Navegando por Palavras-chave "Necropolitics"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Abolir, não reformar: Desigualdade racial, poder disciplinar e abolicionismo penal(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Zaqueo, Larissa Rodrigues [UNIFESP]; Silva, José Fernando Siqueira da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1557941183604992; http://lattes.cnpq.br/7730349916764556; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho busca investigar as tecnologias de poder e as resistências à elas; focando no Abolicionismo Penal. Com os objetivos de analisar os elementos principais da teoria Foucaultiana, principalmente no que diz respeito à Biopolítica e Sociedade Disciplinar; retomamos o processo de formação sociohistórica brasileira, a fim de compreender os elementos fundamentais e perpetuados na desigualdade racial, que influi e consolida a formação da classe trabalhadora no Brasil. Buscamos compreender também a relação das estruturas do Estado Penal com o racismo, dando maior destaque aos considerados “indesejáveis”; “underclass” e “puníveis” e, a partir do conceito de necropolítica, de Mbembe, discutimos sobre as mudanças no poder de punir. Encerramos a discussão com o condensamento de informações acerca dos abolicionismos penais teorizados, compreendendo este movimento para além da lógica tribunal-prisão, colocando-o como construção de todos, independente da atuação profissional. Este trabalho foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, com o acesso a documentos disponíveis online de algumas partes do mundo. Os dados analisados provêm de Bancos de Dados e Hubs públicos, da internet, e foram analisados e organizados nos programas: Google Database e Excel; dado o grande número de informações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atenção psicossocial em tempos de pandemia: memórias do cotidiano de usuários de um CAPS na cidade de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-25) Santos, André Brazão dos [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/3685794139568178; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 alcançou o status de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional ainda no primeiro mês do ano de 2020. Segundo a ONU, ao decretar o fim do status de pandemia global, somava-se 65.222.932 de casos registrados, com quase sete milhões de mortes. Esse cenário mostra a necessidade de entendermos os impactos produzidos pela COVID-19 na saúde mental da comunidade. Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar como os usuários do Hospital Dia no CAPS, na cidade de Santos, lidaram com a mudança na rotina devido ao isolamento social. Trata-se de um desdobramento de um projeto maior que estuda as repercussões das medidas de proteção ao COVID-19 no cuidado dentro da Atenção Psicossocial. Assim, foi estruturada uma pesquisa qualitativa, com influência do método etnográfico e da observação participante, grupos focais foram realizados com usuários do serviço de saúde mental, ao longo de dez encontros, criando um espaço de compartilhamento das experiências vividas na pandemia. Os áudios dos grupos foram transcritos e analisados de forma integral, assim como os dados coletados da observação participante, por meio de uma cuidadosa interpretação analítica. A luz dos conceitos de biopoder de Michel Foucault e da necropolítica de Achille Mbembe, a análise das histórias contadas mostra que a pandemia, na perspectivas de sujeitos que já enfrentam uma sociedade que os “deixam morrer” na invisibilidade, no estigma, nos cortes públicos e em situação de alta vulnerabilidade social, encontrou sentidos muito distantes da sociedade do “fazer viver”. Em conclusão, entendemos que há a necessidade de novas pesquisas, novas formulações de perguntas que mantenham um olhar atento para esse contexto de vulnerabilidade grave, uma vez que os depoimentos nos mostram uma força de resistência da vida, de sujeitos que querem viver, mesmo diante de um sistema que busca tirar sua cidadania e liberdade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Programa Mais Educação São Paulo: análise do fluxo e da trajetória escolar da primeira turma do ciclo autoral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-04) Vitorino, Alessandra Mirna [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angelica Pedra [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe main objective of this research is to analyse the variations in the school flow of students enrolled in the first year of the authorial cycle in 2015 (equivalent to the seventh year of elementary school of the national system) in the municipal public school system of São Paulo. This cycle was created in the implementation of Mais Educação São Paulo Program. The problem investigated in this research is: Were black boys the most affected by curricular reorganization in the authorial cycle? In what ways? The guiding hypothesis of the research is that the implementation of the Mais Educação São Paulo Program tended to distort the school flow of students in the authorial cycle, particularly for a specific group of them: black boys. The main source for the research is documentary, composed of registration databases available on the page Dados Abertos, an opened platform with documents of São Paulo. The database is composed of a population of 15,115 subjects enrolled in 291 educational units of RME / SP and was the subject of a longitudinal analysis in the years 2015, 2016 and 2017. In order to verify the research hypothesis, variations in the school flow of the student cohort, which in 2015 constituted the classes of the first year of the authorial cycle, were followed for a period of three years (2015 - 2017), in view of the gender and colour / race characteristics. The authorial cycle is treated differently from previous cycles with regard to school progression, it turns possibly for students to fail in each one of the three years of the cycle. It is expected that the municipal government also offered specific treatment to these students in view of the significant increase in the possibility of failure. The analysis will be carried out based on the theoretical reflections of Achille Mbembe, mainly his concept of necropolitics. With the implementation of the first year of the authorial cycle / 2015, with the characteristics described in this research, it was found that the Mais Educação São Paulo Program ensured the conditions to perpetuate and expand inequalities in the school space and its surroundings, as well as reinforced racial and gender prejudices related to black boys. The expansion of the disapproval possibilities for the author cycle and the adoption of the concept of social quality education without a careful analysis of the extra-school and intra-school dimensions, promoted evasion and stigmatization of individuals and in the schools they belonged to. The constitution of classes with the profile described in this research expose this policy as promoter of social, racial and gender inequalities.