Navegando por Palavras-chave "Methanol"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conductive polymer gas sensor for quantitative detection of methanol in Brazilian sugar-cane spirit(Elsevier B.V., 2012-02-15) Péres, Laura Oliveira [UNIFESP]; Li, Rosamaria W. C.; Yamauchi, Elaine Y.; Lippi, Renata; Gruber, Jonas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)A low-cost chemiresistive gas sensor is described, made by the deposition of a thin film of a conductive polymer, poly(2-dodecanoylsulfanyl-p-phenylenevinylene), doped with dodecylbenzenesulfonic acid (10%, w/w), onto interdigitated electrodes. the sensor exhibits linear electrical conductance changes in function of the concentration of methanol present in sugar-cane spirit in the range between 0.05% and 4.0%. Since the sensor is cheap, easy to fabricate, durable, presents low power consumption, and is not sensitive to ethanol, acetic acid or water, it can be used in portable equipments for monitoring methanol levels in distilled alcoholic beverages such as Brazilian sugar-cane spirit (cachaca). (C) 2011 Elsevier B.V. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção de metanol através da reciclagem química de CO2 e H2: Combustível renovável a partir de gases de efeito estufa(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Oliveira, Paula Mayumi Takamori de [UNIFESP]; Asencios, Yvan Jesus Olortiga [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3495814590644361; http://lattes.cnpq.br/8715807271528247; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Petróleo, gás natural e carvão são combustíveis fósseis e juntos dão origem a uma extensa variedade de produtos consumidos pela sociedade, desde gasolina a produtos petroquímicos, como também produtos farmacêuticos, plásticos e materiais sintéticos. A maior parte de toda energia mundial ainda depende dos combustíveis fósseis. Entretanto, a queima dos mesmos agrava o aquecimento global. A fim de recuperar a saúde do planeta, e cumprir os prazos estabelecidos pelo Protocolo de Paris, novas medidas sustentáveis (a exemplo da diminuição dos gases estufa) estão sendo pensadas para mitigar os impactos da utilização dos combustíveis fósseis no nosso Planeta. O metanol (CH3OH - uma molécula orgânica usada como solvente e aditivo de combustíveis) pode ser produzido a partir destes combustíveis, mas o que o torna mais importante é que pode ser produzido de uma forma sustentável, a partir da reciclagem química do dióxido de carbono (CO2) que é liberado na atmosfera por fontes naturais e industriais, também de variadas atividades humanas. Neste trabalho se apresenta o estado de arte da tecnologia de produção de metanol a partir de CO2, uma coletânea de artigos é descrita e analisada de forma crítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção de metanol como combustível alternativo a partir da hidrogenação do CO2 - uma revisão(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-06) Pestana, Gláucia de Souza Soares [UNIFESP]; Lima, Sania Maria de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1019669426588483O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás de efeito estufa (GEE), sendo responsável por problemas ambientais como, por exemplo, o aquecimento global. Na busca intensiva de encontrar maneiras de remover esse GEE do ar, cientistas e estudiosos buscaram formas de utilizar essa fonte de carbono como matéria prima de produtos de valor agregado. Com isso, a hidrogenação do CO2 é vista como uma ótima opção, para retirar o CO2 da atmosfera e utilizá-lo para produzir produtos químicos, como: dimetil éter, ácido carboxílico, hidrocarbonetos, metanol, entre outros. O metanol, também conhecido como álcool metílico, está entre as principais matérias primas da indústria química, sendo base para produção de biodiesel, de ácido acético, do dimetil éter, entre outros produtos economicamente importantes. O presente trabalho teve como objetivo, estudar e compreender os diferentes mecanismos propostos para a reação de hidrogenação do CO2 na produção do CH3OH, além de analisar e comparar os possíveis catalisadores para esse processo, investigando as estratégias catalíticas adotadas para aumentar a conversão do CO2 e a seletividade para o metanol. A partir da base de dados e palavras-chaves específicas neste trabalho, foram encontrados 414 artigos científicos e, a partir do filtro estabelecido na metodologia, 123 artigos foram direcionados a teoria, sendo 112 sobre a hidrogenação do CO2 e 11 referente a outros assuntos. Dos trabalhos sobre a hidrogenação de CO2, 14 artigos foram utilizados e 98 não tiveram utilidade para este trabalho. Além disso, dos 414 artigos, os 291 restantes eram referentes ao desempenho catalítico, onde 15 trabalhos foram utilizados nas comparações dos catalisadores e 276 não foram úteis, somando um total de 40 artigos utilizados. Por fim, por meio deste estudo concluiu-se que, para a reação de hidrogenação de CO2 para síntese do metanol, o catalisador de Cu/ZnO/Al2O3 é o mais apropriado, apresentando uma boa conversão de CO2, além de uma eficiente seletividade e rendimento do metanol. O catalisador selecionado é conhecido por ser o comercialmente mais utilizado, fazendo jus aos resultados apresentados.