Navegando por Palavras-chave "Jornada do Herói"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caçadores da Cidadania Perdida: Em Busca de Uma Cidade Melhor – Aprendizado através de Jogo Investigativo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Asami, Andreia Neves [UNIFESP]; Da Silva, Cícero Inácio [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/3383998229403423; http://lattes.cnpq.br/8066626841981678Este trabalho pretende trazer à tona a utilização de um jogo de tabuleiro com o intuito de ensinar cidadania para pré-adolescentes entre 12 e 15 anos. Tem como base o jogo investigativo Scotland Yard, em que os jogadores têm como objetivo desvendar casos relacionados ao seu contexto cotidiano, visando o aprendizado de cidadania. A pretensão é promover um aprendizado através da diversão, tornando os jogadores protagonistas do jogo, misturando a realidade com a ficção e tem como base autores como Huizinga e o seu conceito de círculo mágico, da psicologia cognitiva, trabalhando com a estruturação do sujeito e a brincadeira de Fort-Da, de Freud (psicanálise), dentre outros, que escrevem sobre a Jornada do Herói, por exemplo. O professor agirá como tutor, explicando as regras e após cada resolução de caso e como mediador nas discussões relacionadas ao caso desvendado. Pretende-se dar continuidade a esse trabalho, através de uma plataforma virtual (blog), em que os professores e alunos possam dar uma devolutiva sobre o jogo, através de depoimentos, bem como sugestões de melhorias e debates dos casos. O intuito será o de continuar a aprimorar o jogo, divulgação livre, entrosamento de alunos e professores, com temas relevantes: em busca de uma cidade melhor.