Navegando por Palavras-chave "Integrative Review"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Associações entre sexo/gênero e suicídio/tentativa de suicídio: revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-18) Oliveira, Ingrid Rodrigues [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5029273945514325; http://lattes.cnpq.br/3655091915263937; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O suicídio é a segunda maior causa mundial de morte de indivíduos entre 15 a 29 anos. No Brasil é a quarta maior causa de morte entre jovens, no país em média 11.000 pessoas tiram a própria vida por ano e observa-se que mesmo que os homens morram mais por suicídio (79% das mortes), a maior parte das tentativas de suicídio é entre as mulheres (69% das tentativas). Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão integrativa para analisar de que forma os termos sexo e gênero estão associados ao suicídio na literatura nacional. Esta revisão integrativa foi dividida em seis etapas: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão. Os resultados demonstraram grande número de publicações epidemiológicas, com uso recorrente da variável sexo, trazendo dados que evidenciaram o paradoxo de gênero a nível nacional, estadual e municipal. Apesar da importância desses dados epidemiológicos, as publicações faltam em compreender aspectos específicos relacionados ao suicídio entre diferentes gêneros, podendo se tornar veículos de naturalização de comportamentos. Os estudos trouxeram explicações conflitantes sobre fatores de risco relacionados ao comportamento suicida entre mulheres. Conclui-se que são necessários mais estudos qualitativos compreensivos para entender o sofrimento mental de gênero, levando-se em conta outros aspectos sociodemográficos que atravessam a experiência dos sujeitos, com especial atenção para como esses sofrimentos ocorrem entre as mulheres. A análise de como a imposição de papeis de gênero afeta a saúde mental das pessoas pode ser uma contribuição maior para as pesquisas do que tentar encontrar comportamentos característicos dos gêneros
- ItemRestritoO estudante de graduação no contexto da educação interprofissional em saúde: experiências discentes no programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-SAÚDE)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Soares, Patrícia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/5865773328805872; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Educação Interprofissional (EIP) é a ocasião em que membros de duas ou mais profissões aprendem em conjunto, de maneira interativa, com o objetivo de garantir um cuidado colaborativo de qualidade aos usuários, famílias e comunidade. Objetivou-se descrever experiências de Educação Interprofissional de estudantes de graduação no PET-Saúde Interprofissionalidade; realizar uma análise da literatura nacional sobre Educação Interprofissional na Graduação em Saúde no Brasil; caracterizar o perfil de estudantes em termos de idade, gênero, raça/cor, área de formação e período do curso em que estão inseridos; conhecer atitudes de estudantes em relação às experiências interprofissionais desenvolvidas no PET-Saúde Interprofissionalidade. Realizou-se uma pesquisa descritiva, envolvendo: Fase 1) revisão integrativa da literatura nacional de artigos originais publicados entre 2005 e 2020, sobre Educação Interprofissional na graduação em saúde nas instituições de ensino superior brasileiras, nas bases Medline, Pubmed, Cochrane Library, Embase, Web Of Science, Scopus, Science Direct, ERIC e LILACS; Fase 2) aplicação da Escala de Avaliação de Atitudes de Estudantes em Relação à Educação Interprofissional na Graduação em Saúde, construída e validada no Brasil, com 262 estudantes envolvidos em 10 programas PET-Saúde Interprofissionalidade de três estados (Pará, Alagoas e São Paulo), entre outubro de 2019 e outubro de 2020. Para análise dos dados da Fase 1 foi realizada análise de conteúdo do tipo temática e da Fase 2 o software SPSS (Statistical Package for the Social Science) e os recursos estatísticos: medidas de tendência central (média e mediana) para as variáveis quantitativas e proporções para variáveis qualitativas. Os resultados da RI abrangeram 34 manuscritos originais. Identificou-se uma rede construída em nível nacional e com apoio internacional quanto às discussões e pesquisas sobre a EIP, porém com concentração de parcerias entre pesquisadores das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e necessidade de ampliação de estudos sobre as experiências nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Evidenciou-se na literatura nacional escassez de estudos longitudinais e de métodos mistos que avaliem mudanças de atitudes, organizacionais e na saúde das pessoas, ou seja, há necessidade de estudos de maior evidência. Em relação aos resultados da aplicação da escala, participaram 262 estudantes do PET-Saúde Interprofissionalidade, dos quais 50% tinham idade entre 22 e 26 anos, a maioria se declarou mulher cisgênero e 46,9% pardos. No Fator 1 - Processo educativo para o desenvolvimento de competências colaborativas, evidenciou-se maior média nos itens 1 e 20 e, no Fator 2, maior média nos itens 1, 3, 5 e 8. O Fator 2 - Relevância da educação interprofissional e interação entre as profissões, foi o que mais se destacou no estudo, tal como verificado no estudo de construção e validação da escala. Evidenciou-se disponibilidade e interesse dos estudantes para a aprendizagem compartilhada, para o trabalho em equipe e para vivenciar experiências de EIP na graduação. O