Navegando por Palavras-chave "Microrna"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAnálise Comparativa Da Expressão De Microrna No Endométrio E Na Endocérvice Durante A Janela De Implantação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-04-26) Rodrigues, Fernanda De Paula [UNIFESP]; Motta, Eduardo Leme Alves Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To Evaluate The Expression Of Micrornas In Endometrial And Endocervix Biopsy Specimens From Patients Undergoing In Vitro Fertilization And To Suggest Possible Biomarkers Of Endometrial Receptivity Present In The Endocervix; Methods: Sixteen Patients With Indication Of In Vitro Fertilization Cycle Were Included In The Study. In The Cycle Prior To Hormonal Stimulation, During The Implantation Window, Endometrial Biopsy And Endocervix Sample Were Collected During The Embryo Transfer Test. Only The High Quality Samples (N = 14) Were Submitted To The Endometrial Receptive Analysis (Era). Patients Were Split In A Group With Receptive Endometrium (N = 5) And Pós-Receptive Endometrium (N = 7). Pre-Receptive (N = 1) And Proliferative (N = 1) Endometrium Samples Were Excluded. The Remaining 12 Samples Were Evaluated For The Expression Of Micrornas By Pcr Array, And Evaluation Of Target Genes Were Inferred By Bioinformatics. Functional Analysis Of These Genes Was Evaluated By Gene Ontology. Results: Both Grou
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da expressão de micrornas nas células do cumulus de mulheres inférteis submetidas à fertilização in vitro sob a ação de protocolos distintos de estímulo ovariano(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-30) Vigo, Francieli Maria [UNIFESP]; Motta, Eduardo Leme Alves Da [UNIFESP]; Fraietta, Renato [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1545035937368744; http://lattes.cnpq.br/7532548942218501; http://lattes.cnpq.br/3540840576984939; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Atualmente, a administração de preparações que contenham apenas FSH determina a maioria dos protocolos de indução da ovulação em tratamentos de Fertilização in vitro. O papel do LH no estímulo ovariano ainda é controverso. Sabe-se que as funções das gonadotrofinas são reguladas através da expressão de diferentes genes de acordo com o estágio do desenvolvimento folicular. Há, no entanto, moléculas ainda menores que regulam a expressão dos genes, os microRNAs. Estes participam na regulação de praticamente todos os processos celulares. Diante disso, propõe-se a estudar os miRNAs possivelmente responsáveis pelo desenvolvimento folicular ovariano, em protocolos distintos e de prática habitual nos ciclos de estimulação ovariana. Objetivos: Identificar a expressão de miRNAs nas células da granulosa de mulheres inférteis submetidas à fertilização in vitro, quando comparadas por dois tipos distintos de estimulação ovariana. Estudar se existem perfis diferentemente expressos de miRNAs nestes protocolos, e analisar as vias reguladas em caso de diferença. Métodos: Foram incluídas: pacientes com até 38 anos de idade, fator de infertilidade tubário, sem causa aparente ou fator masculino. As pacientes foram divididas entre dois grupos: o grupo FSH foi tratado com 225 UI de FSH recombinante; e o grupo FSH + LH recebeu 150 UI de FSH recombinante e 75UI de LH recombinante totalizando as mesmas 225 UI do grupo FSH. As células da granulosa obtidas na punção folicular foram analisadas através da técnica do PCR array. Os resultados foram analisados através de uma ferramenta de bioinformática online, o DIANA Tools. Resultados: Entre os 84 microRNAs avaliados, 11 estão diferencialmente expressos entre os grupos, sendo que todos estes estavam super expressos no grupo FSH +LH em relação ao grupo FSH. De acordo com a análise de bioinformática, os perfis de miRNAs diferencialmente expressos estão relacionados às seguintes vias: sinalização do estrogênio, meiose oocitária e regulação de células pluripotentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da expressão e do número de cópias gênicas de microrna da região 8q24.21 no câncer gástrico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-24) Pereira, Ana Carolina Anauate [UNIFESP]; Smith, Marilia de Arruda Cardoso [UNIFESP]; Marilia de Arruda Cardoso Smith; http://lattes.cnpq.br/0324626849656801; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a expressão de miR1204, miR1205, miR1206, miR1207 e miR1208 em tecido gástrico neoplásico e não neoplásico de pacientes com e sem CG, determinar os genes