Navegando por Palavras-chave "Narração"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da narrativa oral de pré-escolares antes e após estimulação de linguagem(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012-01-01) Verzolla, Beatriz Lopes Porto; Isotani, Selma Mie [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To verify the oral narrative abilities in preschoolers, before and after language stimulation. METHODS: Participants were 58 preschoolers. The study was developed in three stages: 1. Pre-stimulation stage (Moment 1) - preschoolers produced the first autonomous narrative based on a sequence of pictures, and the second under adult scaffolding; 2. Stimulation stage - it was conducted a weekly reading of children's stories in group, for ten weeks; 3. Post-stimulation stage (Moment 2): the same procedure of the first stage was repeated. The results analysis considered: the occurrence of central and secondary events; the accountable/explicable conduct, classified according to physical causes, moral/social rules and internal state; the attribution and rectification of false beliefs, analyzed by the internal state's accountable/explicable conduct. RESULTS: There was an increase in the occurrence of central events in Moment 2 as well as after the adult scaffolding, with decrease of secondary events comparing both moments and after the scaffolding. Regarding the accountable/explicable conduct, no differences were found between physical, social/moral rules, and internal state conducts. The internal state accountable/explicable conduct was predominantly found in all the autonomous narratives. CONCLUSION: Both the reading of children's stories and the adult scaffolding contribute to the increase in the occurrence of events in autonomous narratives. There is no variation on the type of accountable/explicable conduct in the narratives. The internal state accountable/explicable conduct is predominantly used by preschoolers.
- ItemSomente MetadadadosAnálises dos aspectos microlinguísticos de narrativas orais de pacientes com doença de Alzheimer(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Lira, Juliana Onofre de [UNIFESP]; Minett, Thaís Soares Cianciarullo [UNIFESP]Objetivo: Identificar as alterações dos aspectos microlingüísticos do discurso em portadores de DA. Métodos: Estudo transversal observacional que avaliou 121 sujeitos, acima de 60 anos, divididos em 61 controles e 60 pacientes com DA, de ambos os sexos e com escolaridade superior a quatro anos. Os sujeitos foram submetidos ao Mini-exame do Estado Mental (MEM), a sub-escala cognitiva da Escala de Avaliação de doença de Alzheimer - ADAS-Cog, e foram solicitados a emitir uma narrativa a partir de sete figuras que formam uma estória. Foi realizada uma análise dos aspectos microlingüísticos: número total de palavras, alterações lexicais (dificuldades de busca de palavras, revisões, repetições, parafasias semânticas e parafasias fonêmicas) e índice sintático. Resultados: Os indivíduos com DA produziram discursos adequados quanta ao número de palavras, dificuldades de busca de palavras, parafasias semânticas e fonêmicas. No entanto, apresentaram desempenho ruim na narrativa em relação às alterações lexicais totais, revisões, repetições imediatas de palavras e ao índice sintático. Conclusão: Os indivíduos com DA apresentaram desempenho aquém do esperado nos aspectos microlingüísticos do discurso nos níveis lexical e sintático..
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da linguagem oral em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: variáveis narrativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Beltrame, Jessica Monique [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]Objetivo: Caracterizar a narrativa de individuos com Transtorno de Deficit de Atencao/Hiperatividade (G-TDAH) segundo tipologia e gravidade de sintomas. Metodos: (CEP/UNIFESP:01046/08) Foram avaliados: individuos do G-TDAH, advindos da Unidade de Psiquiatria da Infancia e Adolescencia (UPIA) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/HSP), e individuos do Grupo Controle (GC), advindos de escolas da regiao. Entraram para o G-TDAH individuos que receberam confirmacao do diagnostico de TDAH por equipe multidisciplinar. O GC foi avaliado da mesma forma do G-TDAH para exclusao do do diagnostico patologico. Foram excluidos da pesquisa individuos com QI menor que 80 ou que apresentassem outras questoes que comprometessem o desempenho cognitivo. Os individuos do G-TDAH nao poderiam ter sido medicados em qualquer momento da vida. Para a inclusao foi necessaria a construcao da narrativa oral (N G-TDAH=64 e N GC=28). O material de pesquisa foi a sequencia de figuras oA pedra no caminhoo (Furnari, 1988), sendo avaliada quanto: mencao aos eventos, uso de classes morfologicas e uso de pausa. Para a caracterizacao do G-TDAH e para a estimativa da gravidade de sintomas foram aplicadas: K-Sads-PL (Brasil, 2003) e Snap-IV (Mattos, et al., 2006) respectivamente. Resultados: Quando comparado os resultados dos individuos do G-TDAH com os do GC, os grupos diferiram sutilmente com G-TDAH fazendo: menos mencoes aos eventos da historia (evento 