante coclear.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) em crianças com e sem deficiência auditiva(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-01-01) Zanichelli, Larissa [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To compare the Percentage of Consonants Correct (PCC) index of children with and without hearing loss, and to verify whether the time using hearing aids, the time in therapy, and the time spent until hearing loss was diagnosed influence the performance of deaf children. METHODS: Participants were 30 children, 15 with hearing impairment and 15 with normal hearing, paired by gender and age. The PCC index was calculated in three different tasks: picture naming, imitation and spontaneous speech. The phonology tasks of the ABFW - Teste de Linguagem Infantil were used in the evaluation. RESULTS: Differences were found between groups in all tasks, and normally hearing children had better results. PCC indexes presented by children with hearing loss characterized a moderately severe phonological disorder. Children enrolled in therapy for a longer period had better PCC indexes, and the longer they had been using hearing aids, the better their performances on the imitation task. CONCLUSION: Children with hearing loss have lower PCC indexes when compared to normally hearing children. The average performance and imitation are influenced by time in therapy and time using hearing aids.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processamento temporal e resposta auditiva de média latência em idosos candidatos e usuários de prótese auditiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-02-22) Pinheiro, Maria Madalena Canina [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Aging can cause alterations in temporal processing and cognitive functions. Electrophysiological evaluation has been widely recommended to complement the behavioral evaluation of auditory processing. Objective: Verify and compare the behavioral auditory responses of temporal processing and the auditory middle latency response with cognitive processing in elderly candidates for and users of hearing aids. Methods: Sixty elderly people participated in the study, 20 males and 40 females, ranging in age from 61 to 85 (avg. 71.7) who are attended at the Integrated Hearing Assistance, Research and Education Center (NIAPEA) of the Federal University at São Paulo, and who are all new users of hearing aids. The individuals were organized in two groups according to their degree of hearing loss, considering frequencies of 500- 4000 Hz on the audiogram, denominated Group I (GI) and Group II (GII). In GI, the individuals had a degree of hearing loss lower than 50 dB and in GII above 50 dB. The cognitive factors were evaluated by means of long-latency auditory evoked potential tests– P300, Mini mental state examination (MMSE) and the Alzheimer Disease Assessment Scale (ADAS-COG). The procedures selected to achieve the objectives were the Middle Latency Auditory Evoked Potentials (MLAEP) tests, which studied the latency of the Na and Pa waves in milliseconds, and the amplitude of Na-Pa (μv). When an auditory and or electrode effect was present, the exam was considered altered. The Duration Pattern Tests (TPD) and Gap in Noise (GIN) test were used to analyze the responses of correct identification, and the gap detection threshold. Results: Elderly people who use hearing aids display a lower gap detection threshold, greater recognition of gaps and of discrimination of the duration pattern, lower latency and decrease in MLAEP in relation to the time when they were candidates. When they displayed deficits in information processing in auditory cortex, they displayed losses in the temporal resolution ability, which became worse in the presence of cognitive alteration. Conclusion: The temporal ordering and temporal resolution abilities deteriorated independent of the degree of hearing loss, revealing the age effect. The responses to Middle Latency Auditory Evoked Potentials tests were not influenced by the degree of hearing loss and significant changes in reassessment occurred after acclimatization. Thus, the effect of acoustic stimulation by the use of a hearing aid improved the hearing ability of temporal ordering, temporal resolution and the processing of information from the Central Auditory Nervous System to the primary auditory cortex. The behavior of temporal ordering did not change in the elderly with cognitive alterations; however, individuals without cognitive alterations had lower deficits in the functional integrity of the primary hearing areas and improvement in the behavior of temporal resolution.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Treinamento auditivo musical: uma proposta para idosos usuários de próteses auditivas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-02-27) Freire, Katya Guglielmi Marcondes [UNIFESP]; Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: a) To develop and propose a musical auditory training program directed to central hearing skills for elderly hearing aid users comprising their performance in face of different simultaneous acoustic events, and b) to check the benefits of this training in hearing skills of elderly hearing aids users. Method: To prepare the Musical Auditory Training Program seven interactive DVDs were created. To apply these materials 15 elderly subjects aged over 60 years where selected and divided into three groups with five subjects each: GI control group, without intervention, and two experimental groups (with intervention once a week during seven weeks) – experimental group GIIA and experimental group GIIB. Experimental group GIIA underwent the musical auditory training proposed by the present study and GIIB only listened to classical music. All groups were assessed on week 1 and reassessed on week 9. The assessment was common to all subjects and comprised a self-completion questionnaire and behavioral tests. To assess the results, the statistical study used was variance analysis with repetitive measures and descriptive statistics. Results: 1) Seven DVDs were created, to wit, DVD1 - Figure-Background to instrumental sounds, DVD2 - Figure-Background to sequential sounds, DVD3 – Directed Listening, DVD4 – Sound Duration, DVD5 – Sound Frequency, DVD6 - Rhythm – Temporal Structuring, and DVD7 – Auditory Closure. 2) The results revealed that, in the reassessment, group GIIA presented significantly better results in self-assessment questionnaire and in behavioral tests for memory of non-verbal sounds in four sequences and in recognition threshold of sentences in noise. Conclusion: A Musical Auditory Training Program was created to address hearing skills of temporal processing and selective attention to elderly hearing aid users and the authors detected benefits from training these skills in the studied population.