de referência para essa análise, avaliar o número de cópias gênicas desses miRNA, e associar estas variáveis com os parâmetros clínicos e patológicos dos pacientes com CG. Métodos: A expressão dos miRNA alvos miR1204, miR1205, miR1206, miR12075p, miR12073p, e miR1208 foi avaliada por RTqPCR em 65 pares de amostras neoplásicas (T) e margem adjacente não neoplásicas (A) de pacientes com CG, e 20 amostras de tecido gástrico não neoplásica de indivíduos sem câncer submetidos à endoscopia (C), e determinada pelo método ΔCt. O número de cópias dos genes miR1204, miR1205, miR1207, e miR1208 foi determinado por qPCR em 69 amostras T e com o uso do programa Copy Caller. Resultados: O grupo de amostras C não diferiu em relação ao gênero e idade dos pacientes com CG (p>0,05). Apenas o miR1205 apresentou diferença de expressão entre os grupos de amostra A e C, com maior expressão no grupo A (p=0,02). Não foi observada expressão de miR1204 e miR1206 nas amostras de tecido gástrico analisadas. Foi observada uma correlação positiva e forte entre a expressão de miR12075p e miR1208 (p<0,01, ρ=0,71), e uma correlação positiva, mas fraca, entre a expressão de miR1205 e miR12073p (p=0,04, ρ=0,21). Não foi observada associação entre a expressão de miR1205, miR12075p, miR12073p, e miR1208 e o número de cópias dos seus respectivos genes (p>0,05). O aumento do número de cópias do gene miR1207 foi associado aos tumores localizados na região não cárdia do estômago (p=0,01), e a perda do número de cópias do gene miR1208 à presença de infecção por H. pylori (p=0,01). Conclusões: Não foram encontradas diferenças significantes entre a expressão de miR1205, miR12075p, miR12073p, e miR1208 nas amostras T vs A, e entre T vs C. Porém, o miR1205 apresentou expressão aumentada nas amostras A em relação às C. Os resultados sugerem que o miR1205 parece ter um papel importante no início do desenvolvimento do CG. Além disso, a ausência de associação entre a expressão desses miRNA e o número de cópias gênicas indica que a alteração do número de cópias do miR1205 não seja o mecanismo que leva à sua desregulação nas amostras avaliadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo dos efeitos de Dicer sobre a função mitocondrial, o metabolismo e o envelhecimento em nematoides C. elegans(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-31) Silva, Silas Pinto da [UNIFESP]; Mori, Marcelo Alves da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3425809117024031; http://lattes.cnpq.br/3855491599849881; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução e objetivos: O envelhecimento é uma das mais significativas tendências do século XXI e tem preocupado governos do mundo todo por sua implicação em inúmeros setores da sociedade. Entender como o tempo de vida é controlado é necessário para que estratégias sejam propostas com a finalidade de , garantir um envelhecimento saudável para a população. Sabe-se que o envelhecimento é uma sucessão de eventos biológicos que, como tantos outros, está sob controle biológico. Dentre outros, grupos de genes que controlam vias nutricionais e metabólicas mostram-se cada vez mais importantes no contexto do envelhecimento. Com o intuito de melhor entender o sistema descrito acima, procuramos respostas no estudo de um dos grandes efetores do controle da expressão gênica, os miRNAs e de Dicer, enzima chave no processamento dos mesmo, com o fim de avaliar qual o papel desta via para a regulação do metabolismo e do envelhecimento. Métodos: Foram-avaliados o tempo de vida, o declínio da função muscular associado à idade, a resistência ao estresse oxidativo e térmico, o tempo de desenvolvimento, a taxa de bombeamento da faringe, a espressão global de miRNAs, a fertilidade, a respiração basal, o conteúdo lipídico, a quantificação de ATP e a quantidade de mitocôndrias em vermes mutantes ou selvagem tratados com estressores ou fármacos que promovem a saúde dos vermes. Resultados: Nossos dados sugerem que o silenciamento de Dicer, enzima chave é extremante deletério em nematoides C. elegans levando à diminuição do tempo de vida de vermes selvagens e retardando seu desenvolvimento. Adicionalmente, esta intervenção promove diminuição da respiração, causa estresse oxidativo e inibe os efeitos benéficos de mutações ou intervenções que dependem da função mitocondrial para estender o tempo de vida. Além disso, o enoxacino, um fármaco que ativa o processamento de miRNAs age de maneira contrária, melhorando a saúde dos vermes de maneira dependente do miRNA mir-34.