5), menor uso de preposicao e numeral e maior uso das pausas de tamanho 1 segundo ate 1,5 segundos. Da divisao do G-TDAH nos grupos clinicos, entre eles nao houve diferenca, porem na comparacao com GC: os tipos combinado e desatento diferiram em uso de numerais (G-TDAH combinado usa menos) e tamanho medio de pausa (G-TDAH desatento precisa de maior tempo medio). A gravidade de sintomas influenciou negativamente a mencao a eventos (Evento 2), negativamente uso de numerais, e positivamente uso de pausas. Discussao: A forma diferenciada de narrar pelo G-TDAH indica uma dificuldade: no estabelecimento de plano de metas, na selecao de elementos sintaticos, inclusive os de referencia anaforica e de coerencia, e na atividade narrativa propriamente dita, ficando claro inclusive no uso em maior quantidade de pausas menos fluentes (maiores que 500 milisegundos). As diferencas podem ser justificadas pela forma de processamento cognitivo dos individuos (Flory, et al., 2006; Barkley, 2008).Ha dificuldades relacionadas tanto aos diagnosticos de desatencao e gravidade de sintomas desatentos, quanto relacionadas ao diagnostico de hiperatividade/Impulsividade e mesma gravidade de sintomas que indicam diferencas entre os grupos e que podem ser de relevancia para a clinica. Conclusao: Na tarefa de narracao, atividade superior e complexa, individuos com TDAH apresentam comportamento sutilmente diferenciado, limitando a producao oral quanto aos elementos estruturais. As variacoes narrativas seriam influenciadas por problemas na sustentacao da atencao e na presenca de sintomas hiperativo/impulsivos
- ItemSomente MetadadadosCompetencia narrativa em deficientes auditivos oralizados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Soares, Alexandra Dezani [UNIFESP]Objetivos: Determinar se deficientes auditivos oralizados utilizam de maneira semelhante aos seus pares ouvintes, a estrutura narrativa e os marcadores de coesao na elaboracao de narrativas orais e analisar, se as variaveis: idade do participante, severidade da perda, idade do diagn6stico, idade de protetizacao, tempo de terapia fonoaudiologica, escolaridade da crianca e da mae influenciam no desempenho narrativo das criancas com defiCiência auditiva. Metodos: Foram analisadas as narrativas orais, a partir de prancha de figuras, de 21 individuos com defiCiência auditiva de grau moderado a profundo bilateral. Estes individuos utilizavam-se do c6digo linguistico oral para se comunicar. 0 desempenho narrativo destes individuos, na estrutura narrativa e medidas de coesao foi comparado aos seus pares ouvintes. Tambem foi analisada a influencia de algumas variaveis no desempenho narrativo das criancas deficientes auditivas Resultados: Os individuos deficientes auditivos tiveram pior desempenho na estrutura da narrativa, usa de conjuncoes, medidas de coesao e pontuacao geral da narrativa. Nao houve diferenca no numero de proposicoes elaboradas e especificacao de referentes nos dois grupos. As deficientes produziram maior proporcao de proposicoes do tipo orientacao e menor proporcao dos tipos: complicacoes e resolucoes que seus pares ouvintes. As unicas variaveis que influenciaram no desempenho narrativo dos deficientes auditivos foram: idade e tipo de escola. Conclusao: os deficientes auditivos possuem alteracoes nos diferentes aspectos da linguagem envolvendo: forma, conteudo e uso
- ItemAcesso aberto (Open Access)Discurso narrativo oral e escrito na fase inicial da doença de Alzheimer(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-06-29) Miranda, Claudia Shizue [UNIFESP]; Minett, Thaís Soares Cianciarullo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To identify whether there is a difference in narraíive discourse of patients with mild Alzheimers disease and elderly contrais regarding the number of words, number of units of information, type of units of information and conciseness, and to confirm if there is coherence between the oral and written narratives and which are the units of information that most differentiate the íwo groups both in the oral and the written characteristics. Methods: A cross-sectional observational conírol-case síudy evaluating 60 individuais, over 65 years of age, divided into 30 contrais and 30 patients with initial stage Alzheimers disease, of both genders and with over four years of schooling. The subjects were submiíted to Mini Mental State Examination and Alzheimers Disease Assessment Scale - Cognitive subscale and to Clinicai Dementia Rating and were asked to produce an oral and a written story based on a picture. The informative content was analyzed taking into account the total number of words and the number of units of information. Resulte: A major number of words and information units were observed in the oral story compared to the written one in the Alzheimers disease patients this was not observed in the narratives of the contrai group. There were also more information units in the oral narrative for the key-category action than in the written story of the Alzheimers disease patients, while this difference was not observed in that of the contrai group. This suggests a reduction in the number of words and the information