PET-Saúde foi reconhecido como uma experiência de EIP que prepara para o trabalho em equipe e para uma forte relação com a melhoria da atenção à saúde. Contudo, dificuldades envolvendo protagonismo, comunicação, hierarquização e conhecimento acerca das profissões da saúde ainda são fortemente presentes. Evidenciou-se que as atitudes dos estudantes em relação à experiência vivida no PET-Saúde Interprofissionalidade são positivas e favoráveis a programas e projetos curriculares que, intencionalmente, tenham na EIP sua base epistemológica, educacional e metodológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência da gravidez na juventude: Um caso da Areia Branca, região noroeste da cidade de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-25) Vieira Neto, Flavio Batista [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; Ayoade, Oluwayemisi Oladipo; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/5355212638625704; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A gravidez na juventude pode ser considerada uma importante questão social e de saúde pública. Os altos índices de gravidez em jovens na cidade de Santos e também no Brasil surgiram como questão motivadora para este estudo. A gravidez pode trazer sérias consequências ao bebê e aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, além de produzir impactos sociais importantes, como taxas mais altas de desemprego e de pobreza. Além disso, destaca-se o abandono escolar como séria consequência devido a dificuldade desses jovens conciliarem os estudos, trabalho e responsabilidades maternas. Esta pesquisa teve como objetivos compreender como a juventude vive a experiência da gravidez, identificar as expectativas e motivações dos jovens em relação à gravidez, acompanhar a visão do sujeito do início ao final da gestação e identificar a perspectiva dos jovens quanto ao apoio da família e de instituições de saúde, e os impactos desses apoios. A fim de superar o senso comum, que resume a gravidez à despreparo e algo indesejado, considera-se que essa é uma questão complexa. Entende-se que todos os indivíduos, inclusive os jovens, têm o direito ao bem-estar e ao pleno desenvolvimento de suas capacidades, e que é necessário estabelecer condições de vida adequadas para todos. O cenário de investigação foi o bairro da Areia Branca da zona noroeste de Santos, região de vulnerabilidade social. A metodologia do estudo é qualitativa e os dados foram produzidos por meio de narrativas de um jovem casal, através de Diários de Pesquisa e por fim, por meio de uma pesquisa bibliográfica - Revisão Integrativa. Os resultados demonstram que a gravidez na juventude tende a ser melhor equacionada, se tiver o acompanhamento da Atenção Básica de Saúde e o apoio de uma rede familiar. As consequências negativas associadas à gravidez nessa etapa da vida são muito mais relacionadas à vulnerabilidade social do que pelo fato da própria experiência da gestação na juventude. Cabe destacar a importância do papel do Estado no suporte e assistência necessária para que todos sujeitos tenham alcance a essas condições mínimas de saúde e qualidade de vida. É imprescindível o desenvolvimento de novas estratégias para a efetivação do direito à livre escolha, bem como políticas públicas e programas eficazes para a promoção da equidade de gênero e de saúde sexual e reprodutiva que atendam às necessidades dos jovens.
- ItemSomente MetadadadosProdução científica acerca dos hábitos e práticas alimentares de estudantes universitários: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-13) Silva, João Gabriel Sanchez Tavares da [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To Analyze The State Of The Art Of Studies On "Eating Habits And Practices Of University Students" From An Integrative Review. Methods: An Integrative Review Was Carried Out, Based On The Prisma Guideline. The Articles Were Searched In The Virtual Health Library And Cochrane Library, Published Between 2000 And 2016. The Data Were Analyzed By A Thematic Content Analysis With Theoretical Articulation For Interpretation, Inference And Discussion Based On Human And Social Sciences References, With Use Of Concepts Proposed By Anthony Giddens And Michel Foucault, Mainly. Results And Discussion: A Total Of 410 Articles Were Found And Included In The Review, Of Which Two Non-Aprioristic Thematic Categories Emerged, With 205 Articles Each, Discussed In Epistemological Terms And In A Critical Sociocultural View. The First One Consisted Of Articles With A More Restricted View On The Biological And Nutritional Aspects Of Food, Mainly On The Food Consumption Of University Students, Which Articles Reinforced The
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma revisão integrativa sobre o uso de psicodélicos no tratamento alternativo de transtornos de uso de substâncias(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02) Machado, Mônica [UNIFESP]; Tucci, Adriana Marcassa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6278405456405903; http://lattes.cnpq.br/3322996672191392; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo tem o objetivo de realizar uma revisão integrativa da bibliografia disponível sobre o uso de substâncias psicodélicas como tratamento alternativo para o transtorno de uso de substâncias. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados online para artigos científicos. Os resultados encontrados foram dispostos em uma tabela. A maioria dos artigos encontrados relatam uma diminuição no uso da substância de abuso e/ou diminuição nos sintomas de abstinência a curto prazo.