Navegando por Palavras-chave "Laboratório vivo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Horta aplicada à educação formal: construção para letramento científico e ambiental em local de alta vulnerabilidade social situado na zona leste do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-28) Santos, Giovana Della Crocce [UNIFESP]; Viana, Hélio Elael Bonini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; https://lattes.cnpq.br/2626688485731631As hortas são lembradas como áreas de contato com a natureza e a produção agrícola; levando-as para o ambiente escolar, mudamos a forma de interpretar o espaço, pois a desconstrução do ambiente formal e disciplinar pode transformar o que antes era engessado e mecânico, com sentido de obrigatoriedade, em participação ativa e entusiasmo. Nesse contexto, educandos letrados cientificamente podem desenvolver melhor suas dúvidas, além de diminuir a distância entre a disciplina e o social do aluno. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino particular, situada em uma região do extremo leste do município de São Paulo, tendo como público-alvo alunos de ensino básico do período matutino e vespertino. A proposta da horta no meio formal de ensino está, também, na organização das tarefas para o andamento do projeto em conjunto com os educandos, possuindo como alicerce teórico a pedagogia histórico-crítica, com carácter de pesquisa-ação. Os critérios levantados para o manejo e construção da horta têm como base o conjunto de metodologias para a produção de vegetais sem uso de agrotóxicos, respeitando a biodiversidade nativa do local. Com base nos pontos ressaltados, os objetivos gerais do projeto é investigar a ação da horta escolar à partir de metodologias quanti-qualitativas acerca ao local de alta vulnerabilidade social, destacando a utilização desta como laboratório vivo multidisciplinar voltado para a compreensão das temáticas ambientais através de educação ambiental crítica e do levantamento de representação social dos alunos do ensino fundamental, sobre o meio ambiente. O levantamento dos dados é feito a partir de questionário com itens abertos e a análise - visando verificar as possíveis abstrações de conceitos ligados à área ambiental - pela ordem média de evocação de palavras chave, buscando um ponto de partida para o desenvolvimento de aulas em meio ao laboratório vivo.