units of the written narrative compared to the oral one by the Alzheimers disease patients. It also indicates a reduction in the units of information for the key-category action for the written narrative of the Alzheimers disease patients regarding the oral narrative. In general, the results of this study suggest that the reduction in the number of words and the information contained in the production of narratives occurred in the initial stage of Alzheimers disease. Conclusions: A reduction occurred in the number of words and the number of units of information, the units of information for key-category action and of conciseness of the written narrative in patients sufferíng from mild Alzheimers disease compared to the elderly individuais in the control group. They demonstrated consistency, that is, similariíy between the oral and written narratives of Alzheimers disease patients and controls. Some information was identified that will enable differentiation between the two groups.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2008-12-01) Onocko Campos, Rosana Teresa; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present bibliographic review followed a path through several chains of thought concerned with studying narratives. Some classical studies on narrative structure with origins within literature, history, communications theory and psychoanalysis were analyzed with the aim of exploring whether their categories and concepts would be methodologically applicable to qualitative health-related research. In the conclusions, the potential for using narratives to study situations in which there is interest in mediations between experience and language, between structure and events, between subjects and collective groups or between memory and political action are highlighted. These are questions that traditionally are of interest within Brazilian public health with regard to the field of Policy, Planning and Management.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrative competence among hearing-impaired and normal-hearing children: analytical cross-sectional study(Associação Paulista de Medicina - APM, 2010-01-01) Soares, Alexandra Dezani [UNIFESP]; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT AND OBJECTIVE: Oral narrative is a means of language development assessment. However, standardized data for deaf patients are scarce. The aim here was to compare the use of narrative competence between hearing-impaired and normal-hearing children. DESIGN AND SETTING: Analytical cross-sectional study at the Department of Speech-Language and Hearing Sciences, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). METHODS: Twenty-one moderately to profoundly bilaterally hearing-impaired children (cases) and 21 normal-hearing children without language abnormalities (controls), matched according to sex, age, schooling level and school type, were studied. A board showing pictures in a temporally logical sequence was presented to each child, to elicit a narrative, and the child's performance relating to narrative structure and cohesion was measured. The frequencies of variables, their associations (Mann-Whitney test) and their 95% confidence intervals was analyzed. RESULTS: The deaf subjects showed poorer performance regarding narrative structure, use of connectives, cohesion measurements and general punctuation (P < 0.05). There were no differences in the number of propositions elaborated or in referent specification between the two groups. The deaf children produced a higher proportion of orientation-related propositions (P = 0.001) and lower proportions of propositions relating to complicating actions (P = 0.015) and character reactions (P = 0.005). CONCLUSION: Hearing-impaired children have abnormalities in different aspects of language, involving form, content and use, in relation to their normal-hearing peers. Narrative competence was also associated with the children's ages and the school type.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-03-26) Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ensino e a aprendizagem da Medicina estão atualmente no foco de questionamentos e buscas. Recentes reformas curriculares preconizam uma formação humanizada, individualizada que valorize o conhecimento geral, o pensamento crítico-reflexivo, abrangendo as dimensões tecnológicas, econômicas e sociais da assistência à saúde. O ato médico e o próprio profissional têm sido alvo de críticas pela impessoalidade, compartimentalização e forma automática de tratamento. A insatisfação com o cuidado médico contribui para que pacientes e médicos busquem nas Medicinas alternativas e complementares (CAM) outras opões de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à Medicina convencional. Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, analisando um total de 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História oral. Os resultados revelaram que com o aprendizado no Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ, os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, volitivas e intelectivas, maior satisfação profissional e pessoal e melhora na relação médico-paciente.